-->

quinta-feira, 28 de maio de 2015

João Paulo expõe certificado de 2º grau na porta da Câmara


Mediante insultos do vereador Maurício Martins, que o havia chamado de analfabeto, o vereador expôs na porta da câmara o seu certificado de conclusão de Ensino Médio.

O vereador João Paulo Moreira(PSDC) disse na tribuna durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Russas na última terça-feira(26) que por várias vezes foi taxado de despreparado, e disse que prefere ser realmente despreparado a ter que ficar calado diante dos problemas vividos pela população e citou a inversão de prioridades, comentando sobre os problemas na saúde, como falta de medicamentos e disse que as pessoas não estão conseguindo ser atendidas na Policlínica devido ao uso político na triagem junto a auditoria do município. Pediu empenho dos demais paramentares para resolverem os problemas do município.

FONTE tv Russas


Sem muitas opções para o setor, Ceará oficializa contratação do atacante Vinícius


Após liberar Magno Alves, além de perder Marinho e Assisinho por lesão, o Ceará precisou correr no mercado em busca de um nome para a preencher, em parte, a lacuna deixada pelos desfalques. Na tarde desta quinta-feira (28), a diretoria do Vovô oficializou o atleta Vinícius, revelado na base do Palmeiras.

O atacante, de apenas 21 anos, já conta com passagens pela Seleção Brasileira Sub-20. Vinicíus estreou com a camisa alviverde com somente 16 anos. Demonstrando rápida evolução, obteve algumas oportunidades, inclusive marcando gols. "Chego motivado, sei da grandeza do clube e sou vencedor. Sei que o clube também é vencedor, e possui um elenco campeão. Espero que a gente consiga mais títulos, e não só o acesso.", pontuou o atacante. 

O vínculo do jogador com o Ceará, que veio através de empréstimo junto ao Palmeiras, é até o fim da temporada. O atleta espera apenas a regularização para poder ficar à disposição do técnico Silas Pereira. 

Confira a ficha técnica de Vinícius:
Nome: Vinícius Santos Silva
Posição: Meia-atacante
Data de nascimento: 03/08/1993
Peso: 70 Kg
Altura: 1.80m
Clubes: Palmeiras/SP, Vitória/BA e Capivariano/SP. 

Fontes: Diário do Nordeste





Moto roubada em Jaguaruana é encontrada abandonada em Russas.


Nesta quinta-feira, dia 28, por volta das 08h30min, na localidade de Ilhota, zona rural, depois de denúncias de populares, foi localizada abandonada dentro de um matagal uma moto Honda CG 150 Fan de cor vermelha, de placa OSL-1297, de propriedade de Francisco Maciel De Oliveira Serafim, 28 anos, natural de Russas-CE, a qual havia sido roubada no dia 22.05.2015, na localidade de Furtuoso, zona rural de Jaguaruana. PMs conduziram a moto à DRPC de Russas para os devidos procedimentos.  

Fontes: Jornal Vale Em Destaque





Vereador Paulo Santiago pede a convocação do Conselho da Educação Alimentar para explicar mudança de itens licitados para merenda escolar


Diante das irregularidades detectadas na merenda escolar de Russas, o vereador Haroldo Torquato(PRB) disse que o Conselho da Educação Alimentar que teria autorizado a troca de itens licitados para merenda escolar por similares, o que para o vereador Paulo Santiago(PPL) não pode acontecer, e que para isso se faz necessário a convocação o presidente do Conselho da Educação Alimentar para explicar o que de verdade aconteceu. Ouça: 

PLANTÃO DE POLICIA EM RUSSAS E NO VALE


[28/5/2015, 07:37] +55 88 9670-8123: FURTO DE MOTO EM RUSSAS

Nesta quarta-feira, dia 27, por volta das 11h, no projeto irrigado Tabuleiro de Russas, o agricultor Francisco Silvan De Souza, 40 anos, natural de Morada Nova-CE, teve sua motocicleta Honda/CG 125 Titan KSE, de cor vermelha, de placa HXJ 3924, furtada. PMs foram informados do furto, e iniciaram buscas à procura do veículo ainda não recuperado. 

