-->

sábado, 20 de setembro de 2014

Homicídio à bala em Limoeiro



Hoje, dia 20/09, por volta de 19h00min, na localidade da Pitombeira, foi executado à bala a pessoa de Humberto Souza de Lima, 41 anos, residente no Sítio Bom Fim.



 fonte BLOG DO TOM

RUSSAS-CE ROUBO DE CARGA E LESÃO CORPORAL A BALA



Hoje 20.09.2014, por volta das 15h30min, na BR 116 na localidade de Tapuio/Boqueirão do Cesário, na altura do KM 97, Russas-CE, foi vítima de roubo e lesão corporal a bala FRANCISCO GENARIO SOARES, nascido aos 23/11/1957, natural de Icó-CE, casado, Motorista, filho de Jose Bernardino dos Santos e Ana Alves Soares, residente na Rua Padre Jose Alves de Macedo,879, centro de Icó-CE, por dois indivíduos armados de revolver, que efetuou um disparo de arma de fogo contra o motorista, que veio atingi-lo na boca. Os PPMM CB na RP 1471, atenderam a ocorrência e estão em diligencias no intuito de localizar os infratores bem como recuperar o Caminhão, enquanto a Ambulância local socorreu a vítima para o Hospital de Russas-CE.

fonte BLOG ERIVANDO LIMA REPORTE

PALHANO-CE SUICIDIO POR ENFORCAMENTO



 Hoje  20.09.2014, por volta das 05h00, na Rua 15 de Novembro, s/n, centro de Palhano-CE, foi vítima de suicídio por enforcamento FRANCISCA MARIA DA SILVA, nascida aos 21/11/1947, natural de Palhano-CE, casada, agricultora, filha de João Monteiro da Silva e Rocilda Torquato da Silva. Os PPMM ST  na CP 1571, se encontram no local aguardando a Pericia e Rabecão.

fonte BLOG ERIVANDO LIMA REPORTE.

SEQUETROS RELAMPÁGO EM RUSSAS MAS PRISÕES E APREENÇÕES POR FORMAÇÃO DE QUADRILHA, ROUBO, INCÊNDIO COM PERIGO COMUM, PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO E CORRUPÇÃO DE MENORES.



Hoje  20.09.2014, por volta das 14h30min, na Lagoa do Toco, Russas-CE, foi preso DIEGO RAFAEL DE SOUSA SILVA, vulgo ‘DIEGO PORTUGUES’, nascido aos 05/01/1991, natural de Russas-CE, solteiro, filho de Orlando Bessa da Silva e Maria Irlene de Sousa Silva, residente no Sítio Pedras, 28, Russas-CE; e no Conjunto Cohab, Palhano-CE, foram presos FRANCISCO CASSIANO DA SILVA ARAÚJO, nascido aos 15/09/1995, natural de Russas-CE, filho de Francisco Erisvaldo de Araújo e Aldaizia Ferreira da Silva, e sua companheira TAINAR PEREIRA DE OLIVEIRA, nascida aos 05/03/1995, natural de Fortaleza-CE, filha de Maria Leonor Pereira de Oliveira e pai não declarado, residentes no Conjunto Cohab, Palhano-CE; e na Lagoa do Toco, Russas-CE, foram apreendidos os menores de idade G s V JURUPIRA’, nascida aos 23/11/2001, natural de Russas-CE, filha de Francisco Aureliano da Silva e Maria de Lourdes da Silva, residente na Lagoa do Toco, Russas-CE; G A M S nascido aos 10/11/2000, filho de Carlos Rogério Martins dos Santos e Angelina Alves de Araújo, residente no Conjunto Cohab, Palhano-CE, e J L M 12 anos de idade, filho de Luzinete Lima e pai não declarado, residente na Lagoa do Toco, Russas-CE, todos estão envolvidos no seqüestro relâmpago e roubo da pessoa CLAUDIO ROBERTO MENDONÇA PASCOAL, o mesmo foi surpreendido por volta das 04h00 de hoje (20/09/2014), em frente ao Clube Casa Velha, Russas-CE, e colocado no veículo CAMINHONETE I/VW AMAROK CD 4X4 TREND, de cor prata, ano 2014, de placas PMC1818, de sua propriedade, e libertado na CE que dá acesso a Cidade de Itaiçaba-CE, após ser espancado e levado uma coronhada de revolver na cabeça. Os infratores após libertar a vítima tocaram fogo no veículo conforme Rel. 122/2014. Os PPMM ST MARCOS RIBEIRO, CB BATISTA, CB REBOUÇAS, SD MARCEL e INSPETOR MARCONDES, na CP 1571, com o apoio das VTR’s do POG, RONDA e do CEL PAIVA no CARRO COMANDO, que logo após informações conseguiu chegar até os infratores nos endereços acima, que estavam de posse de um aparelho de Celular de marca Samsung Galaxy, cinco cartões de créditos, um Relógio e um par de óculos esporte pertencente à vítima, e um Revolver da marca Taurus, oxidado, Cal. 32 mm, de numeração raspada, sem munição, com capacidade para seis munições, oito aparelhos de celular sendo (03 Samsung, um BLU, um Alcatel, um Nokia, um LG e um Lazer), uma pulseira e uma motocicleta I/BASHAN RACER 150, de cor preta, ano 2012, de placa OSR 2151, em nome de MOIZEIS ABRAAO DOS SANTOS, que foi utilizada na fuga dos infratores. Ambos foram conduzidos para a DPC de Morada Nova-CE, onde foram autuados por Formação de Quadrilha, roubo, Incêndio com Perigo Comum, Porte Ilegal de Arma de Fogo e Corrupção de Menores.







