-->

domingo, 5 de julho de 2015

Governo volta a discutir pendências do Fies


Definidas as novas regras para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), a discussão com o governo, segundo as instituições privadas de ensino superior, deverá voltar aos contratos firmados, que ainda têm questões pendentes.

O diretor executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior, que representa mais de 800 mantenedoras e instituições, Sólon Caldas, diz que uma das questões a ser resolvida é o pagamento de parte da mensalidade por estudantes que possuem o benefício.

Nessa semana, a Agência Brasil publicou matéria que mostra que o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) está cobrando dos estudantes a diferença entre o valor financiado pelo Fies e o reajuste da mensalidade de 2015.

Para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia do MEC responsável pelo Fies, a cobrança não pode ser feita e os alunos devem procurar o ministério e, se tiverem pado, receber o dinheiro de volta.

Caldas explica que a cobrança não se restringe à UDF: "Todas as instituições estão cobrando. Os alunos vão pagar isso agora e, se a negociação avançar no sentido de o governo arcar com a diferença, ele vai reembolsar às instituições, que repassarão o valor aos alunos".

Neste ano, o MEC restringiu o financiamento a cursos com mensalidades que tiveram um aumento em relação à de 2014 de até 6,41%. A maioria das instituições, no entanto, reajustou o valor em cerca de 9%, e o reajuste foi feito antes de o limite ser divulgado. Isso gerou impasse na renovação dos contratos dos alunos. O ministério passou a aceitar as renovações, mas ainda não há um acordo sobre quem arcará com a diferença.

O Fies é um programa do governo que oferece financiamento em instituições privadas de ensino superior à condições mais vantajosas que no mercado. Atualmente, cerca de 2,1 milhões de contratos estão ativos. No segundo semestre de 2015, serão disponibilizadas 61,5 mil novas vagas pelo fundo.


Agência Brasil


Icasa perde para o Botafogo-PB e segue sem pontuar na Série C

O Icasa lutou, mas não foi dessa vez que conseguiu sua primeira vitória na Série C. Na tarde de ontem, o Verdão do Cariri foi derrotado por 2 a 0 pelo Botafogo-PB, no estádio Almeidão, em João Pessoa, e amargou sua sexta derrota em seis jogos na competição.

Com várias mudanças, o time do técnico Maurílio Silva até entrou em campo com uma postura diferente dos últimos jogos, e criou oportunidades de gols. Em duas delas, acabou parando na trave. Mas os desperdícios foram muitos e o Botafogo-PB não perdoou.

Os gols da vitória dos donos da casa foram marcados por Nata, aos seis minutos do primeiro tempo, e André Cassaco, aos 38 da etapa final. Este segundo causou grande polêmica, pois os jogadores icasianos alegaram que a bola não entrou.

"A equipe melhorou, criou chances, mas a bola não entrou. Tivemos um vacilo no primeiro gol e fomos prejudicado no segundo, porque a bola não entrou", avaliou o atacante Rodrigo Dantas após o jogo.

Com a derrota, o Alviverde segue acumulando duas marcas negativas: o de lanterna do Grupo A da Série C e o de pior time entre as três divisões do Campeonato Brasileiro, já que é o único até aqui que ainda não pontuou.

O Icasa volta a campo no próximo sábado (11), para tentar somar os primeiros pontos na tabela contra o Águia de Marabá, às 16 horas, no estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte.




Seca o terceiro maior reservatório de água do Ceará


Há três modos significativos de se medir a situação hídrica do açude Banabuiú, o terceiro maior reservatório de água do Ceará, localizado no município homônimo (a 214,3 quilômetros de Fortaleza).

No monitoramento do Portal Hidrológico do Ceará (www.hidro.ce.gov.br), elaborado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o açude está com 1,11% do volume total (registro da última sexta-feira, dia 3, data de fechamento desta matéria).

O POVO Online



CRIANÇA DE 05 ANOS É ASSASSINADA A TIROS


Mossoró (282 km de Natal). De acordo com as primeiras informações da Polícia Militar, Fraciélio Florêncio da Silva e sua mulher estavam em um bingo na Vila Maísa acompanhados de seus dois filhos, momento em que Franciélio resolveu voltar para casa antes do término do evento. 

Ele retornava em uma motocicleta para sua residência com seus 02 filhos, sendo um menino e uma menina quando ao passar por um mata-burro foi surpreendido por um arame farpado esticado na estrada que segundo a polícia, foi colocado pelo criminoso. Ao bater no arame, os três caíram da moto e o assassino que estava escondido próximo ao local começou a efetuar os disparos em direção às vítimas. 

Apenas Kauã Brito da Costa de 05 anos foi atingido pelos disparos e acabou morrendo no local. O pai do garoto e a filha conseguiram correr e escapar dos disparos. O criminoso fugiu após praticar o crime, mas já foi identificado pela polícia. Segundo relatos de Franciélio, ele teria se desentendido com o acusado há alguns meses atrás. O corpo da vítima foi recolhido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) da cidade. 