APREENSÃO DE ARMA DE FOGO EM RUSSAS

Nesta quarta-feira, dia 27, por volta das 13h20min, na CE 356, (Estrada da Fruta), durante uma tentativa de abordagem a dois indivíduos em atitude suspeita, os mesmos ao perceberem a aproximação da polícia, conseguiram fugir utilizando uma motocicleta, e abandonaram no local uma Espingarda Cal. 36 mm, que foi apreendida e apresentada na DRPC local, para as medidas cabíveis. Os suspeitos não foram identificados até o momento.

ACIDENTE COM VITIMA LESIONADA EM JAGUARUANA

Nesta quarta-feira, dia 27, por volta das 19h, na CE 263, ocorreu um acidente de trânsito envolvendo Paulo Valtemberg Santana Oliveira, 37 anos, natural de Jaguaruana-CE, o qual conduzia a motocicleta Honda Brós, de cor vermelha, de placa PMX 4288, quando oerdeu o controle da moto e veio a cair. A vítima sofreu várias lesões pelo corpo e foi socorrido por populares ao hospital local. A Polícia Militar (CP 1641: Cb Messias, Sd Jaime, Sd Frank, Sd Alex Lima) compareceu ao local e adotou todas as medidas cabíveis. 

APRESENTAÇÃO DE FUGITIVO DA JUSTIÇA EM ARACATI

Nesta quarta-feira, dia 27, por volta das 09h30min, se apresentou espontaneamente à Polícia, o fugitivo da justiça Jonnatan Rafael Da Silva Pinto, 18 anos, natural de Aracati-CE, o qual havia fugido da Cadeia Pública de Aracati, no dia 10/05/2015. O mesmo foi conduzido a Delegacia e posteriormente recolhido a cadeia pública de Aracati.

PRISÃO POR POSSE DE  ARMAS DE FOGO EM LIMOEIRO DO NORTE

Nesta quarta-feira, dia 27, por volta das 13h, no Sito Carão, distrito de Bixopá, zona rural, foi apreendido um revólver Taurus calibre, 38, com três cartuchos intactos, e um cartucho calibre 22. A arma, pertence ao indivíduo Francisco Adonias da Silva, vulgo “Dodô”, 24 anos, natural de Limoeiro do Norte-CE, ele que não foi localizado, e foi apreendida na residência de sua genitora, Maria de São José Silva, esta que foi conduzida à DPC local para os procedimentos da Lei. Segundo informações policiais, “Adonias”, vulgo “Dodô”, é investigado como suspeito de ser um dos autores do crime de latrocínio ocorrido no dia 14/05/2015, na comunidade de Canafístula de Baixo, tendo como vítima, Afonso Ligorio Gomes Filho.

Na mesma operação no sitio Canafístula do Bixopá, foi preso José Aldenor De Almeida Nunes, 28 anos, natural de Limoeiro do Norte-CE, que foi apreendida em sua residência, uma espingarda cal-20, com 07 sete cartuchos intactos e 02 deflagrados, sendo ele também conduzido à DPC de Limoeiro do Norte-CE.
[28/5/2015, 07:50] +55 85 9774-1675: Três pessoas ficaram feridas após o ônibus de uma empresa de viagens tombar na BR-222, km 13, na altura do município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O veículo transportava cerca de 30 trabalhadores, com destino à Capital.


A Polícia Rodoviária Federal (PRF-CE) informou que, no momento do acidente, a pista estava molhada, devido a chuva que caiu no início deste manhã. O motorista não teria mantido distância do veículo da frente e acabou perdendo o controle da direção durante uma frenagem. Com isso, o ônibus saiu da pista e caiu em um barranco.


