-->

quarta-feira, 15 de julho de 2015

PM prende em Russas-CE bandido que matou policial militar em assalto aos Correios no Rio Grande do Norte


A policia militar da cidade de Russas-CE, sem saber da periculosidade de um elemento, realizaram um cerco após o mesmo tentar se evadir de uma abordagem policial no final da manhã desta quarta feira 15 de julho 2015, no Sítio Retiro zona rural do município. De acordo com as primeiras informações ele tentou fugir de uma abordagem e foi cercado dentro de uma residência, onde ele fez reféns na casa. Após se entregar e ser levado para a Delegacia Regional de Russas-CE, os policiais militares descobriram que o elemento se trata de Luciano Braga Matias, 27 anos e estava sendo procurado pela Polícia Federal, por ter participado e matado um policial militar do Rio Grande do Norte, durante um assalto a Agência dos Correios da cidade de Major Sales-RN, crime ocorrido no dia 11 novembro de 2014, relembre aqui. Segundo informações do PC Alex Nicol ele foi preso com um revólver cal 38 com cinco munições intactas, e confessou ter matado o policial do RN. Ele está sobre custódia na DP de Russas-CE aguardando o delegado para prestar seu depoimento, assim como a Polícia Federal.




Preso acusado de matar PM confessando o crime:


Veja o vídeo da troca de tiros e a Matéria veículada pelo blog 'passando na hora' no dia 11/11/2014

VÍDEO MOSTRA TROCA DE TIROS ENTRE POLICIAL MILITAR E ASSALTANTE NA AGÊNCIA DOS CORREIOS DA CIDADE DE MAJOR SALES-RN

Imagens de câmera de segurança mostram o desespero de clientes e a troca de tiros entre Policial Militar e assaltante no interior da agência dos correios no municipio de Major Sales-RN.O fato ocorreu na tarde do dia 11 de novembro de 2014,e culminou com a morte do soldado Alexandro Oliveira, de 34 anos de idade. Após ser baleado o soldado foi socorrido para o Hospital Regional de Pau dos Ferros e não resistiu a gravidade dos ferimentos. Durante um cerco na zona rural de Major Sales, houve troca de tiros e um suspeito morreu. A PM ainda prendeu um segundo suspeito de envolvimento no assalto.



Com informações do Blog Passando na Hora de Mossoró


CRISE: Saúde de Barbalha paralisada há 3 meses


Barbalha. Dois dos principais municípios da região do Cariri estão enfrentando sérios problemas na saúde pública. Profissionais médicos da cidade de Juazeiro do Norte se reuniram, nesta terça-feira (14), com representantes dos servidores públicos do município (Sisemjun) para traçarem estratégias a fim de encerrar a greve.

No entanto, o quadro mais crítico é o de Barbalha, com o setor paralisado há três meses. Ainda na manhã de ontem, um café da manhã, com direito a bolo e banda de música, marcou os 90 dias de greve. Médicos, enfermeiros, servidores de nível médio e técnico da cidade se uniram defronte à Secretaria Municipal de Saúde para protestarem contra as "péssimas condições de trabalho e baixos salários", conforme relatou Jaqueline Filgueira, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Barbalha (Sindmub).

A sindicalista alertou para os prejuízos da greve e a falta de diálogo por parte do gestor municipal, Zé Leite (PT). "A população mais carente é a mais afetada. Estamos operando na parte laboral com 50% do nosso quadro, o que representa mais de 110 médicos em total paralisação". Ela relata que o objetivo da manifestação é "manter vivo o movimento e tentar sensibilizar o prefeito que tem sido insensível com a causa".

Os grevistas justificam a paralisação, não só pela defasagem salarial, mas por acréscimo no quadro de profissionais que possam atender à grande demanda do município, além de requerem equipamentos de trabalho, reformas dos prédios que abrigam as unidades de saúde. Outra pauta bastante reivindicada é o incentivo repassado às categorias por meio do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade Básica (PMAQ-AB) que é realizado por meio de decreto.

Segurança
"Queremos que o valor seja repassado por meio de um projeto de lei. Decreto, o prefeito cumpre e descumpre quando quiser", acrescentou Jaqueline. Para amanhã (16), o Sindmub agendou uma assembleia para ser debatida a agenda de mobilização da semana seguinte. Já são três meses de greve com mais de 110 profissionais paralisados. Dos 17 enfermeiros, 15 aderiram à greve. Dos 17 dentistas, 14 estão paralisados. O movimento já atinge 22 postos de saúde, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS infantil), o Centro Materno Infantil e o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO).

