-->

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Polícia Federal investiga associação entre traficantes e auditores da SEFAZ

A Polícia Federal deflagrou, nesta manhã (19), a Operação Publicanos com o objetivo de investigar uma possível associação criminosa entre traficantes e auditores da SEFAZ/CE.

As investigações iniciaram no mês de setembro deste ano, após a apreensão de 2,5 toneladas de maconha em um esquema de tráfico internacional de drogas. A carga teria sido detectada por auditores fiscais e liberada após pagamento de valores.

Estão sendo cumpridos oito mandados de busca e apreensão expedidos pela 3ª Vara da Comarca de Aracati/CE, nesta capital, município de Aracati/CE e Mossoró/RN.

Além dos mandados, foi dado cumprimento à determinação judicial de afastamento do exercício das funções do auditor administrador do posto fiscal e de um servidor terceirizado.

As investigações prosseguem em segredo de justiça e, ao final, os investigados poderão responder pelos crimes de associação ao tráfico, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Fonte: assessoria da Polícia Federal no Ceará.




Justiça determina anulação de concurso em Antonina do Norte


O juiz David Melo Teixeira Sousa determinou, em caráter liminar, a anulação do concurso público municipal ocorrido em Antonina do Norte em 19 de outubro deste ano. A decisão atende a um pedido feito pelo Ministério Público do Estado do Ceará, que havia ingressado com uma Ação Civil Pública (ACP) em 11 de novembro, através do promotor de Justiça Saul Cardoso Onofre de Alencar. O motivo é a constatação de diversas irregularidades ocorridas desde a etapa anterior à da realização da prova até a data do exame. A liminar foi expedida nessa quinta-feira (18).

A ACP foi ajuizada em desfavor do Município; do prefeito, Antônio Roseno Filho; da secretária de Ação Social, Elisângela Maria Linard Roseno; do ex-vereador e atual secretário de Governo, Romero Aguiar de Freitas; e da advogada Raíssa Cândido Cavalcanti.

De acordo com as investigações, Elizângela Roseno, que também é esposa do prefeito, estava inscrita no concurso e foi aprovada em primeiro lugar para o cargo de analista financeiro. Outra irregularidade verificada foi relacionada às inscrições para o certame, que foram feitas na loja de Romero Aguiar de Freitas pela esposa dele, Kelly Alves Aguiar. Já Raíssa Cavalcanti, filha do procurador do Município, o qual havia participado do processo de licitação da empresa organizadora do certame, fez o concurso e foi aprovada em 2º lugar para o cargo de advogado.

Após a realização das provas, surgiram inúmeras outras denúncias, tais como o uso de aparelho celular por uma fiscal de sala durante o exame e a entrega de provas sem o devido lacre. Além disso, alguns candidatos teriam colado e conversado em voz alta na hora do concurso sem qualquer punição por parte dos fiscais. 

Todos esses fatos levantaram a suspeita em torno do certame e caracterizam a ilegalidade do processo. Por conta do exposto, a Justiça reconheceu a necessidade de anulação do concurso, determinando que nenhum candidato seja convocado para nomeação. Em caso de descumprimento, será aplicada multa diária de R$ 5 mil a ser paga pessoalmente pelo prefeito e pela empresa GR Consultoria e Assessoria, realizadora do concurso. 

Fonte: assessoria MPCE / PGJ. 

Fonte: Ceará News




Cearense suspeito de tráfico interestadual é capturado


Uma operação de combate ao tráfico de drogas, organizada pela Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic) da Polícia Civil de Alagoas, e que tinha alvos no Ceará e em Pernambuco, foi deflagrada simultaneamente na manhã de ontem. O único alvo da ação em solo cearense foi preso na Avenida Barão de Studart, bairro Aldeota, área nobre de Fortaleza. O DJ Thiago Maurício Sá Pereira, 29, está sendo apontado pela Polícia como o maior traficante de droga sintética do Estado.

De acordo com o Departamento de Inteligência da Polícia Civil (DIP), as informações vindas de Alagoas já eram conclusivas sobre a suspeita de que 'Thiago Poeta', como é conhecido em Fortaleza, negociava comprimidos de ecstasy, tanto na área da Beira-Mar da Capital, como nos Estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba.