FONTE BLOG ERIVANDO LIMA REPORTE.


OPORTUNIDADE DE EMPREGO

NOTA AO PÚBLICO

OPORTUNIDADE DE EMPREGO

SINE/IDT informa que dispõe de vagas de emprego nas seguintes ocupações:

Alimentador de Linha de Produção
Auxiliar de Escritório
Auxiliar de Padeiro
Consultor de Vendas (Externo)
Coordenador de Marketing
Costureiro de Roupas (Máquina Industrial Costura Reta)
Costureiro de Roupas (Máquina de Costura Travete)
Degustadora
Gerente de Produção
Mecânico de Motocicletas
Operador de Caixa
Operador de Máquina de Bordar
Padeiro
Técnico Mecânico
Vendedor Interno
Vendedor Externo

Para verificar estas e outras oportunidades, os interessados devem se dirigir à Unidade de Atendimento do SINE/IDT, situada à Av. Cel. Araújo Lima, 1458-A, Centro, Russas – CE, levando RG, CPF e Carteira de Trabalho.


Russas, 19 de Setembro de 2014.


Datafolha/O Povo mostra Tasso Jereissati com 58% e Mauro Filho 19%

Pesquisa Datafolha/O Povo divulgada neste sábado (20) mostra que o candidato do PSDB, Tasso Jereissati, subiu quatro pontos percentuais e lidera com 58% das intenções de voto. Mauro Filho (PROS) oscilou um ponto para baixo e tem 19%.

Com o resultado, a diferença entre eles passa de 34 para 39 pontos. Geovana Cartaxo (PSB) e Raquel Dias (PSTU) aparecem com 2%. Não sabe 14% e Branco/Nulo 7%.  Foram ouvidos 1,2 mil eleitores com em 47 municípios do Ceará, entre os dias 18 e 19 de setembro.


A pesquisa foi registrada no TSE sob os números CE-00022/2014 e BR-00695/2014.



Fonte: Ceará News


Quatro ônibus e um micro-ônibus são incendiados na Grande São Luís


Quatro ônibus e um micro-ônibus foram incendiados neste sábado (20), em São Luís e São José de Ribamar, municípios da região metropolitana de São Luís. Em São Luís, os atentados aos ônibus aconteceram nos bairros Alto do Pinho, Santa Bárbara e na sede da empresa Viação Abreu, no Jardim São Cristóvão. Já em Ribamar, um micro-ônibus que presta serviços de transporte alternativo, também foi queimado. Segundo o coronel Marco Antônio Alves, comandante do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) de São Luís, os ataques podem ter ligação com as recentes fugas do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. "Recebemos informações de que seria uma ação coordenada, cuja ordem partiu de dentro de Pedrinhas", disse o militar.
O primeiro incêndio foi registrado no fim da manhã, no Alto do Pinho, quando quatro homens armados entraram no coletivo e roubaram pertences dos ocupantes. Após o roubo, todos os passageiros foram retirados do veículo e o coletivo foi incendiado. Uma unidade do Corpo de Bombeiros e uma guarnição da Polícia Militar foram encaminhadas para o local. Não há informações de feridos. A imagem foi passada ao G1 por policiais.
A ação mais audaciosa aconteceu na garagem da Viação Abreu. Segundo a polícia, um grupo invadiu o local e ateou fogo em dois ônibus, que ficaram completamente destruídos.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Maranhão (Stremma), Gilson Coimbra, afirmou que, após decisão da diretoria, todos os ônibus serão retirados das ruas neste sábado (20).  Em contato com a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, o G1 ainda não obteve posicionamento do órgão sobre o assunto.
Em contato com a Rádio Mirante AM, o coronel Marco Antônio Alves afirmou que o ataque pode ter ligação com as recentes fugas do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. "Essa foi a informação que recebemos no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). Que seria uma ação coordenada, cuja ordem partiu de dentro de Pedrinhas. Estamos com todos os comandates de unidades policial nas ruas", declarou.