Uma equipe da PRF esteve no local para orientar o trânsito na rodovia. Apesar do susto, não houve vítimas e os feridos já foram socorridos.

APREENSÃO DE ARMA DE FOGO EM RUSSAS


Nesta quarta-feira, dia 27, por volta das 13h20min, na CE 356, (Estrada da Fruta), durante uma tentativa de abordagem a dois indivíduos em atitude suspeita, os mesmos ao perceberem a aproximação da polícia, conseguiram fugir utilizando uma motocicleta, e abandonaram no local uma Espingarda Cal. 36 mm, que foi apreendida e apresentada na DRPC local, para as medidas cabíveis. Os suspeitos não foram identificados até o momento.

Discussão em coletivo termina com PM baleado 09h22 | 28.05.2015


Uma discussão em um coletivo que fazia a linha Siqueira/Papicu/Washington Soares terminou com um policial militar baleado, na manhã desta quinta-feira (28). De acordo com uma testemunha do fato, um passageiro se desentendeu com o motorista e o PM tentou defender o profissional, mas a discussão evoluiu para uma luta corporal. Já fora do ônibus, o homem efetuou um disparo contra o militar.
O passageiro teria se irritado porque omotorista passou do ponto em que ele solicitou e o agrediu verbalmente. O PM interveio e isto teria acirrado ainda mais os ânimos. O  disparo aconteceu fora do coletivo, logo após o suspeito e o PM desembarcarem, na Avenida Washington Soares. 


materia DN imagens plantão do Ceará

OPORTUNIDADE DE EMPREGO SINE / IDT RUSSAS


                         28 de Maio de 2015 - OPORTUNIDADE DE EMPREGO  SINE / IDT RUSSAS
OCUPAÇÃO REQUISITOS DA VAGA

AUXILIAR DE ESCRITÓRIO 1 ENS. MÉDIO COMPLETO; TER EXPERIÊNCIA EM SERVIÇO DE SETOR PESSOAL.

CUIDADOR DE IDOSOS 1 ENS. FUND. COMPLETO; EXPERIÊNCIA NA OCUPAÇÃO.
EMPREGADA DOMÉSTICA 1 ENS. FUND. INCOMPLETO; EXP. NA OCUPAÇÃO; DISPONIBILIDADE P/ TRABALHAR EM FORTALEZA.

MECÂNICO DE MOTOCICLETAS 1 ENS. FUND. COMPLETO; EXERIÊNCIA NA OCUPAÇÃO.

PEDREIRO 5 ENS. FUND. INCOMPLETO; EXPERIÊNCIA COMPROVADA NA OCUPAÇÃO.
TÉCNICO DE ENFERMAGEM 1 CURSO TÉC. DE ENFERMAGEM CONCLUÍDO; REGISTRO NO COREN; DESEJÁVEL EXP. NA OCUPAÇÃO.

TRABALHADOR RURAL 3 EXPERIÊNCIA COMPROVADA NA OCUPAÇÃO.
VENDEDOR DE SERVIÇOS 1 ENS. MÉDIO COMPLETO; CNH "A"; EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE VENDAS.

VENDEDOR DE SERVIÇOS 1 ENS. MÉDIO COMPLETO; EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE VENDAS.

VENDEDOR INTERNO 2 ENS. MÉDIO COMPLETO; EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE VENDAS.

VENDEDOR INTERNO 1 ENS. MÉDIO COMPLETO; EXPERIÊNCIA COMPROVADA COM VENDA DE CONFECÇÕES
VENDEDOR PRACISTA 3 ENS. MÉDIO COMPLETO; DESEJÁVEL EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE VENDAS.