"Eles pediram nossa ajuda apenas no sentido de dar cumprimento ao mandado de prisão temporária, com validade de 30 dias. O alvo aparece entre os principais nomes de traficantes de drogas sintéticas do Nordeste. Para se ter uma ideia da quantidade de entorpecentes que ele movimentava, é o único que foi investigado no Ceará", disse o diretor do DIP, delegado Francisco Carlos de Araújo Crisóstomo.

A prisão do suspeito foi determinada pela 17ª Vara Criminal de Alagoas. O inspetor que comandou a operação em Fortaleza, que não será identificado para não prejudicar suas atividades na inteligência policial, disse que no momento em que os agentes chegaram à casa do suspeito ele estava saindo, mas sua tentativa de fuga foi frustrada.

Os agentes informaram que havia também um mandado de busca e apreensão em uma casa que seria do discotecário, localizada na Praia do Icaraí, em Caucaia. Lá foram encontradas duas balanças de precisão, uma prensa de maconha e uma quantidade não divulgada de pó branco, que será enviada para análise. Somente um laudo da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) poderá atestar com exatidão por qual substância o material encontrado é composto.

"O local pode ser considerado um pequeno laboratório de drogas. Havia equipamentos para prensar, embalar e pesar o produto para a venda. O pó apreendido é, possivelmente, usado na mistura para aumentar o volume das drogas. Uma pequena quantidade de maconha foi encontrada, além de dinheiro trocado, em moedas", disse o inspetor que comandou a apreensão.

O suspeito nega que seja traficante e disse à Polícia que a droga encontrada era para uso pessoal. Segundo ele, sua única atividade financeira era como DJ. Thiago Pereira lamentou o ocorrido dizendo que os policiais estavam acabando com sua carreira artística e prejudicando sua imagem junto aos fãs.

Thiago Poeta já tinha uma passagem pela Polícia por tráfico de drogas. Ele já havia sido preso por policiais da Delegacia de Narcóticos (Denarc), atualmente Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD).

Outros Estados

O Deic irá divulgar o balanço da operação hoje. Nos demais estados em que a operação aconteceu, outras nove pessoas foram capturadas. Em Alagoas, seis mandados de prisão contra os suspeitos de integrar a quadrilha foram cumpridos.

Em Pernambuco três pessoas foram presas, duas em Recife e uma em uma pousada de Olinda. A Polícia pernambucana informou que o esquema de tráfico tinha clientes até em outros países, como Paraguai e Estados Unidos. Conforme o Deic de Alagoas, além de ecstasy foi apreendido haxixe, anabolizantes e embalagens para LSD com os alvos.

Fonte: Diário do Nordeste





Ex-diretor citou 28 políticos beneficiados em esquema da Petrobras, diz Estado de S.Paulo