Um outro ataque, mas a um micro-ônibus, também foi registrado em São José de Ribamar. Por volta das 14h, um grupo de jovens entrou no veículo, mandou todos os passageiros descerem e ateou fogo. Apesar de todo o veículo ter sido destruído, ninguém ficou ferido.

Ataques em janeiro
No mês de janeiro, uma criança de seis anos morreu após um ônibus ser atacado no bairro da Vila Sarney, em São Luís. Ana Clara Santos Sousa  teve 95% do corpo queimado. Ela estava com a mãe e a irmã quando o veículo foi invadido e incendiado por homens armados. Onda de ataques que vitimou Ana Clara Santos Sousa começou depois de uma operação realizada pela Tropa de Choque da Polícia Militar no Complexo de Pedrinhas, com o objetivo de diminuir as mortes nas unidades prisionais do Estado.
Naquela oportunidade o Sindicato dos Rodoviários também anunciou a retirada dos ônibus, devido a falta de segurança.
Crise em Pedrinhas
Nos últimos dias, o Complexo Penitenciário de Pedrinhas ganhou destaque nacional pela sucessão de fugas e rebeliões. A crise acabou levando o secretário Sebastião Uchoa a deixar o cargo. O secretário de Segurança Pública do Maranhão, Marcos Affonso, assumiu a pasta interinamente.
No dia 10 de setembro, 36 presos fugiram do Centro de Detenção Provisória. Outros quatro ficaram feridos na tentantiva de fuga, e um foi recapturado. A fuga ocorreu após um grande buraco ser aberto no muro do presídio. Integrantes de uma quadrilha usaram um caminhão, roubado no bairro Cidade Operária, em São Luís, para quebrar o muro da unidade.
Na segunda-feira (15), o diretor da Casa de Detenção (Cadet)  foi preso por suspeita de facilitação de fugas de detentos, segundo informações da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) do Maranhão.
Um túnel foi descoberto na última quarta-feira (17), e  treze detentos escaparam do Presídio São Luís I (PSL I). Uma nova tentativa de fuga foi registrada no mesmo dia, na Casa de Detenção. As imagens foram mostradas pelo repórter Alex Barbosa e o cinegrafista Miguel Nery, da TV Mirante, ao vivo, pela GloboNews. Presos pularam o muro da unidade mas foram contidos por policiais.
Fonte: G1




23 celulares e 92 pedras de crack são apreendidas em Acaraú

Uma operação realizada pelo Cotar (Comando Tático Rural) apreendeu 23 celulares e 92 pedras de crack, no município de Acaraú, a 233 km de Fortaleza.
A ação, que aconteceu em conjunto com a Polícia Militar local, culminou na prisão deBruno, 18 anos, Roniel, 20 anos, e a mãe de Bruno, Sebastiana, 36 anos.
Junto com eles também foram apreendidos duas câmeras fotográficas, duas calculadoras, uma balança, 13 papelotes grandes de maconha, 35 papelotes médios de maconha eR$ 4.883,40 em espécie, além de anotações sobre a entrada e saída das mercadorias no local.
Bruno, Roniel e Sebastiana foram autuados por tráfico e estão detidos na delegacia de Acaraú. 
Fonte: Diário do Nordeste

Passeio ciclístico celebra 8 anos da Lei Maria da Penha neste domingo

Fortaleza sedia neste domingo (21), a partir das 6h30, o passeio ciclístico "Pedalando Contra a Violência Doméstica". O evento é organizado pelo Instituto Maria da Penha e o Instituto Avon, em comemoração aos 8 anos em vigor da Lei Maria da Penha.


A concentração acontecerá na praça da Gentilândia, com percurso até a avenida Beira-Mar, retornando à praça. O trajeto contará com a presença da própria Maria da Penha, e o  autor da Lei Maria da Penha em Cordel, Tião Simpatia.


O passeio ciclístico “Pedalando contra a violência doméstica” vai mobilizar cearenses e turistas na busca por uma cultura de paz e valorização e proteção da mulher, combatendo a impunidade.


“Não podemos permitir que mais mulheres tenham seus direitos mutilados, não podemos permitir que mais crianças tornem-se doentes emocionalmente e até órfãs. Por isso, o engajamento da sociedade nessa luta é muitíssimo importante”, destaca Maria da Penha.