SINE/IDT de Russas  localizado à Av. Cel. Araújo Lima, 1458-A – Centro.   Atendimento - 08:00 às 17:00

Aeronave da Avianca faz pouso de emergência em São Paulo

Um avião da companhia aérea Avianca, que vinha de Bogotá, na Colômbia, fez pouso de emergência na manhã desta quinta-feira (28) em Guarulhos, em São Paulo. A aterrissagem foi feita 14 minutos antes do previsto: o Boeing 787 deveria chegar às 5h45, mas pousou às 5h31.
238 passageiros e mais 10 tripulantesestavam a bordo da aeronave. Segundo a concessionária GRU Airport, que administra o aeroporto, ninguém que estava no voo 0085 ficou ferido.
A Avianca afirmou que uma "anormalidade técnica" em um dos motores foi atestada pelo comandante já próximo de Cumbica. Logo após, o esquema de emergência do aeroporto foi acionado e os bombeiros mobilizados, mas nenhum problema ocorreu durante o pouso.
Segundo a companhia, uma equipe de manutenção irá verificar as causas da falha. Às 14hs desta quinta a aeronave deve retornar a Bogotá com 128 passageiros, mas a Avianca não informou com quantos tripulantes.


Ônibus tomba na BR-222 e deixa três feridos


Três pessoas ficaram feridas após o ônibus de uma empresa de viagens tombar na BR-222, km 13, na altura do município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O veículo transportava cerca de 30 trabalhadores, com destino ao Pecem. 
A Polícia Rodoviária Federal (PRF-CE) informou que, no momento do acidente, a pista estava molhada, devido a chuva que caiu no início deste manhã.
O motorista não teria mantido distância do veículo da frente e acabou perdendo o controle da direção durante uma frenagem. Com isso, o ônibus saiu da pista e caiu em um barranco. 
Uma equipe da PRF esteve no local para orientar o trânsito na rodovia. Devido o acidente, o trânsito na via ficou bloqueado para a retirada do veículo. Apesar do susto, não houve vítimas e os feridos já foramsocorridos

Ceará está próximo de anunciar centroavante Rodrigo Silva


Encostado no América-MG e com boa passagem pelo futebol nordestino, o centroavante Rodrigo Silva está próximo de fechar com o Ceará e reforçar o ataque alvinegro, desfalcado com a saída de Magno Alves e com a lesão de Assisinho, que não jogará mais neste ano de 2015.
Segundo o Gerente de Futebol do Alvinegro,Diego Cerri, o clube tem "conversas avançadas com o atleta e, se concretizar (o acordo), ele pode ser apresentado ainda nessa semana".
Rodrigo Silva se destacou com a camisa doABC de Natal entre 2012 e 2014, período em que marcou 43 gols em 77 partidas e atraiu os olhares de outras equipes. Contratado pelo Coelho para a temporada de 2015, ele não agradou, anotou apenas 1 gol em 9 jogos e ficou fora dos planos da equipe mineira.
Confira a ficha técnica de Rodrigo Silva:
 
Nome: Rodrigo Silva
Data de nascimento: 15/06/83 (31 anos)
Naturalidade: Florianópolis/SC
Posição: Atacante
Altura: 1,83m
Histórico: Figueirense, Corinthians-AL, Nacional (POR), Leixões (POR), União Leiria (POR), Estoril (POR), Criciúma, ABC, América-MG
Vovô quer contar com mais um atacante
Titulares na conquista da Copa do Nordeste, Magno Alves se transferiu para o Fluminense eAsssisinho rompeu os ligamentos cruzados do joelho direito, deixando lacunas no ataque do Ceará.
Para reforçar a posição para a Série B do Campeonato Brasileiro, o Vovô já contratou por empréstimo o jovem Vinícius, revelado pelo Palmeiras.
Entretanto, a diretoria alvinegra entende que precisa de mais um jogador para atuar como segundo atacante ou pelas pontas. "O Vinícius é um jogador de velocidade, que a gente já queria ter. Com a lesão do Assisinho, a gente quer mais um", revelou Cerri.
Segundo o Gerente de Futebol, alguns jogadores já estão sendo especulados pelo Alvinegro de Porangabuçu, que procura por um atleta "que tenha personalidade para vestir a camisa do Ceará e sentir a pressão".