O prefeito de Barbalha, Zé Leite, não foi localizado pela reportagem, assim como a secretária de Saúde, Desirée de Sá Barreto, para falar sobre assunto.
Ministério Público

O Ministério Público Federal (MPF) entregou, na semana passada, um plano de trabalho elaborado para execução na área da saúde aos gestores de Juazeiro do Norte.
A versão final do documento conta com 44 páginas. O plano é resultado de intervenção realizada pelo MPF no sistema de Saúde do Município.

André Costa
Colaborador

Vale em Destaque


Aprovada emenda que limita tempo de propaganda eleitoral de coligações


O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou emenda aglutinativa do deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ) ao projeto de lei da minirreforma eleitoral que limita, nas eleições majoritárias, a distribuição do tempo de propaganda eleitoral, na coligação partidária, ao tempo conseguido com as seis maiores bancadas dessa coligação.

Nas eleições proporcionais, valerá a soma de todas as bancadas na Câmara dos Deputados.

A emenda também aumenta de 10% para 25% o tempo da propaganda eleitoral no qual poderão aparecer apoiadores do candidato.

Os deputados também aprovaram a emenda que não suspende o registro do partido responsabilizado pela Justiça Eleitoral por falta de prestação de contas ou sua desaprovação total ou parcial. O partido, no entanto, estará sujeito a outras punições.

(Agência Câmara Notícias)



Camilo convoca Balhmann para ocupar cargo


O deputado federal Antônio Balhmann (Pros) assumirá como titular da Assessoria de Assuntos Internacionais do Governo. Aceitou convite de Camilo Santana e, assim, abre vaga para Vicente Arruda (Pros).

A posse, no entanto, só mesmo em agosto. Essa assessoria internacional deverá ser acrescida da palavra “Estratégia” e ganhará status de secretaria.

E Balhmann, embarcará na próxima sexta-feira, para a Suécia. Não adiantou detalhes.


Prefeitura de Aquiraz antecipa metade do 13º salário dos servidores


O prefeito de Aquiraz, Antônio Guimarães, autorizou e a  Secretaria de Administração e Planejamento (Seap) iniciou, nesta quarta-feira , o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores do município. Foi antecipada a metade do desembolso.

As deduções relativas ao Imposto de Renda e ao INSS ocorrerão apenas no pagamento da segunda parcela, que acontecerá até o dia 20 de dezembro próximo. No total, 2.346 servidores receberão o benefício, somando o montante de R$ 2.483.366,89.

DETALHE – Aquiraz é uma das poucos prefeituras que conseguiu antecipar parcela do 13º salário. A coisa anda braba na grande maioria das gestões que, mesmo reclamando de crise e de redução no FPM, nunca fizeram o dever de casa:  cortar tantas secretarias e cargos comissionados que abrigam apadrinhados.

Blog do Eliomar


OCORRÊNCIAS POLICIAIS DE TERÇA PARA QUARTA NO VALE

RELATÓRIO DE OCORRÊNCIAS POLICIAIS E DE TRÂNSITO EM RUSSAS E REGIÃO JAGUARIBANA - VERIFICADAS NA ÁREA DO 1º BPM, DO DIA 14 PARA O DIA 15 DE JULHO DE 2015

CUMPRIMENTO DE MANDADO JUDICIAL EM ICAPUÍ
Nesta Terça(14), o Dr. Domingos José da Costa, Juiz de direito, titular da comarca de Jaguaruana-CE, ora respondendo por essa comarca de Icapuí-CE, por nomeação legal (07/07/215), havia solicitado a prisão de um indivíduo de nome: JACKSON REBOUÇAS DA COSTA, V. PAPIA , brasileiro, solteiro, alfabetizado, natural de Icapuí-CE, filho de Maria Luísa França, residente na vila Jardim paraíso, centro Icapuí em razão da decisão de fls.21/22 e seus versos, Processo:n.4309-27.2015.8.06.0089/0, Infração: Ameaça, que decretou a sua prisão preventiva para garantia da ordem pública.
Responsável pelo cumprimento do mandado: Francisco Everton Fernandes, inspetor de polícia Civil. Informação repassada pela permanência do Destacamento de Icapuí.

