-->

domingo, 25 de outubro de 2015

Tema da redação mostra coerência com conteúdos abordados no Enem, diz professor


Ao abordar questões de gênero, o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mostrou coerência com os conteúdos cobrados dos estudantes, na avaliação do professor e coordenador de Português do Dinatos COC, Patric Moreira.

Na prova de hoje (25), a redação pede que os candidatos elaborem um texto dissertativo-argumentativo a partir do tema “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. Ontem (24), a prova trouxe uma questão sobre igualdade de gênero na área de ciências humanas, com uma citação da filósofa e escritora francesa Simone de Beauvoir, que virou tema mais comentado pelos estudantes.

“É um assunto muito em voga. Todo mundo vem falando muito desse tema, inclusive de pensar em igualdade de gêneros. O candidato poderá abordar isso e também refletir por que a mulher ainda sofre tanta discriminação, chegando inclusive a casos de violência”, disse Moreira à Agência Brasil.

Segundo o professor, a escolha do tema foi acertada pois o assunto é muito atual e discutido intensamente nas redes sociais e, por isso, não deve trazer tanta dificuldade para os candidatos. “Se ele se atentou ao que a prova estabeleceu ontem, de pensar nessas diferenças, hoje ele estará preparado para abordar o tema”, comentou.

Moreira avalia que vai se destacar o candidato que conseguir construir uma proposta de texto que avance no debate. “A violência vem se reproduzindo desde muito tempo e o problema é que isso não acaba. De repente, construir uma proposta de intervenção para este fato é que vai ser o grande diferencial”, disse Moreira.

O professor destacou que existe legislação sobre violência contra mulheres e que, portanto, não há novidade em abordar as leis. “Como o tema está falando sobre persistência, a ideia é de pensar por que isso persiste já que temos uma lei, a Lei Maria da Penha, que pune os agressores. Então, de repente, além de ter um processo de fiscalização melhor da Lei, [o candidato] pode pensar em abordar como a mulher pode se sentir mais à vontade em denunciar essa violência, de não acobertar”, pontuou.

Para o professor uma sugestão seria escrever sobre estratégias de como dar mais voz para as mulheres agredidas, “para que elas consigam ter coragem para ir contra esses atos violentos, esses opressores”, acrescentou.

Caiu no Enem
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) transmite ao vivo, a partir das 20h30, o programa Caiu no Enem, com comentários de professores e especialistas sobre as provas aplicadas no fim de semana.

O candidato pode acompanhar o programa pelo Portal EBC e pelas rádios MEC AM Rio de Janeiro, Nacional FM Brasília, Nacional da Amazônia e Nacional do Alto Solimões no sábado e no domingo, às 20h30. Na Rádio Nacional AM Brasília, o programa será transmitido apenas no domingo.

Os estudantes poderão participar e enviar perguntas aos professores usando a hashtag #EnemDia1 (no sábado) e #EnemDia2 (no domingo). Também é possível enviar comentários diretamente nos perfis da EBC nas redes sociais, pelo Facebook ou pelo Twitter.

O Caiu no Enem será veiculado pela TV Brasil, à meia-noite do dia 25 e à meia-noite e meia do dia 26.

Agência Brasil

Eduardo Cunha tentou barrar envio de provas de contas na Suíça


O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e a mulher Cláudia Cruz tentaram impedir a transferência do dinheiro e das provas sobre as contas deles da Suíça para o Brasil e, com isso, dificultar o andamento das investigações sobre o mesmo assunto no Brasil. Por meio de advogados, os dois entraram com um recurso na Câmara de Apelação Criminal do Tribunal Federal da Suíça para travar o repasse dos documentos do Ministério Público suíço para a Procuradoria-Geral da República no Brasil, segundo disse ao jornal O Globo uma fonte que conhece o caso de perto.

Cunha disse em depoimento à CPI da Petrobras, no dia 12 de março, que não tinha contas bancárias no exterior. A tentativa do presidente da Câmara e da mulher dele de barrar a investigação no Brasil a partir de um recurso no exterior não produziu o resultado esperado. Até o momento, o pedido não foi julgado. São remotas também as chances de que o deputado e a mulher tenham sucesso. As leis suíças vedam a estrangeiros expedientes específicos para bloquear remessas de documentos relacionados a investigações criminais de âmbito internacional a outros países.

A Suíça já mandou os documentos para a Procuradoria-Geral e a expectativa é que faça o mesmo em relação ao dinheiro bloqueado em duas das quatro contas de Cunha e da mulher. Ao todo, foram bloqueados 1,3 milhão de francos suíços, o equivalente a quase R$ 10 milhões. Os documentos deram origem a um segundo inquérito contra Cunha no Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e sonegação fiscal.

A mulher e a filha, Danielle Cunha, também são alvos da investigação. Pelo relatório do Ministério Público suíço, Cunha e a mulher têm quatro contas secretas no Julius Baer, banco exclusivo para clientes com altos rendimentos mensais. O deputado usou até passaporte diplomático para abrir as contas, que estão vinculadas a off-shores com sede em paraísos fiscais. Uma das contas era exclusiva para cobrir gastos com cartões de crédito internacional de Cláudia Cruz e Danielle.