ex-diretor de abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa citou, em depoimentos sob acordo de delação premiada, 28 políticosenvolvidos no suposto esquema depagamento de propina envolvendo a estatal, segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo publicada nesta sexta-feira (19). Entre os nomes dos citados está Roseana Sarney, que renunciou o governo do Maranhão do último dia (10), e Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco que concorria à presidência nas Eleições de 2014, mas faleceu em um acidente aéreo.
A relação inclui ministro e ex-ministros do governo Dilma Rousseffdeputados,senadoresgovernador ex-governadores, segundo o jornal, que informou ter obtido os nomes apontados por Costa em 80 depoimentos fornecidos entre agosto e setembro.
Costa, preso no início do ano na Operação Lava Jato e agora em prisão domiciliar, prestou depoimentos sob acordo de delação premiada e foi indiciado pela Justiça do Paraná por crimes ligados a irregularidades cometidas à época em que ocupava cargo na diretoria da estatal, entre 2004 e 2012.
A Petrobras está no centro de um escândalo de corrupção pelo suposto esquema envolvendo superfaturamento de contratos de empreiteiras com a estatal e repasse de recursos para partidos e políticos governistas.
Segundo a reportagem, a lista do ex-diretor inclui políticos do PT, PMDB, PP, PSB e PSDB. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e o ex-ministro petista Antonio Palocci.
Os repasses feitos aos políticos, segundo o jornal, chegaram a superar 1 milhão de reais, dinheiro que teria sido usado em campanhas eleitorais.
Além de senadores do PT, PMDB e PP a lista inclui o ex-governador e ex-candidato à Presidência do PSB morto, Eduardo Campos, e o ex-presidente do PSDB Sérgio Guerra, também falecido.
A lista completa dos políticos citados por Costa divulgada pelo jornal:
PT: senadora Gleisi Hoffmann (PR), ex-ministra da Casa Civil; senador Humberto Costa (PE), líder do partido na Casa; ex-ministro Antonio Palocci; senador Lindbergh Farias (RJ); governador Tião Viana (AC); senador Delcídio Amaral; deputado federal Cândido Vaccarezza (SP);deputado federal Vander Loubet (MS)
PMDB: senador Renan Calheiros (AL), presidente do Congresso Nacional; ministro de Minas e Energia, Edison Lobão; deputado federal Henrique Eduardo Alves (RN), presidente da Câmara; ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral; ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney; senador Valdir Raupp (RO); senador Romero Jucá (RR); deputado federal Alexandre José dos Santos (RJ)
PSB: ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (morreu em 2014)
PSDB: Sérgio Guerra - presidente nacional do PSDB de 2007 a 2013 (morreu em 2014)
PP: senador Ciro Nogueira (PI); deputado federal João Pizzolatti (SC); deputado federal Nelson Meurer; deputado federal Simão Sessim (RJ); deputado federal José Otávio Germano (RS); senador Benedito de Lira (AL); ex-ministro das Cidades Mário Negromonte; deputado federal Luiz Fernando Faria (MG); ex-deputado federal Pedro Corrêa (PE); deputada federal Aline Lemos de Oliveira (SP)
O presidente da Câmara já tinha se manifestado em outro momento dizendo que "nunca pedi nem recebi do Paulo Roberto nenhum tipo de ajuda". Assim como Renan, que também já tinha afirmado que suas relações com diretores da Petrobras "nunca passaram os limites institucionais".
Em reportagem publicada no site do Estado de S.Paulo nesta madrugada, negaram, diretamente ou por meio de assessores ou advogados, envolvimento com qualquer irregularidade: Palocci, Lobão, Gleisi, Montenegro, Viana, Cabral, Roseana, Lindbergh, Raupp, Nogueira, Jucá e Costa. O PSB divulgou nota onde diz ter "extrema confiança" em Campos, "um líder com reputação ilibada".
Fonte: Diário do Nordeste



Acidente de trânsito com vítima fatal em Tabuleiro


Hoje, dia 19/12, por volta de 7h00min, na CE377, que liga o centro de Tabuleiro do Norte a BR116, foi vítima de atropelamento a pessoa de iniciais M.F.V, 16 anos, residente na Rua Quiteria Maria.

Fonte: Blog do Tom









Ladrões de gado transportavam animais em carro para Fortaleza


A Polícia desarticulou uma quadrilha de roubo de várias espécies de gado que atuava na Região Norte do Ceará. Um homem foi preso e dois adolescentes foram detidos pelo serviço reservado da 4ª Companhia do 11º Batalhão da Polícia Militar (BPM), sob o comando do major Ricardo Moura.  A Polícia acredita que já foram roubados animais de mais de seis propriedades, todos animais de criação.

O grupo atuava em Canindé, nas localidades de Providência e Irapuã e também utilizavam um automóvel Classic de cor preta para fazer o transporte dos animais até Fortaleza, no bairro Bom Jardim. De acordo com o major Ricardo Moura, os suspeitos colocavam milho dentro do veículo para que os animais entrassem com facilidade. "Em uma época de seca, o milho é um grande atrativo", comentou um soldado que participou da prisão. O bando saíam na BR-020, passando por Pentecoste. Em Fortaleza, no bairro Bom Jardim, os envolvidos possuíam um comprador, que ainda não foi identificado.