FUGA DA CADEIA PÚBLICA EM BEBERIBE
Nesta Terça(14), ao assumir o serviço do dia, um CB PM pelotão de Beberibe-CE que presta serviço na guarda da cadeia pública, como sempre costuma fazer ao assumir o serviço, verificou todos os acessos da cadeia, inclusive as instalações das celas no que condiz as grades que os presos serram. Na ocasião, o presente Cabo constatou uma alteração no serviço ao se deparar com uma das celas, a cela de número 03, com uma de suas grades de ferro serrada, dando a ocorrência de uma abertura para possíveis e eventuais fugas. Deste mesmo modo, o CB seguiu com sua verificação cotidiana e da mesma sorte notou outra abertura semelhante com características de ter sido serrada, só que desta feita tratava - se do postal que dá acesso ao pátio externo da cadeia, o local onde há o banho de sol todos os dias. Após notar essas as duas alterações, seguiu em direção a guarita onde lá estava uma amarração de lençóis, conhecida tipicamente por "Tereza", dando o aspecto de corda para a fuga. Concluindo que a fuga de presos desta cadeia tornara-se notória, acionou as equipes da polícia militar, BPTUR, RONDA e a equipe do destacamento da localidade de Serra do Félix, para a contagem dos presos, para verificação de que teriam sido aqueles que se evadiram. Estavam também na verificação dois Agentes penitenciários. Após a contagem de todos os presos foi verificada a falta de quatro presos da cela de número 03, no caso a cela que antes foi verificada pelo cabo, estando ela com uma de suas grades cerradas. Desta forma, prosseguiremos com a exposição dos nomes dos fugitivos, artigos os quais cumprem penas e dentre outros dados pessoais. 1° fugitivo -. Antonio Carlos Ribeiro Gomes, 18 anos; o mesmo deu entrada no presídio numa situação provisória em 22 de abril de 2015, respondendo aos Artigos 33 e a combinação de artigos 129 com o art.147 do código penal. 2° Fugitivo - Antônio Cássio Almeida da Silva, 26 anos; o mesmo deu entrada no presídio numa situação provisória em 16 de abril de 2015 respondendo aos artigos 157, 180 e o 288 do código penal. 3° Fugitivo - Francisco Gabriel Ferreira, 22 anos; o mesmo deu entrada no presídio numa situação provisória em 03 de março de 2015, respondendo ao artigo 157 do código penal com sua prisão decretada em flagrante. 4° Fugitivo - Valdiney da Silva Holanda, 21 anos; o mesmo deu entrada no presídio numa situação provisória em 11 de dezembro de 2014 respondendo aos artigos 121, parágrafo 2°, alínea IV, artigo 29 e em 04 de dezembro de 2012 foi preso também no artigo 14 do código penal. Desta feita, a delegacia de polícia civil de Beberibe-CE aguarda a comunicação formal do presidio de Beberibe-CE para a instauração do inquérito para a comprovação do ocorrido.

APREENSÃO DE DROGAS NA CADEIA PÚBLICA DE BEBERIBE
Nesta Terça(14), por volta das 09h30, realizamos a apreensão de certa quantidade de drogas no pátio da cadeia de Beberibe-CE. Tudo ocorreu no momento onde é conhecido como banho de sol, onde os presos ficam no pátio da cadeia e depois retornam aos seus locais de origem. Os Agentes perceberam a quantidade no meio dos detentos depois de ter sido lançada por alguém sobre o muro da cadeia. A droga foi lançada no pátio pouco antes das 09h30, ato percebido por outro Agente que lá também estava no momento do banho de sol. A quantidade lançada foi de 63g de maconha enrolada em saquinhos, onde de imediato o banho de sol foi encerrado para uma melhor apuração do pátio para ver se mais drogas teriam sido Lançadas.