CRIANÇA É TRATADA COMO CÃO, COM COLEIRA E COMIDA NO CHÃO, Revoltante.


Aconteceu nas Filipinas.
Um fato vem deixando a Filipinas revoltada, não só mesmo a Filipinas mas como o mundo, uma mãe divulgou umas imagens que vem deixando a todos horrorizado.
Ela trata seu filho como um cachorro, , isso mesmo que você leu, um cachorro, mantinha o pequenino em uma coleira e dava comida e água em uma vasilha no chão.
O governo das Filipinas ao ter o conhecimento das imagens tratou  de ir atras dessa “mãe” se é que podemos chamar de mãe.
Ela foi encontrada, justificou que foi apenas uma brincadeira, mas foi encaminhada para tratamento psiquiátricos. fonte brasileiro revoltado.

Governo Federal libera R$ 25 milhões para Saúde no Ceará


Após semanas de enfoque sobre a necessidade de mais verba da União para o Estado, o Ministério da Saúde anunciou, ontem, a liberação imediata de R$ 25,7 milhões referentes a recursos retroativos para o Ceará. A decisão do ministro Arthur Chioro ocorreu durante reunião com o governador Camilo Santana, em Brasília, nessa quarta-feira.
Ao todo, 26 municípios foram contemplados com o repasse federal, entre gestão estadual e municipal. Além da capital cearense, o montante será dividido entre as cidades de Aracoiaba, Barbalha, Baturité, Beberibe, Canindé, Crateús, Eusébio, Horizonte, Iguatu, Itapipoca, Itapiúna, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Mulungu, Pacoti, Pentecoste, Piquet Carneiro, Quixadá, Russas, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tauá, Várzea Alegre e Granja.
O recurso ressarcirá os municípios em gastos com serviços de custeio e qualificação de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos tipos I, II e III, criação de Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo I e II e Centros de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas (CapsAD), além da criação de Unidades de Acolhimento infanto-juvenil e adulto.
Do total de R$ 25 milhões, aproximadamente R$ 10 milhões serão destinados para suprir os gastos com serviços na Capital e o restante no Interior.
O governador Camilo Santana avaliou o encontro como técnico e positivo e afirmou que continuará trabalhando para garantir mais recursos para a Saúde no Ceará. Segundo ele, o Ministério quer, agora, dados detalhados sobre investimentos feitos pelo Estado e pelo Governo Federal para corrigir distorções.
Estiveram presentes na reunião, também, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, os secretários de Estado, Mauro Filho (Fazenda) e Henrique Javi (Saúde), o deputado federal Odorico Monteiro e o líder do PT na Câmara dos Deputados, José Guimarães.
Interesse
Para o líder governista, o Ministério da Saúde deixou claro o interesse do Governo Federal em socorrer a Saúde no Ceará. Guimarães avaliou não faltar vontade da União, mas, sim, recursos disponíveis.
Após o encontro, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, reconheceu que a situação nos hospitais de Fortaleza é crítica. O Sindicato dos Médicos do Ceará chegou a computar até mais de 420 pessoas internadas nos corredores das principais instituições hospitalares da Capital.
Apesar do repasse garantido ontem, o valor é apenas 10,8% do total requerido (R$ 236 milhões) como retroativo pelo governador à presidente Dilma Rousseff, em encontro na semana passada. Na ocasião, havia sido solicitado, também, o aumento de R$ 290 milhões no teto do financiamento por parte da União para a alta e média complexidade. O Estado recebe do Governo Federal, atualmente, média de R$ 1,5 bilhão para gastos nessa área específica da Saúde e precisaria do aumento para R$ 1,8 bilhão.
O reajuste foi solicitado para garantir a manutenção das pactuações e ações em andamento, fortalecer a rede estadual de Saúde nas 22 microrregiões e possibilitar a manutenção da rede hospitalar especializada.
"Corredômetro"
Levantamento de ontem do Sindicato dos Médicos do Ceará mostrou que 265 pacientes esperavam assistência nos corredores das unidades. Segundo o "Corredômetro", 61 estavam nas UPAs, 21 no Instituto Dr. José Frota (IJF), 37 no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), 55 no Hospital de Messejana, 43 no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), dez no Hospital São José, oito no Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto e 30 no Hospital Regional do Cariri.
Segundo o Sindicato, os números do IJF tiveram como base a ronda realizada de manhã e, no HGF, 24 pacientes aguardavam transferência para leitos, além dos 37 nos corredores.
Renato Bezerra/Rose Ane Silveira
Repórter/Sucursal Brasília