Redes sociais:www.institutomariadapenha.org.br

Facebook.com/InstitutoMariadaPenha


Fonte: Ceará News



CONCURSO PÚBLICO > Último dia para inscrição de seleção do Hospital Regional de Quixeramobim

Quixeramobim
Os interessados em uma das 1.639 vagas para os diversos cargos no Hospital e Maternidade do Sertão Central, em Quixeramobim, têm até este domingo, 21, para se inscreverem através do portal do Instituto Cidades, como o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) é mais conhecido. Segundo o Instituto Cidades as inscrições podem ser feitas até às 23h59. Conforme o Edital do concurso, o pagamento da taxa de inscrição poderá ser efetuado até a próxima segunda-feira, 22, em qualquer agência da rede bancária.
As taxas de inscrição variam conforme o nível de escolaridade. Para cargos de nível superior, R$ 120,00; para cargos de nível médio, R$ 60,00, e para cargos de ensino fundamental, R$ 40,00. As provas serão do tipo objetiva e avaliação de títulos para os candidatos de nível Superior e Médio. Para o Fundamental a prova será apenas objetiva. Os salários variam de R$ 724,00 para quem tem nível fundamental a R$ 8.264,65 para quem tem nível superior.
Fonte:Diário do Nordeste


Pesquisa: Camilo ganha três pontos, Eunício fica estável e lidera


A terceira rodada dapesquisa O POVO/Datafolha revela que Camilo Santana (PT) oscilou três pontos percentuais para cima, chegou a 34% e encurtou para sete pontos sua distância para Eunício Oliveira(PMDB) na disputa pelo governo doCeará. O peemedebista se mantém estável na liderança, com 41% e sem qualquer oscilação depois de duas semanas. O crescimento de Camilo ocorreu tirando votos basicamente de Eliane Novais (PSB) e Ailton Lopes (Psol), que oscilaram negativamente um ponto cada e ficaram com 3% e 1%, respectivamente.
Com 51% dos votos válidos, Eunício poderia hoje ser eleito no 1º turno. Porém, como a pesquisa possui margem de erro de três pontos para mais ou para menos, ainda existe possibilidade de segundo turno no Estado. Essa é a primeira pesquisa Datafolha que traz projeção de votos válidos, forma oficial de divulgação do resultado das eleições e que exclui eleitores indecisos e votos brancos e nulos. Considerando a variação máxima da margem de erro, o peemedebista poderia oscilar entre 48% e 54%.
Segundo turno
A pesquisa simula ainda cenário de segundo turno entre Eunício e Camilo. Pela projeção, o peemedebista venceria com 45% das intenções de voto, contra 37% do petista. Já brancos e nulos somam sete pontos. 11% dos eleitores se declararam indecisos. Os dados acima integram a pesquisa estimulada, quando é apresentada ao eleitor uma lista com os nomes dos candidatos. Neste tipo de pesquisa, 8% dos entrevistados disseram ainda votar em branco ou nulo e outros 13% se afirmaram indecisos.
Já na pesquisa espontânea, quando o eleitor diz em quem pretende votar sem ver lista com nomes, Eunício cresce acima da margem de erro e passa de 19 para 25 pontos. Já Camilo oscila positivamente um ponto, alcançando 19%. Apesar de não disputar eleição, o governador Cid Gomes (Pros) foi outro nome a ser lembrado pelos eleitores, alcançando 1%.
Além de liderar as intenções de voto, Eunício Oliveira também aparece com a menor taxa de rejeição, que permanece estável em 17%. Nessa pesquisa, onde os eleitores dizem em qual candidato não votariam de jeito nenhum, Ailton Lopes e Eliane Novais lideram, com 30% cada. Camilo aparece com 21% de rejeição.
Reta final
Essa é a terceira pesquisa de uma série realizada pelo O POVO em parceria com o jornal Folha de S. Paulo. Ela ouviu 1,2 mil eleitores com em 47 municípios do Ceará, entre os dias 18 e 19 de setembro – uma semana após ciclo de sabatinas do O POVO com candidatos ao Governo.
O levantamento baliza a situação dos candidatos no início da reta final da disputa, com um mês de campanha em rádio e TV e pouco mais de duas semanas até a eleição. A pesquisa foi registrada no TSE sob os números CE-00022/2014 e BR-00695/2014.
Fonte: O Povo

QUATRO DISPAROS > Estudante adolescente é baleado na porta de escola em Quixadá

Quixadá
Um estudante de 17 anos foi alvejado por dois disparos de arma de fogo na noite desta sexta-feira, 19, em Quixadá. O crime ocorreu por volta das 20 horas, defronte a Escola de Ensino Fundamental e Médio Governador Cesar Cals, mais conhecida como “Grupão”, situada no bairro Alto São Francisco.
Conforme informações colhidas pela Polícia, o aluno seguia para a escola quando foi surpreendido por dois indivíduos, ambos utilizando capacetes, numa motocicleta de cor preta. Um deles efetuou quatro disparos. Dois deles atingiram a vítima, um no ombro direito e o outro no braço esquerdo.
Ainda de acordo com a Polícia, o estudante não corre risco de morte. Ele foi socorrido por uma equipe da Polícia Militar até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. O menor não informou quem foram os autores e nem os motivos da tentativa de homicídio.
Fonte: Diário do Nordeste


PT vai manter o ataque contra Marina Silva após ampliação da diferença

As mais recentes pesquisa Ibope e Datafolha, que mostram um distanciamento entre a presidenta Dilma Roussef e a ex-ministra Marina Silva (PSB), mostra que a pancadaria da campanha petista funcionou. Levantamentos internos registraram a ampliação da diferença entre elas para cerca de 10% a 12%.