PRISÃO EM FLAGRANTE POR TRÁFICO DE DROGAS EM BEBERIBE
Nesta Terça(14), por volta das 14h40, a Polícia Civil de Beberibe-CE solicitou um apoio depois de saber de uma informação sobre uma dupla que estaria traficando na localidade de Morro Branco em Beberibe-CE. Na ocasião a inspetora se deslocou juntamente com a PM até o Morro Branco. A informação foi de que os dois indivíduos estariam traficando em frente a uma casa no Morro Branco. Na ocasião os policiais adentraram na casa onde estes indivíduos estavam. A abordagem foi feita e de imediato com os dois nada foi encontrado. Ao prosseguir com a abordagem na casa, foi encontrada uma quantidade de crack 4,2g, equivalentes a 37 pedras de crack em sacos plásticos pequenos. Na ocasião foi encontrado uma quantidade de 400,00 reais em dinheiro fracionado, relógios, celulares, filetes, tesouras e carregadores. Desta feita, foi dada a voz de prisão em flagrante aos indivíduos. Seguem os dados dos indivíduos presos: o Sr. Antônio Osvaldino da Costa Monteiro, 21 anos, natural de Fortaleza - CE, este que é o filho do dono da casa onde ambos foram presos. Foi preso o outro indivíduo Hugo Arcanjo de Lima, 20 anos, natural de Fortaleza-CE. Assim, ambos permanecem presos de acordo com o artigo 33 da Lei de Tóxicos, com o inquérito de N°426 - 00153/2015.

PRISÃO PELA LEI SECA EM ARACATI
Nesta Terça(14), por volta das 16h00, na praia de Majorlândia, a composição da Policia Militar foi acionada via telefone funcional, para uma ocorrência acerca de uma ameaça entre irmãos, chegando ao local, foi abordado Francisco Sérgio Lima Ferreira, informando que seu irmão havia o ameaçado verbalmente, após diligências o acusado foi localizado próximo ao cemitério da referida localidade, pilotando uma moto CG Titan 12cc, de placa HWX – 2199, que foi identificado por TIAGO LIMA FERREIRA, 30 anos, em Aracati, residente na Av. Santo Antônio, Majorlândia. Feito a abordagem e nada encontrado, foi solicitado ao mesmo que fizesse o teste de Bafômetro, após realizado deu o resultado de 0,68 mg/L, o acusado foi conduzido a delegacia de Polícia Civil de Aracati, onde foi feito o procedimento nº 412-372/2015.

PRISÃO POR EMBRIAGUES AO VOLANTE E CRIME DE TRÂNSITO EM ICAPUÍ
Nesta Terça(14), por volta das 15h30, foi preso o senhor FRANCISCO ISIDORTO REBOUÇAS, de 45 anos de idade, residente à Rua dos Porfírios, S/Nº, no Centro de Icapuí-CE, pois o mesmo conduzia um veículo L200, de cor prata e de placas NUF-8037 de Mossoró-RN, fazendo “ZIG ZAG”, na CE-261, quando foi abordado pela PM onde foi verificado que o acusado apresentava-se em visível estado de embriagues e não possuía CNH (Carteira Nacional de Habilitação), desta forma ele foi conduzido a Delegacia de Aracati onde foi submetido ao teste do bafômetro tendo resultado 1,06mg/l, por estes motivos foi autuado em flagrante por embriagues ao volante e por conduzir veículo sem possuir CNH.

PRISÃO POR RECEPTAÇÃO DE MOTOCICLETA ROUBADA EM QUIXERÉ
Nesta Terça(14), por volta de 15h30, Os PMs faziam patrulhamento de rotina no distrito de Lagoinha / Quixeré-CE , que em determinado momento fizeram a abordagem de dois senhores numa motocicleta Honda , cor cinza , de placa NRA-2134 e verificou-se através de consulta no sistema de informação de polícia que a motocicleta em questão era fruto de roubo/furto , ocorrido no Rio Grande do Norte , que a equipe foi até a casa do senhor José Verdiano Da Silva, natural de Russa-CE , 38 anos de idade, residente no Sítio Ubaia , Quixeré-CE . Proprietário da motocicleta, tendo este confirmado ser sua a moto em questão, que diante das circunstâncias, a equipe deu voz de prisão a José Veridiano Da Silva e fez condução a DRPC de Russas para apresentação da ocorrência ao delegado de plantão, o mesmo foi autuado pelo art; 180 do CP.