PARA O EXECUTIVO: Câmara aprova emenda que põe fim à reeleição

Brasília. Com o apoio de governistas e da oposição, o plenário da Câmara aprovou na noite de ontem, em primeiro turno, proposta de emenda à Constituição que acaba com a reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos. Foram 452 votos a favor e 19 contra, além de 1 abstenção. O deputado Arnon Bezerra (PTB) foi o único cearense a votar contra.
A medida tem que ser aprovada ainda em 2º turno e, após isso, segue para o Senado, onde também precisa do apoio mínimo de 60% dos parlamentares.
Se entrar em vigor, a medida valerá para os prefeitos eleitos em 2016 e para o presidente e governadores eleitos em 2018.
Ou seja, quem se elegeu em 2012 e 2014 e não está cumprindo o segundo mandato consecutivo ainda pode tentar a reeleição em 2016 ou 2018. Hoje, a Câmara deve votar a proposta de ampliar os mandatos de quatro para cinco anos. A tendência é de aprovação.
Histórico
Sob forte oposição do PT, a reeleição para o Executivo foi aprovada pelo Congresso Nacional em 1997 sob o comando do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que queria disputar um novo mandato no ano seguinte. Ele governou de 1995 a 2002. A aprovação da emenda ocorreu debaixo de grande polêmica devido à revelação, feita pela Folha de São Paulo, da compra de votos para a aprovação da proposta. FHC acabou reeleito em 1998.
O PT, que chegou ao governo federal em 2003, já disputou e venceu por duas vezes a reeleição, com Luiz Inácio Lula da Silva (em 2006) e Dilma Rousseff (2014). Na sessão de ontem, todos os partidos orientaram o voto favorável ao fim da reeleição.
"A reeleição cumpriu o seu papel histórico, temos que caminhar para um novo ciclo", disse o deputado Marcus Pestana (PSDB-MG), um dos deputado mais próximos ao presidente nacional do PSDB, Aécio Neves.
"Votei a favor da reeleição na época e me arrependi amargamente. O instituto da reeleição é para países desenvolvidos, não para países em construção como o Brasil. A reeleição trouxe vários malefícios para o país", discursou o deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR).
"O modelo não se mostrou produtivo para o país, houve muitas distorções", reforçou o líder da bancada do PMDB, Leonardo Picciani (RJ).
Embora os petistas tenham sido discretos na sessão, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), afirmou que não vê problema na decisão. "Quem criou a reeleição foi o PSDB, ou seja, quem pariu Mateus que o embale. Defendo o fim da reeleição, com mandato de cinco anos", disse.
Financiamento privado
Mesmo após o plenário da Câmara rejeitar na véspera o financiamento privado das campanhas políticas, o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), quebrou um acordo político que havia feito e, com apoio da oposição, aprovou ontem a inclusão na Constituição da permissão de doações eleitorais de empresas para partidos. Foram 330 votos a favor, 22 a mais do que o mínimo necessário (308), contra 141 votos. Houve 1 abstenção.
Na terça-feira (26), o plenário havia dado um apoio insuficiente para aprovar a medida - 266 votos, 44 a menos do que o necessário para que houvesse mudança na Constituição.
Ontem, oito deputados cearenses mudaram o voto em relação ao financiamento privado, dos quais sete foram favoráveis à proposta. Com expectativa de que aprovaria a medida com folga, Cunha havia acertado com os partidos que aquela seria a única votação sobre o tema. Ao ser derrotado, porém, recuou e disse que havia se equivocado na terça-feira.
"Havia um acordo, agora vamos mudar? Isso é um escândalo. Não pode, senão ninguém segura mais nada", disse o deputado José Guimarães.
A proposta terá que passar ainda em segundo turno na Câmara e, após isso, segue para o Senado. Lá também precisa ter o apoio de pelo menos 60% dos senadores para entrar em vigor.
O que muda
A medida insere na Constituição a permissão de as empresas doarem exclusivamente para os partidos políticos, que repassariam os recursos para os candidatos.
Os políticos poderão receber diretamente o dinheiro doado por pessoas físicas. Lei posterior poderá ser editada para estabelecer novos limites às doações e ao gasto de cada campanha.
Hoje já há limite para as doações de empresas privadas e de pessoas físicas.
A medida traz o risco da volta de doações ocultas, já que não há no texto a determinação de que haja a declaração detalhada da origem e destino das doações recebidas, como ocorre hoje.
Atualmente as empresas são as principais responsáveis por injetar dinheiro nas campanhas. Candidatos recebem também recursos públicos para suas candidaturas. O financiamento público é uma bandeira do PT.
Durante todo o dia Cunha pressionou aliados a angariar os votos que faltaram na véspera, inclusive dentro do PMDB, que registrou 14 traições. E voltou a afirmar às pequenas legendas, segundo deputados, que um voto contrário representaria a aprovação nos próximos dias do endurecimento das regras para a subsistência dos nanicos.
O objetivo da medida é tentar barrar a tendência de o Supremo Tribunal Federal proibir o financiamento privado das campanhas. O tribunal já formou maioria nesse sentido, mas o julgamento está suspenso há um ano por pedido de vista do ministro Gilmar Mendes.