O Classic utilizado para transportar os animais possui 103 multas e está no nome de Francisco das Chagas Carlos de Mesquita, 34 anos, que foi preso em flagrante pelo crime de roubo com os dois adolescentes e encaminhado à Delegacia de Pentecoste.

"Quando chegavam no Amanari, sentido Lagoa do Juvenal, eles passavam a utilizar estradas vicinais  e não passavam pelos postos rodoviários. Procuravam sempre desvios para chegar ao Bom Jardim", explica o oficial. Uma ovelha foi apreendida dentro do automóvel, que também estava com milho.

Criadores

A prisão ocorreu depois da matéria divulgada pelo Diário do Nordeste repercutindo a preocupação dos criadores com a onda de  roubos. A reportagem relatou que os animais e os equipamentos agrícolas eram os principais alvos dos bando.

O texto também ressaltava casos em que um único criador chegou a perder 18 cabeças de gado. Além da seca, as práticas criminosas agora se tornaram um novo problema para as pessoas da Zona Rural. A Delegacia Regional de Canindé já estava trabalhando em um levantamento e possuía o nome de envolvidos.

Fonte: Diário do Nordeste








Veículo pegou fogo ao lado da Delegacia de Polícia Civil em Limoeiro


Hoje, dia 18/12, pegou fogo um veículo Parati ao lado da Delegacia de Polícia Civil de Limoeiro do Norte. Este veículo se envolveu recentemente em um acidente na localidade do Arraial, que causou a morte de uma jovem de 17 anos.


A Polícia Civil vai investigar se houve algum curto circuito.

Fonte: Blog do Tom









Viatura da PM sobrou em uma curva na cidade de Quixeré


Hoje, dia 18/12/2014 (quinta-feira), por volta de 16h30min, a CP-1094, diligenciando na localidade de Barreiras, zona rural de Quixeré-CE, na tentativa de localizar algumas motos que haviam sido roubadas neste município, receberam uma informação de que estava havendo um assalto no centro do distrito de Água Fria, zona rural de Quixeré.

Imediatamente a equipe se deslocou para atender a ocorrência e, em uma curva bastante fechada de uma estrada carroçável que dava acesso ao distrito, já bem próximo ao local do assalto, a viatura derrapou, vindo a tombar na referida curva, tendo em consequência sofrido algumas avarias na lateral esquerda, quebrado o retrovisor externo do lado esquerdo e o para-brisa dianteiro.

O Tenente Vinicius e o Soldado Elvis, foram socorridos para o hospital local e, em seguida, transferidos para Fortaleza-CE para melhor avaliação.


Após o ocorrido, a PM compareceu ao local e constatou o assalto por 04 (quatro) homens armados de revólver em  02 (duas) motocicletas, sendo uma BROS de cor vermelha e uma outra motocicleta, sem maiores características anotadas, na loja “Zélia Confecções”, fato ocorrido por volta das 16h30min. A loja é de propriedade da senhora Maria Zélia de Sousa, 52 anos, casada, comerciante, natural de Russas-CE, residente no local da ocorrência, tendo sido informado pelas vítimas que os mesmos estavam usando capacetes com viseiras escuras, renderam ela, seu esposo e sua filha e subtraíram certa quantia em dinheiro (não informado), muitas mercadorias (roupas, calçados, um relógio technos dourado e um cordão de ouro) e fugiram tomando rumo ignorado.

Fonte: Blog do Tom




Comunicado: Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Tabuleiro do Norte



O SIMSEP - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Tabuleiro do Norte comunica que aconteceu hoje, 18 de dezembro, mais uma assembléia dos servidores, onde após discussão, decidiram acatar a proposta do município acrescentando alguns elementos. Comunica ainda, que amanhã, dia 19 de dezembro, acontecerá mais uma paralisação e a partir da 8:00h nos encontraremos na Promotoria Pública para apresentar a contraproposta. Esperamos sensibilidade do Sr. prefeito Marcondes Moreira na assinatura desse TAC, no intuito de resolver esse problema para que a população não sofra as consequências de uma greve que seria tão prejudicial ao município.


                                                                                                              Direção do SIMSEP
Fonte: Blog do Tom´