APREENSÃO DE ARMA DE FOGO E DE DROGA EM LIMOEIRO DO NORTE

Nesta Terça(14), por volta das 20h30, os Policiais Militares da equipe RAIO, realizavam rondas na Vila da Paz, bairro Antônio Holanda, Limoeiro do Norte-CE, quando ao passarem em frente há uma residência, vários indivíduos se evadiram do local, então os PMs realizaram uma vistoria na casa encontrando um revólver cal.38 Taurus, oxidável, cano curto, capacidade para 06 tiros com seis munições intactas e um saquinho plástico contendo aproximadamente 03 gramas de crack. Os Policiais apreenderam o material ilícito e apresentaram à DPC local para as devidas providências.

1º BPM


SINE/IDT de Russas dispõe de 41 vagas de emprego


O SINE/IDT de Russas está ofertando 41 vagas de trabalho. Os interessados devem procurar a agência do município, localizado na Avenida Coronel Araújo Lima, nº 1458, centro, portando todos os documentos: Carteira de Trabalho, Cartão do PIS, CPF, RG, CNH (caso tenha), comprovante de endereço, comprovante de escolaridade, certificados de cursos e currículo.


Informações mais detalhadas sobre o trabalho e o valor da remuneração podem ser obtidas no SINE/IDT de 08h às 17h, ou através do telefone: (88) 3411-8563.


Detento ordena morte de rival pelo WhatsApp

Executor foi orientado pelo celular e recebeu fotos dos dois alvos; um homem morreu e outro foi ferido na ação

A farra dos celulares nas unidades prisionais do Estado do Ceará resultou em uma morte na tarde de ontem, em Fortaleza. Através do aplicativo WhatsApp, um detento da Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL) II enviou, de dentro da cela, ordem para um comparsa matar dois desafetos. Um dos alvos foi executado, e outro homem ficou ferido. O executor foi preso em flagrante por policiais civis.

A reportagem teve acesso às conversas entre o detento e o comparsa. Através de áudios enviados pelo aplicativo WhatsApp, o presidiário identificado como Francisco Erinardo de Sousa Silva orientou Filippe Vasconcelos Viana, 25, acerca dos rivais que queria mortos.

Além dos áudios, o mandante enviou fotografias dos dois desafetos e foi enfático ao exigir que apenas eles fossem alvejados. "O 'Gordão' vai dar pra nós (sic) as ideia tudo (sic) bem 'direitim', blusa, bermuda, para nós não matar(sic) ninguém errado. Vamos matar eles dois que tem a foto aí", avisou.

Do presídio
Embora preso, Erinardo trocava mensagens constantemente com Filippe, que há cerca de um
mês também estava recolhido em uma unidade prisional. Na manhã de ontem, o conteúdo da conversa entre a dupla era a morte de dois desafetos. 

José Henrique Santos Gomes era um dos alvos. O outro, tem identidade preservada. Ao pedir a morte dos dois homens, Erinardo promete também enfrentar inimigos de Filippe quando deixar a prisão. "Firmeza, tu faz esse bagulho aí que eu represento com você também. Quando eu me soltar aí, eu quebro qualquer um pra você também, 'vetin'".

Por volta das 9h de ontem, Filippe deixou a residência, no Icaraí, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Pegou alguns ônibus, passou por dois terminais. Desceu na Avenida Almirante Henrique Sabóia (Via Expressa), já por volta de meio-dia.


Informações
Na mão, levava um aparelho celular, conectado direto com o comparsa, que de dentro do presídio, dizia como proceder. Ao chegar à Comunidade dos Trilhos, no Papicu, recebeu a informação verbal de onde estaria o alvo. Segundo afirmou na Delegacia, também recebeu a arma que deveria usar das mãos de um adolescente. No local apontado pelo informante, um grupo de aproximadamente seis pessoas conversava.

Filippe sacou o revólver e efetuou seis disparos. Um deles atingiu um homem que estava no grupo. Os outros cinco foram em direção ao corpo de José Henrique Santos Gomes. Naquele instante, policiais civis do 15º DP (Cidade 2000) passavam pelo local e viram um homem correndo em direção à Avenida, sangrando. Decidiram adentrar o beco e viram Filippe ainda com a arma em punho. Houve perseguição e o suspeito acabou preso já na Avenida Dom Luiz.