O programa de TV em que Marina diz que é a favor do Bolsa Família busca deter essa sangria, por isso o PT vai manter o ataque e explorar a dúvida quanto a capacidade de Marina dirigir o país, ressalta O Globo na coluna do jornalista Ilimar Franco.


Fonte: Ceará News


Policiais civis move ação na justiça contra delegado e policiais militares no município de Russas

Os policiais civis Gerardo Farias Sobrinho e Francisco José Loureiro moveram uma ação na controladoria geral de disciplina dos órgãos de segurança e sistema penitenciário do estado do Ceará contra o delegado de policia civil de Tabuleiro Do Norte/CE e os capitães da policia militar do Ceará (Comandantes de batalhões da PM em Russas/CE) citados no documento abaixo.


Os mesmos alegam que houve irregularidades por parte do delegado e dos oficiais no momento em que fizeram apreensões de algumas armas no município de Russas. Os policiais civis afirmam que os mandados de busca e apreensão foram feitos de forma ilegal. 






ERIVANDO LIMA REPÓRTER



RUSSAS-CE LESÃO CORPORAL



Hoje  20.09.2014, por volta das 03h00, na rua Cel José Vieira, Russas-CE, foi acionada a viatura onde encontrou a pessoa de CLEILTON ALVES RODRIGUES (casado, pintor, filho de José Rodrigues da Silva e Maria Irene Alves da Silva, natural de Quixadá-CE, residente no Conjunto Gerardo Matoso, 122, Russas-CE), o qual estava lesionado na face direita, possivelmente uma lesão a gargalo de garrafa, sendo que CLEILTON não soube informar quem fora o agressor. PM’ na CP-1511, conduziram CLEILTON à UPA, onde foi medicado e liberado. 

RUSSAS-CE PRISÕES/APREENSÃO POR TRAFICO DE DROGAS (ASSOCIAÇÃO PARA O TRÁFICO) E APREENSÃO DE ARMA DE FOGO



Ontem  19.09.2014, por volta das 18h50, na rua 24 (Brejo), Multirão Velho, Russas-CE, foram presas as seguintes pessoas: 01 - FRANCISCO VALDIR DA SILVA (25 anos, solteiro, servente de pedreiro, filho de Francisco José da Silva e Maria Lucia da Silva, natural de Russas-CE, residente na rua Habdon Valerio, casa 25, bairro Multirão Velho, Russas-CE); 02 – KELBE NOBREGA ALVES (nascido aos 12.06.1994, solteiro, desocupado, filho de Maria Estela Nobrega e Francisco das Chagas Alves, natural de Jaguaruana-CE, residente na rua 24 (Brejo), Russas-CE); 03 – ALEXANDRE NOBREGA ALVES, vulgo BOCÃO (nascido aos 21.03.1991, solteiro, desocupado, filho de Maria Estela Nobrega e Francisco das Chagas Alves, natural de Jaguaruana-CE, residente na rua 24 (Brejo), Russas-CE); 04 – RICARDO DA SILVA MENDONÇA (nascido aos 03.07.1995, filho de Maria Rosineide da Silva Mendonça, natural de Fortaleza-CE, residente na rua Sete, nº 8, bairro Barroso, Fortaleza-CE); 05 – FABIO JUNIOR FERNANDES DE LIMA, vulgo BINHA (nascido aos 17.07.1982, solteiro, desocupado, filho de Maria Goreth Fernandes de Lima, natural de Russas-CE, residente na rua do Brejo, Russas-CE), bem como foi apreendido D. F. F.  nascido aos 14.12.1999, filho de Francisco de Assis Ferreira e Luciana Agostinho Fernandes, natural de Russas-CE, residente na rua do Brejo, nº 38, Russas-CE), com os quais foi apreendido 13 trouxas de maconha e R$ 30,00 (trinta reais) em cédulas, além de um revolver cal. 32 inox, capacidade para 05 tiros, com carga completa, nº 343867. PM’s do serviço de Inteligenica da Policia Militar, com apoio da equipe do Raio ( realizaram as prisões/apreensões e conduziram os envolvidos à USI de Morada Nova-Ce, para os procedimentos cabíveis.