A Delegacia Especializada em Homicídios (DEHOM) investiga o caso e trabalha na tentativa de localizar o autor do crime.


Noticiasplantaopolicial


Cinco presos fogem da cadeia pública de Itapajé


Um dos presos já tinha fugido outras duas vezes. 
Cinco detentos fugiram da cadeia pública do município de Itapajé, distante 139 quilômetros de Fortaleza, na tarde do sábado (4). De acordo com a Polícia, os presos fizeram um buraco no teto de uma das celas e escaparam
Os  foragidos foram identificados como Jadson Ribeiro do Nascimento, Luís Fernando Cruz Albuquerque, Felipe Andrade da Silva, Emanoel Cruz de Sousa, mais conhecido como "Umbigão" e Antônio de Sousa Filho, também conhecido por "Sérgio Malandro".
Os detentos estavam presos pelos crimes de latrocínio, roubo e tráfico de drogas. Segundo a Polícia, um dos fugitivos escapou da prisão três vezes.  Após a fuga, o grupo foi visto em um terreno nas proximidades da cadeia.
Populares acionaram uma viatura do Batalhão de Policiamento Comunitário BPCom Ronda, mas quando a viatura chegou ao local, os suspeitos já tinham saído.  Até o momento, nenhum preso foi recapturado.


Fortaleza vence mais uma e díspara na liderança


Fortaleza bate o América/RN por 1 a 0 na Arena Castelão e se mantém firme na liderança do Grupo A 
O Fortaleza está cada vez mais líder do Grupo A da Série C do Campeonato Brasileiro. Na noite desse sábado, na Arena Castelão, o Leão bateu o América de Natal por 1 a 0 e manteve uma ótima distância para seus concorrentes na luta pelo acesso à Segundona em 2016. 
A equipe do Pici chegou aos 16 pontos após seis rodadas, deixando o Dragão com oito, na 5ª colocação da chave e abrindo mantendo cinco pontos para o Salgueiro, 2º lugar.
Na próxima rodada, o Fortaleza volta a sair de casa, desta vez para encarar o Confiança, em Aracaju (SE), no próximo sábado (11), às 16h. No mesmo dia, o América/RN recebe o Cuiabá, em Natal, às 19h.
O jogo
Ainda enquanto as duas equipes se estudavam na partida, o Tricolor abriu o placar, aos 6 minutos. Lima aproveitou a sobra após cruzamento de Corrêa e marcou para o time da casa. Depois do gol, o América não se abalou e mostrou disposição para sair para buscar o empate. Mas foi o Fortaleza que esteve mais perto do segundo gol. Aos 28 minutos, o chute de Lúcio Maranhão acertou a trave de raspão depois que o atacante leonino conseguiu se desvencilhar da defesa potiguar e chutar de bico.
Classificação do grupo A 

O confronto de ontem, que encerrou um longo período sem que a equipe da Capital atuasse em casa – o Leão não jogava no Castelão desde o último dia 7 de junho, quando empatara com o ASA em 1 a 1, devido à parada para a Copa América – , além do triunfo tricolor, marcou a estreia do goleiro Ricardo Berna e do lateral-esquerdo Thallyson. 
O primeiro teve atuação segura, não assustando a torcida da casa quando exigido, o que pode proporcionar uma maior tranquilidade ao time cearense nos próximos jogos, uma vez que nem Deola nem Erivélton se firmou na posição. O segundo, por sua vez, entrou apenas na segunda etapa e teve atuação discreta.
Na volta do intervalo, a boa movimentação até se manteve nos minutos iniciais, mas a falta de imaginação do Dragão acabou deixando o Leão do Pici mais à vontade para chegar a sua quinta vitória na competição. Na melhor oportunidade, Pio perdeu a chance embaixo das traves de ampliar, aos 14 minutos.

Diário do Nordeste


Marinho estréia no Cruzeiro com gol e boa atuação

Jogador agradou torcida e colegas, sofreu faltas e deixou sua marca 

O atacante Marinho começou muito bem sua jornada pelo Cruzeiro, após sair do Ceará no fim do mês passado. Com a camisa 37, ele marcou o gol que garantiu a vitória da raposa contra o Atlético-PR, no Mineirão, por 2 a 0, pela Séria A do Campeonato Brasileiro
Marinho ficou nacionalmente conhecido após dar entrevista hilária na TV depois do empate entre Ceará e Santa Cruz, pela Série B. O "meme" virou até samba na internet. Mas não foi só pela espontaneidade nas entrevistas que o atacante deixou sua marca. Durante a passagem pelo Alvinegro, foi um dos destaques, com velocidade e gols.

Diário Online