O delegado titular do 15º DP, Hélio Marques, destacou que o suspeito confessou o crime na unidade policial e forneceu detalhes da ação. "Ele disse que não ia receber nada para matar os dois, era apenas um favor. Eles são conhecidos por envolvimento no tráfico de drogas", disse.

Conforme o delegado, a autoria intelectual do crime estaria explícita nas mensagens. "Filippe foi autuado em flagrante por homicídio, tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo. Erinardo será indiciado, possivelmente, como autor intelectual dos crimes", afirmou. Ainda na tarde de ontem, outro revólver de calibre 38 foi encontrado na casa de Filippe, no Icaraí.

Diário do Nordeste


Collor se diz humilhado após operação da PF

Para Renan, ação da PF beira a intimidação; Collor diz que operação extrapolou os limites

Brasília - O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), leu nesta noite em plenário nota em que criticou a ação da Polícia Federal, realizada mais cedo que, no curso da Operação Lava Jato, realizou buscas e apreensões nas dependências de três senadores: o ex-presidente Fernando Collor (PTB-AL), o presidente do PP, Ciro Nogueira (PI) e o ex-ministro de Dilma Fernando Bezerra (PSB-PE).

Em uma ação combinada, Collor foi ao plenário logo após a fala de Renan, fez ataques diretos ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e afirmou que os procedimentos de investigação extrapolaram os limites da legalidade, ressaltando que as buscas (que chamou de arrombamento) teriam sido feitas sem apresentação de mandado judicial.

No caso de Collor, a PF apreendeu um Porsche, uma Ferrari vermelha e um Lamborghini na Casa da Dinda, residência particular usada pelo ex-presidente.

"Todos são obrigados a prestar esclarecimentos à Justiça, notadamente os homens públicos, já que nenhum cidadão está acima da Lei", disse Renan. "Entretanto, causa perplexidade alguns métodos que beiram a intimidação", acusou.

Segundo Renan, a busca e apreensão nas dependências do Senado tem de ser acompanhada pela Polícia Legislativa. Ele classificou ações desse tipo - sem a exibição da ordem judicial pela PF - como "invasão". "São uma violência contra as garantias constitucionais em detrimento do Estado Democrático de Direito", criticou.

O presidente do Senado disse considerar "imperioso assegurar o respeito ao processo legal, ao contraditório, para que as defesas sejam exercidas em sua plenitude, sem nenhum tipo de prejuízo ou restrição". "As instituições, entre si independentes, precisam estar atentas e zelosas ao cumprimento e respeito aos limites legais estabelecidos na Constituição Federal para que não percamos garantias que foram duramente reconquistadas", afirmou.

Desde cedo, a cúpula do Senado tem se reunido para discutir a melhor forma de reagir à ação da Polícia Federal, que consideraram arbitrária. Essa é uma disputa antiga, uma vez que a PF alega que não precisa pedir autorização para cumprir ações de força dentro dos ambientes do Congresso ou em residências oficiais.

O teor da nota, que foi discutido com senadores próximos a Renan, omite o nome do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. É ele quem conduz as investigações contra as autoridades com foro no Supremo Tribunal Federal (STF) e que está em campanha para ser reconduzido para o cargo - seu mandato se encerra em setembro.

MSN Brasil


Batalhão de Choque realiza vistoria e apreende quase 300 celulares na CPPL II

Foram encontrados 278 celulares, 295 chips, 22 facas, 136 carregadores e até uma pistola calibre 380

O Batalhão de Choque recebeu a solicitação da Coordenadoria do Sistema Penitenciário (Cosipe) para a realização de uma vistoria na Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II). A ação começou por volta das 8h desta terça-feira, 14, e terminou às 13 horas. 

Na ação foram utilizados 92 policiais do Batalhão de Choque, que vistoriaram as vivências, sendo apreendidos 278 celulares, 295 chips, 136 carregadores, 161 baterias, três pen drives, dois cartões de memória, 22 facas, oito serras, oito colheres, quatro garfos, 15 cossocos, 61 fones de ouvido, quatro balanças de precisão, quatro cachaças artesanais e uma pistola calibre 380.

De acordo com o comandante do Comando Tático Motorizado (Cotam), capitão PM Gerlúcio Vieira, logo que começaram as buscas foi localizada a pistola calibre 380 na vivência dois, a munição não foi encontrada.

