-->

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Radialistas cearenses cobram posicionamento de sindicato sobre segurança do profissional


Radialistas de várias cidades cearenses, através de grupos formados pelo WhatsApp, cobram posicionamento do Sindicato dos Radialistas do Ceará, após a morte do locutor e diretor da rádio Liberdade FM de Camocim, Gleydson Carvalho.

Até o final da tarde desta quinta-feira (6), nenhuma nota de pesar havia sido divulgada pela entidade que, segundo os próprios profissionais, não representa a categoria. 

Glaydson foi o segundo radialista assassinado este ano no Ceará. Em março, Patrício Oliveira, 39, foi morto a tiros em Brejo Santo, na região do Cariri, após sair da rádio Sul Cearense AM, onde trabalhava como repórter policial.

Confira abaixo nota divulgada através do WhatApp de grupos dos radialistas cearenses:

NOTA DE INDIGNAÇAO E DE SOLIDARIEDADE

Os grupos Radialistas do Ceará I e II, do WhatsApp, compostos por 200 profissionais, vêm a público externar sua indignação diante o bárbaro assassinato do radialista Gleydson Carvalho, fato ocorrido no início da tarde desta quinta-feira, em Camocim.

Gleydson apresentava seu programa quando foi surpreendido pelos assassinos, que, covardemente, não lhe deram qualquer chance de defesa.

Gleydson era um dos profissionais do rádio mais respeitados do Ceará, com público fiel e cativo, que admirava sua postura de independência e de compromisso com as causas maiores do povo do Ceará.

Nos últimos tempos tem sido uma constante no Ceará calar a boca de combativos radialistas e tentar fechar o microfone de emissoras comprometidas com o desenvolvimento sóciocultural e educacional do nosso estado. Vide os casos mais recentes de Patricio Oliveira e Nicanor Linhares.

Diante de mais este absurdo, pedimos urgentes ações por parte das autoridades constituídas para desvendar o caso e punir os culpados com o rigor da lei.

Aos familiares do companheiro Gleydson Carvalho, nossa solidariedade na certeza de que os radialistas do Ceará sairão mais fortalecidos e unidos deste triste e laementável episódio.
Fortaleza, 6 de agosto de 2015

Grupos Radialistas do Ceará I e II

Fonte: Ceará News 7


Inflação acumulada em sete meses atinge 6,83%, a maior para o período desde 2003


A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou o mês de julho deste ano com variação de 0,62%, resultado 0,17 ponto percentual inferior aos 0,79% da variação de junho. Com a alta de julho, o IPCA acumula nos primeiros sete meses do ano elevação de 6,83%, acima da taxa de 3,76% de igual período de 2014, registrando o índice mais elevado para o período de janeiro a julho desde 2003, quando a taxa alcançou 6,85%.

O IPCA – produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – é o indicador oficial do governo para aferição das metas inflacionárias. O índice mede a variação do custo de vida das famílias com chefes assalariados e com rendimento mensal entre um e 40 salários mínimos.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 07, pelo IBGE e indicam que a variação de julho foi a mais alta para o mês desde 2004, quando atingiu 0,91%.

No acumulado dos últimos doze meses, o índice atingiu 9,56%, acima dos doze meses imediatamente anteriores (8,89%). Esse foi o total acumulado em 12 meses mais elevado desde novembro de 2003 (11,02%). Em julho de 2014, o IPCA foi 0,01%.

Agência Brasil 


Assalto termina em um morto e dois feridos da mesma família


Uma assalto no bairro Demócrito Rocha resultou em um morto e dois feridos, por volta das 8h30min da manhã desta sexta-feira, 7. As vítimas são da mesma família: pai e filhos. Um dos filhos, Edigley Cândido da Silva morreu no local, enquanto os outros dois foram encaminhados ao Instituto Dr. José Frota (IJF). Miguel Cândido da Silva, o pai, levou um tiro na perna, enquanto Márcio Gley Cândido da Silva foi atingido no ombro. Eles fazem exames no IJF para avaliar a gravidade dos ferimentos.

Conforme informações da assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), as vítimas foram abordadas em frente à residência da mãe de Miguel, localizada no cruzamento das ruas Minas Gerais e Ceará. Uma das vítimas teria reagido e os criminosos disparam.

Após a ação, os assaltantes fugiram e até o momento não foram presos ou identificados. O caso é investigado pela Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).