Deputados aprovam fim da reeleição para presidente, governador e prefeito

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (27), por 452 a favor, 19 contra e uma abstenção, o fim da reeleição para presidente da República, governador e prefeito. A votação foi parte da série de sessões iniciada nesta semana, destinada à apreciação das propostas de reforma política.

O texto do fim da reeleição, de autoria do relator, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), não altera o tempo atual de mandato (quatro anos), mas, nesta quinta-feira (28), o plenário analisará a ampliação da duração do mandato para cinco anos. Antes de votar o fim da reeleição, os deputados rejeitaram nesta quarta o financiamento exclusivamente público das campanhas e aprovaram a doação de empresas a partidos, mas não a candidatos.

A proposta de emenda à Constituição da reforma política começou a ser votada no plenário nesta terça (26). Por decisão dos líderes partidários, cada ponto da PEC, como o fim da reeleição, será votado individualmente, com necessidade de 308 votos para a aprovação de cada item. Ao final, todo o teor da proposta de reforma política será votado em segundo turno. Se aprovada, a PEC seguirá para análise do Senado.

Fim da reeleição
Pelo texto aprovado pelos deputados, a nova regra de término da reeleição não valerá para os prefeitos eleitos em 2012 e para os governadores eleitos em 2014, que poderão tentar pela última vez uma recondução consecutiva no cargo. O objetivo desse prazo para a incidência da nova regra foi obter o apoio dos partidos de governantes que estão atualmente no poder.

Durante a votação em plenário, os líderes de todos os partidos orientaram que os deputados das bancadas que votassem a favor do fim da reeleição.

“O entendimento da nossa bancada é que [a reeleição] foi um instrumento que não se mostrou produtivo para o nosso país”, disse o líder do PMDB, Leonardo Picciani (RJ).