ERIVANDO LIMA REPÓRTER



RUSSAS-CE ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VÍTIMA FATAL



Ontem  19.09.2014, por volta das 18h40, na BR-116, Km 142, distrito de Pedras, Russas-CE, LINO FAUSTINO DA COSTA (nascido aos 04.11.1952, casado, agricultor, filho de José Faustino da Costa e Maria José da Costa, natural de Palhano-CE, residente no Sítio Riachinho III, Palhano-CE), foi vitima de atropelamento, quando atravessava a referida rodovia, sendo colhido pelo veículo Hyllux e cor prata, de placa NTI-8611 (Fortaleza-CE), sendo que os ocupantes do veículo se evadiram do local. Vale salientar que LINO veio a óbito no local. PM’s Cb , compareceram no local e adotaram as devidas providencias.

RUSSAS-CE ESTUPRO DE VULNERÁVEL


Ontem  19.09.2014, por volta das 17h00, na na avenida Santos Dumont, 643-1, bairro Lagoa do Toco, Russas-CE, foi preso FRANCICISCO CLODOMIR ALVES DE FREITAS, vulgo FRANÇA (43 anos, casado, autônomo, filho de Eliseu Macena Alves de Freitas e Francisca Dina de Freitas, natural de Russas-CE, residente na Lagoinha, Russas-CE), por haver segundo, a senhora FIAMA LUCAS DE LIMA, praticado estupro de vulnerável, tendo como vitima sua filha a menor A. S. L. (nascida aos 25.09.2009, filha de Fiama Lucas de Lima e Jefson Lima de Jesus, residente na avenida Santos Dumont, 643-1, Russas-CE). PM’s Ten  realizaram a prisão e conduziram as partes à USI de Morada Nova-CE, par aos procedimentos cabíveis.

Justiça determina reintegração de 163 servidores aos cargos da Prefeitura de Santana do Acaraú

O juiz Francisco Marcello Alves Nobre, integrante do Grupo de Auxílio do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), para agilizar o julgamento de ações de improbidade e de crimes contra a administração pública (Meta 4 do CNJ), determinou a reintegração de 163 servidores concursados aos quadros da Prefeitura Municipal de Santana do Acaraú, distante 249 km de Fortaleza.
Segundo os autos, em fevereiro de 2011, os referidos servidores receberam ofícios, do então prefeito de Santana do Acaraú, José Maria Sabino, comunicando as exonerações dos cargos.
As demissões ocorreram depois que o Ministério Público do Ceará (MP/CE) requereu pagamento do salário mínimo vigente à época para 800 servidores públicos municipais.
O ex-gestor assinou Termo de Ajustamento de Conduta, se prontificando, a pagar o valor estabelecido pela Constituição Federal a partir de janeiro de 2011. No entanto, exonerou os servidores baseado na Lei de Responsabilidade Fiscal, a qual impede que o valor com despesas de pessoal ultrapasse 54% do valor arrecadado pelo município.
Em razão disso, o MP/CE ajuizou ação civil pública requerendo a anulação do ato e a condenação do ex-prefeito por improbidade administrativa. Na contestação, José Maria Sabino disse que não praticou nenhum ato de improbidade.
Ao julgar o processo, no último dia 18, o magistrado julgou parcialmente procedente o pedido inicial. Entendeu que não ficou caracterizada a prática de improbidade administrativa, pois “o ato foi motivado por decisão judicial que determinou o pagamento do salário mínimo a todos os servidores municipais, o que implicou no aumento da despesa, o que poderia de fato cominar na demissão de servidores”.
Por outro lado, o juiz concluiu que “é nulo o ato administrativo de demissão de servidores públicos com base em excesso de despesa que não observa o disposto no artigo 169 da Constituição Federal e demais disposições da Lei Federal nº 9.801/1999”.
(Tribunal de Justiça)
Fonte: Diário do Nordeste


Deputado Federal José Airton Cirilo é condenado por improbidade administrativa

O deputado federal José Airton Cirilo da Silva (PT), os assessores parlamentares Raimundo Lacerda Filho e José Caubi Diniz Júnior, além da ex-prefeita de Fortim (CE), Maria da Conceição Chianca de Souza, e o presidente da comissão de licitação municipal de Fortim, Luis Carlos Costa, foram condenados pela prática de improbidade administrativa pela Justiça Federaldo Ceará. A decisão é do juiz Federal Ciro Benigno Porto, que atua na 15ª Vara da Justiça Federal, na Subseção de Limoeiro do Norte. O magistrado condenou os réus à perda de função públicaperda de bensressarcimento aos cofres públicospagamento de multa esuspensão dos direitos políticos.

A Justiça Federal julgou a denúncia do Ministério Público Federal, que apontava que o deputado federal José Airton Félix Cirilo da Silva como a pessoa que exigiu dos empresários Darci Vedoin e Luiz Antônio Vedoin a comissão de 15% para si e para os assessores parlamentares Raimundo Lacerda Filho e José Caubi Diniz Júnior. Teriam, ainda, intercedido junto ao então ministro da Saúde, Humberto Costa, para promover a liberação de verba de R$ 30 milhões do orçamento dotado àquela Pasta, dos quais R$ 6 milhões seriam destinados a municípios do Estado do Ceará. Esse valor direcionado a este Estado teria sido pago às empresas do Grupo Vedoin, vencedoras de processos fraudulentos de licitações.