Ainda conforme o oficial, os celulares foram encontrados dentro das celas, alguns estavam em cima das camas, pois os detentos não esperavam pela vistoria, outros estavam dentro dos esgotos envoltos de plástico e nas paredes.

O capitão ainda informou que foi encontrada uma quantidade não identificada de maconha com os detentos. Pelo menos dois presos foram encaminhados à Delegacia de Itaitinga para prestarem esclarecimento e serem autuados acerca do fato. O oficial considerou a vistoria bem sucedida tendo em vista o número de materiais apreendidos.

Segundo a Secretaria de Justiça (Sejus) agentes penitenciários também participaram da ação, num total de 100 pessoas, incluindo agentes e militares. A vistoria ocorreu nas dez vivências da unidade.

O Povo Online


Três pessoas alvejadas a bala em Morada Nova

Foto: Vale em Destaque


Ontem(14), por volta das 22h00, uma Dupla trafegando em uma moto características não anotadas, aproximou-se de uma residência no Alto Tiradentes, em Morada Nova-CE, onde estes armados provavelmente de pistola, atiraram por várias vezes no casal, identificado por João e Jane. Uma terceira vítima foi lesionada na perna e não corre risco de vida.
O homem veio a óbito e a mulher foi socorrida com vida. 
Policia Militar segue em Diligências.
Foto: Plantão Policial

PR já trata Capitão Wagner como candidato a Prefeito

Nos bastidores, o nome de Wagner e do deputado federal Vitor Valim (PMDB) são os mais citados para encabeçar a chapa do grupo oposicionista


O deputado estadual Capitão Wagner (PR), campeão de votos nas duas últimas eleições, já é tratado como candidato do partido à disputa pelo Palácio do Bispo. Quem garante é a deputada federal Gorete Pereira (PR) ao Blog do Eliomar. A expectativa é que ele seja lançado como o candidato das oposições do Estado, reeditando a coligação que apoiou o senador Eunício Oliveira (PMDB) na disputa pela sucessão de Cid Gomes (Pros).

Wagner, nas últimas semanas, tem elevado o tom nas críticas a Roberto Cláudio (Pros). Na sexta-feira, 10, o deputado voltou a criticar a gestão citando acúmulo de lixo na Capital, ampliação do endividamento da Prefeitura e “gestão ineficiente” da saúde no município.

Nos bastidores, o nome de Wagner e do deputado federal Vitor Valim (PMDB) são os mais citados para encabeçar a chapa do grupo. O peemedebista tem evitado tocar no assunto. "Vamos deixar isso para o momento correto e oportuno, que são as convenções partidárias", declarou ao Blog do Eliomar.


O POVO Online



Senado aprova aumento de internação para menores de 18 anos

Em seu parecer, o relator do projeto, senador José Pimentel (PT-CE), havia reduzido para oito anos o período máximo de internação, mas acabou acatando a emenda de José Serra (PSDB-SP)


O Senado Federal aprovou na noite desta terça-feira, 14, substitutivo ao projeto do senador José Serra (PSDB-SP), que aumenta de três para até 10 anos o período de internação de menores de 18 anos condenados por crimes hediondos, alterando o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O projeto não exclui a votação da proposta de emenda constitucional que reduz a maioridade penal para 16 anos, em casos de crime hediondo.

Em seu parecer, o relator do projeto, senador José Pimentel (PT-CE), havia reduzido para oito anos o período máximo de internação, mas acatou a emenda de Serra, condicionando a uma exigência, que foi introduzida por ele mesmo: os adolescentes condenados passarão por avaliação a cada seis meses e, dependendo da avaliação, o juiz poderá optar por liberar ou não o jovem da reclusão.

Outro ponto incluído por Pimentel foi uma proposta do senador Aécio Neves (PSDB-MG), que altera o Código Penal, agravando e, em alguns casos, até duplicando a pena do adulto que cometer crime acompanhado de menor de 18 anos ou que induzir o adolescente a cometê-lo. A pena do adulto será de dois a cinco anos de prisão e poderá ser dobrada em casos de crime hediondo.

José Pimentel também incluiu outra mudança no ECA: os menores com período de reclusão aumentado terão de cumprir o regime socioeducativo e estudar nos centros de internação até concluir o ensino médio profissionalizante. Atualmente, os adolescentes só precisam concluir o ensino fundamental.


O POVO Online