Também defensor do fim da reeleição, o líder do Solidariedade, Arthur Maia (BA), argumentou que o uso da máquina pública pelo governante que está no poder torna desigual a disputa com outros candidatos.

“É desigual e injusto alguém disputar eleição contra o governante que está no poder com todos os favorecimentos que este poder proporciona”, discursou.

O líder do PT, Sibá Machado (AC), defendeu o fim da reeleição, com a manutenção do mandato de quatro anos.

“Nossa bancada vai orientar o voto sim, pelo fim da reeleição. Todos nós sabemos que a reeleição foi introduzida por um governo do PSDB”, declarou.

O PSDB também defendeu acabar com a possibilidade de reeleição, ressaltando porém, que essa regra “cumpriu o seu papel histórico”.


“A avaliação da bancada é que devemos caminhar para um novo ciclo, pelo fim da reeleição com mandato de cinco anos. Amanhã [quinta[, discutiremos o período do mandato”, disse o deputado Marcus Pestana (PSDB-MG).

Fontes: G1




Polícia Federal vai até sede da CBF no Rio


Integrantes da Polícia Federal irão até a sede da Confederação Brasileira de Futebol ainda nesta quarta-feira (27), confirmou à Folha de S.Paulo o secretário geral da entidade, Walter Feldman.

Sete policiais federais e dois procuradores da República estiveram no fim da tarde desta quarta (27) na sede da empresa de marketing esportiva Klefer, do empresário Kleber Leite, que está sendo investigada no caso de corrupção entre dirigentes esportivos, confederações e empresas.

Os mesmo funcionários estão com mandado para busca e apreensão na sede da entidade que comanda o futebol brasileiro. "Vamos recebê-los e terão acesso a tudo o que precisarem", disse Feldman.

Eles serão recebidos por Regina Sampaio, gerente jurídica da entidade, e membros do departamento de patrimônio.

O ex-presidente da CBF José Maria Marin, 83, e outros seis dirigentes da Fifa foram detidos nesta quarta-feira (27) pela polícia suíça em uma operação surpresa, realizada a pedido das autoridades dos Estados Unidos. Os cartolas são investigados pela Justiça americana em um suposto esquema de corrupção.

Fontes: Diário do Nordeste



Câmara dos Deputados aprova doações de empresas a partidos políticos

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o financiamento privado de campanhas com doações de pessoas físicas e jurídicas a partidos políticos e de pessoas físicas a candidatos, concluindo a análise deste item na votação da reforma política, segundo a Agência Câmara.

A emenda do deputado Celso Russomanno (PRB-SP) teve 330 votos favoráveis, 141 contrários e 1 abstenção. Os limites de arrecadação e os gastos de recursos para cada cargo eletivo deverão ser definidos em lei, afirmou a agência.

Mais cedo, os deputados rejeitaram a emenda do deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ), que previa o financiamento exclusivo de campanhas com recursos públicos, e a proposta da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) sobre doação de pessoas físicas a partidos políticos.

A emenda que incluía o financiamento de campanha por empresas na Constituição não havia sido aprovada na véspera pelos parlamentares, que também rejeitaram todas as propostas de mudança no sistema eleitoral para eleições legislativas, incluindo a conhecida como "distritão".

Tanto o distritão quanto o financiamento empresarial eram defendidos pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que viu as duas propostas serem derrotadas pelo plenário da Casa.

Em decisão que gerou polêmica no plenário, Cunha decidiu colocar novamente em votação nesta quarta-feira o financiamento empresarial, apesar de a matéria ter sido rejeitada pelos deputados na terça-feira.

A decisão do presidente foi criticada por deputados, entre eles do PT, do PSB e do PSOL, que enxergaram na manobra um golpe de Cunha contra uma decisão do plenário que o desagradou.

Fontes: Diário do Nordeste