Em relação à ex-prefeita do Município de Fortim (CE), Maria da Conceição Chianca de Souza, auxiliada por Luís Carlos Costa, então presidente da Comissão de Licitação Municipal, a acusação é de fraude em procedimento licitatório na execução de Convênio firmado com a União, por intermédio do Ministério da Saúde, cujo objeto era a compra de ambulância e aquisição de equipamentos hospitalares. A fraude teria consistido na simulação de licitação  para aquisição de um aparelho de ultrassonografia no valor de R$ 77.460,00 (setenta e sete mil e quatrocentos e sessenta reais) da empresa denominada Vedomed Comércio Médico Hospitalar Ltda., utilizada como fachada pelos empresários Luiz Antônio Vedoin e Darci Vedoin.

Segundo a Justiça Federal, os réus integraram esquema fraudulento conhecido como “Máfia das Ambulâncias”, organizado nacionalmente pelos empresários Luiz Antônio Vedoin e Darci Vedoin para desviar verbas do orçamento da União, dotadas ao Ministério da Saúde, mediante a venda superfaturada de ambulâncias e equipamentos hospitalares. O esquema teria sido descoberto a partir de investigação conjunta do Ministério Público Federal, Polícia Federal, Controladoria Geral da União e Receita Federal do Brasil, mediante operação deflagrada sob o título de “Operação Sanguessuga”, sendo posteriormente objeto de investigação por Comissão Parlamentar Mista de Inquérito instaurada no Congresso Nacional.

Deputado diz que decisão do juiz é sem fundamento

Procurado pela reportagem, o deputado José Airton Cirilo afirmou que a decisão é sem fundamento e que não existe prova alguma do envolvimento dele no escândalo. "Tenho documentos provando tudo o contrário do cara que me acusou, pois nunca tratei desse assunto. Tenho uma declaração do Ministro da Saúde e do hotel que ele disse que participei de uma reunião. Eu desafio alguém a provar que eu tenha liberado uma ambulância para qualquer município do Ceará. É completamente nula essa decisão do juiz e absurda, pois ele sequer me ouviu nos autos. Já recorremos a decisão e a contestação foi feita.  É uma decisão absurda, sem nenhuma comprovação e tem várias declarações que não são verdadeiras", disse o deputado.

O parlamentar também rebateu alguns pontos do processo, como a acusação dos parlamentares. Segundo José Airton, os dois nomes citados na condenação não são de seus assessores parlamentares. Ele ainda disse que os nomes foram relatados como se fossem assessores, pois o juiz apenas se baseou em 'teorias do fato e não nos autos". Em relação ao envolvimento com a prefeita Maria da Conceição Chianca de Souza, o deputado explicou que possui um documento da própria prefeita afirmando que nunca esteve com José Airton.

O advogado de defesa,  Hélio Leitão, informou que a decisão é de primeiro grau e não é considerada uma decisão definitiva. A defesa já entrou com um recuso de declaração direcionado ao próprio juiz, mas pode entrar com um recurso no Tribunal Regional Federal, em Recife.  "Já ingressamos com embargos declaratórios, que é um recurso, por entender que a decisão é omissa, em alguns pontos que foram articulados pela defesa. E acaso não haja reversão pelo próprio juiz e ele insista em manter a decisão, ingressaremos com apelação com o Tribunal Regional Federal, pois a decisão se ampara apenas em meras suposições e que que seria claro na prova do processo que essa decisão será reformada", finalizou.

A reportagem tentou entrar em contato com os outros envolvidos na decisão, mas não foi atendida.


Fonte: Diário do Nordeste


Tiroteio deixa duas pessoas baleadas na Serrinha

Duas pessoas foram baleadas no início da tarde desta sexta-feira, 19, na rua Paulo Camelo Timbó, próximo à avenida senador Carlos Jereissati, no bairro Serrinha, em Fortaleza.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), um dos atingidos foi identificado como Doyson José da Silva Andrade, 27. Ele estava em uma confecção de moda praia quando, ao sair do local, três homens armados atiraram contra ele. 

Doyson, segundo a SSPDS, retornou à confecção e foi seguido pelos três homens. No local, o filho da proprietária foi atingido por três tiros. 

Conforme a secretaria, Doyson chegou ao local em um veículo branco modelo Corolla, que ficou com marcas dos disparos. O carro tinha placa de Mombaça e era adulterado.

De acordo com o sargento Mardônio, da Força Tática de Apoio (FTA) do 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM), o primeiro baleado foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Conforme o sargento, o filho da proprietária foi identificado como Rodrigo Costa da Silva, 21, foi socorrido por pessoas no local e depois também encaminhado ao IJF.