O POVO Online


CBF recebe notificação de Tribunal que inclui Ceará na Sul-americana e diz que vai avaliar situação


Horas após a decisão em 1ª instância do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que acata pedido do Ceará para disputar a Copa Sul-americana, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi notificada da decisão.

Segundo a assessoria de imprensa da entidade, Manoel Flores, diretor de competições da CBF, foi notificado oficialmente a respeito da inclusão do Ceará na competição internacional. Ainda de acordo com a assessoria, a CBF vai analisar a situação e se pronunciar 

"Em efeitos práticos, não mexe com a Copa do Brasil. As datas estão mantidas. A diretoria de competições vai avaliar o caso. Qualquer coisa a respeito de mudança de data é pura especulação, por enquanto", afirmou a assessoria.

Dessa forma, o Ceará segue na disputa das duas competições. Na Copa do Brasil, o Vovô enfrenta o São Paulo, com jogo de ida marcado para o dia 20/8, no Morumbi, e o de volta no dia 26/8, no Castelão.

Com a decisão, o Alvinegro 'recupera' a vaga que estava com o Bahia - vice do Nordestão - e terá o Sport como primeiro adversário. Os confrontos de ida da competição acontecem nos dias 18, 19 e 20 de agosto e os jogos de volta nos dias 25, 26 e 27 do mesmo mês. 

A CBF tem o direito de recorrer da decisão no pleno do TJDF.

O Ceará ganhou o direito de disputar a Copa Sul-americana após o título da Copa do Nordeste no primeiro semestre. No entanto, uma determinação da CBF vetou a presença do Vovô na competição internacional após o Vovô também se classificar para as oitavas de final da Copa do Brasil.

O Povo/Esportes


STF determina que Guarda Municipal poderá aplicar multas de trânsito


Em votação nesta quinta-feira, 6, no Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), foi decidido que também será de competência da Guarda Municipal a fiscalização do trânsito, ampliando a atuação dos agentes para aplicação de multas.

De acordo com informações do STF, o tribunal entendeu que o poder de Polícia no trânsito pode ser delegado ao município, “pois o Código Brasileiro de Trânsito (CTB) estabeleceu que esta competência é comum aos órgãos federados”.

A decisão desta quinta-feira foi determinada por seis votos a cinco. O julgamento teve início no mês de maio, mas empatou em quatro votos para cada corrente, com isso, a votação foi suspensa para aguardar os votos dos ministros ausentes.

Em Fortaleza atuam 2.121 agentes da Guarda Municipal. A Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) conta com 388 agentes para realizar operação, controle e fiscalização, mais 120 orientadres do Via Livre – que dão suporte e ajudam a travessia segura de pedestres.

O POVO Online


Assalto é interrompido por ação de delegado


Dois homens foram autuados em flagrante após planejar e executar um assalto ao Centro Comercial Quixadá, no bairro Itaperi. Um dos criminosos aproveitou a função de entregador de marmitas para facilitar a entrada do comparsa no prédio por volta das 14h30min desta quinta-feira, 6. A ação, porém, foi interrompida pelo diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), Jairo Pequeno, que passava em rua próxima ao local e foi informado do caso. Um dos criminosos reagiu à presença policial e foi baleado no braço. As informações são do 5º Distrito Policial.

Jorge Wesley Santos de Souza, de 19 anos, portava falsa pistola (simulacro) durante a ação. Ele teve acesso a uma empresa de telecomunicação que funciona no prédio com a ajuda do entregador José Wesley Rodrigues da Silva, 21. Segundo a Polícia, os dois haviam planejado a ação na noite anterior ao crime.

À princípio, o entregador José Wesley se passava como vítima e chegou a entregar o celular ao comparsa, segundo a Polícia. Os policiais, no entanto, suspeitaram da atitude e, durante uma busca na casa do envolvido, encontraram o que seria a caixa do simulacro de arma usado durante o assalto. O entregador confessou participação.

“Foi um crime premeditado. Quando chegamos ao local,conversamos com o José Wesley e percebemos algumas afirmações contraditórias. Existia por parte dele uma conduta facilitadora da ação do outro”, detalha o delegado René Andrade, responsável pelas investigações.

O assaltante ferido, Jorge Wesley, recebeu apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no local. De lá, foi encaminhado para o Instituto Dr. José Frota, onde se recupera. Quando receber auta médica, será levado para custódia.

O POVO Online