Investigação
Por meio de sua assessoria, a SSPDS informou ainda que ao condutor do veículo são atribuídos crimes como, pelo menos, seis homicídios, quatro assaltos, porte ilegal de arma e receptação. 

De acordo com a SSPDS, a tentativa de homicídio será investigada pelo 5º Distrito Policial. Nenhum suspeito foi preso. O Corolla será encaminhado à Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV).
  

Fonte: O Povo


Magno Alves perde pênalti, e Ceará empata com Avaí na Arena Castelão

O Ceará segue sem emplacar neste returno da Série B. O Vovô recebeu a equipe do Avaí, na noite desta sexta-feira (19) e acabouempatando em 2 a 2
O resultado deixou o time cearense com 40 pontos, momentaneamente na quarta posição. O Vasco, mesma pontuação e com uma vitória a menos, pode tirar o Ceará no G4 caso vença o Naútico, em São Januário, neste sábado (19). O Avaí segue líder da competição com 45 pontos. 
Ceará melhor em campo
Jogando em casa, o Ceará tomou a iniciativa da partida e foi pra cima do Avaí. O time catarinense se postou muito bem na defensiva e não ofereceu espaços para o Vovô. Com isso, o jogo ficou truncado no meio de campo. 
Depois de muito tentar, o Ceará encontrou uma brecha pela esquerda e conseguiu abrir o placarna Arena Castelão. Aos 21 minutos, Vicente recebeu toque pela esquerda, avançou e deu passe para Magno Alves. O Magnata estava bem posicionado e não encontrou dificuldades para finalizar. 
A torcida alvinegra ainda comemorava quando viu o Avaí empatar a partida. Dois minutos depois, o goleiro Luís Carlos viu um cruzamento pela esquerda, se esticou e conseguiu fazer a defesa, após cabeceio de Marquinhos. O arqueiro alvinegro só não contava com o rebote de Anderson Lopes, que foi mais rápido para empurrar a bola para o fundo do gol.
Pênalti desperdiçado e virada do Avaí
O Ceará ainda ganhou um pênalti, após chute de Souza pegar na mão do zagueiro Pablo. Magno Alves foi para a cobrança e acabou mandando a bola na trave. O Avaí já tinha saido mais para o jogo e conseguiu a virada aos 35. Marquinhos fez jogada pela esquerda, deu passe para Marronena área, chutou rápido para colocar o Avaí na frente.
Segundo tempo
O Ceará foi pra cima do Avaí. A pressão começou logo nos minutos iniciais da etapa final. E assim como no primeiro tempo, encontrou um adversário na defensiva. Sem render o esperado em campo, o técnico Sérgio Soares tirou Souza e colocou Lulinha. Logo de cara, a substituição deu certo e o Vovô chegou ao empate.
Aos 17 minutos, Lulinha fez boa jogada pela esquerda, passou pelo zagueiro e cruzou. O goleiro rebateu e a bola sobrou para Magno Alves. O Magnata tirou do zagueiro e ainda teve a frieza de mandar chutaço para o gol de Vágner.
O Ceará continou no ataque e passou a dar mais espaços para o Avaí. E foi em uma jogada de contra-ataque que o time catarinense quase faz o terceiro gol. Aos 29, Marquinhos fez ótimo lançamento para Diego Felipe, que avançou livre para bater no canto direito de Luís Carlos, levando muito perigo para a meta alvinegra. O time alvinegro lutou até o fim, mas não conseguiu furar o bloqueio do Avaí. Tudo igual no Castelão!  
25ª rodada
Na próxima terça-feira (23), às 21h50, o Ceará enfrenta o América-RN na Arena Castelão. No mesmo dia, o Avaí enfrenta o Paraná, às 19h30.
Escalação
Ceará
GOLLuís Carlos
ZAGSandro
ZAGWellington Carvalho
LTDSamuel Xavier
LTEVicente
VOLJoão Marcos
MEINikão
VOLAmaral
ATCLulinha
MEIFelipe Amorim
ATCMagno Alves
Avaí
VágnerGOL
Antônio CarlosZAG
PabloZAG
BocãoLTD
EltinhoLTE
João FilipeVOL
EduardoVOL
Paulo SérgioATC
Diego FelipeMEI
Diego JardelMEI
AndersonATC

Reservas

GOLJaílson
ZAGAlex Lima
ZAGAnderson
LTDMarcos
LTEHélder Santos
MEIEduardo
VOLMarcus Vinícius
VOLEverton
CTALima
MEIMaranhão
MEISouza

Fonte: Diário do  Nordeste
DiegoGOL
Bruno MaiaZAG
MarroneLTE
RevsonVOL
RobertoATC
HeberATC
MarquinhosMEI