Com informações do O Globo

Cotar captura traficantes que adicionavam fermento em pó à cocaína


O Comando Tático Rural (Cotar), do Batalhão de Choque (BPChoque), prendeu um homem e apreendeu um adolescente com drogas e armamento neste sábado, 24, no bairro São Gerardo, Município de Tauá, 344,7 km de Fortaleza. Um fato inusitado é que entre o material apreendido estava o fermento em pó, que era misturado à cocaína. 

Segundo o cabo Manuel Arcanjo, que comandou a ação, os suspeitos estavam fora da residência, mas quando perceberam a viatura tentaram entrar, então foi autorizada a entrada dos policiais na casa e encontrada a droga.

Arcanjo explica que os suspeitos utilizavam fermento em pó para fazer aumentar a quantidade da droga e distribuir no município. Os policiais encontraram 274 gramas de maconha, uma balança de precisão, 40 papelotes de cocaína. 

Além da droga também foi apreendido um revólver calibre 38, cinco munições intactas e a mistura de fermento em pó. A patrulha prendeu Valmir Elis Bezerra de Sousa, 28, e apreendeu um adolescente, ambos encaminhados à Delegacia de Tauá, para realização dos procedimentos de flagrante. 

O Povo Online

INSS já elabora edital do concurso que terá 950 vagas

Já está em fase de elaboração o edital do concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Com isso, cresce a expectativa para que, em breve, seja divulgada a data de lançamento do tão aguardado certame, que contemplará 950 vagas distribuídas entre dois cargos.

Nos últimos dias 16, 20 e 21 de outubro, representantes da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) participaram de reuniões com a diretoria do INSS.

De acordo com o diretor da Fenasps, Moacir Lopes, durante o encontro do dia 21 de outubro, a presidente do INSS, Elisete Berchiol, e o diretor de gestão de pessoas do instituto, José Nunes, comentaram sobre o novo concurso público e sobre uma seleção interna para a função de técnico.

Moacir Lopes disse que o diretor José Nunes falou que o edital será publicado até o final de dezembro, com previsão para realização no início de 2016. Lopes acredita que o novo concurso do INSS será parecido com o que ocorreu em 2011; na ocasião, o edital foi publicado em dezembro, as inscrições ocorreram entre dezembro de 2011 e janeiro de 2012, enquanto as provas objetivas foram aplicadas em fevereiro de 2012.

Sobre o concurso de remoção interna, o diretor da Fenasps comentou que durante a reunião José Nunes havia dito que o edital seria publicado no dia 26 de outubro.

Por sua vez, a assessoria de imprensa do INSS disse que o certame será lançado até 29 de dezembro, que é o prazo final estipulado pelo Ministério do Planejamento. Ou seja, pode ser que o edital do concurso do INSS saia na data final ou pouco antes, mas isso ainda não está definido.

Com relação à distribuição das vagas, o departamento de comunicação explicou que tal informação será revelada somente no edital publicado. É provável que as oportunidades sejam distribuídas por Estado como aconteceu nas últimas seleções.

A assessoria de comunicação do INSS também não falou nada sobre o concurso interno.

Mesmo se o processo seletivo fosse publicado antes do prazo final estipulado pelo MPOG, as provas não aconteceriam ainda neste ano. O motivo é que as avaliações só podem ser aplicadas no período mínimo de 60 dias após o início das inscrições. Então, quem está interessado no concurso INSS 2015 já deve reforçar os estudos para garantir um posto no órgão federal, que oferece salários bem atrativos.


Raio e Ciopaer começam a operar na Região Norte a partir de Sobral


O governador Camilo Santana, acompanhado da vice-governadora Izolda Cela, entregou oficialmente neste sábado (24) o Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER), que agora passam a atender a 33 municípios da Região.

"Eu assumi o compromisso de olhar pessoalmente para a segurança pública do Ceará e é o que eu tenho feito desde o primeiro dia do meu governo", disse o governador Camilo Santana durante a solenidade. "Estamos interiorizando o BPRaio e a Ciopaer e eu estou muito feliz em conseguir este feito, apesar das dificuldades. O próximo passo é implantar o Batalhão de Divisas para impedir a entrada de drogas e de outros crimes no Ceará. Nós temos que investir em educação, saúde, na nossa juventude e na geração de empregos para garantir também segurança e qualidade de vida. O Ceará já é a terra da luz e vamos transformá-lo também na terra da paz", completou.

O investimento se insere no Pacto por um Ceará Pacífico, ação intersetorial que envolve Governo do Estado, outros poderes instituídos, sociedade civil e iniciativa privada. Os resultados são percebidos em medidas como a adoção das Audiências de Custódia, que minimizam a lotação nas penitenciárias; e na redução de quase 11% nas mortes violentas no Estado, até  setembro, em comparação com o mesmo período do ano passado - esta ação faz parte do Programa Em Defesa da Vida, capitaneado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Com o lançamento, a Ciopaer passa a funcionar com base fica a partir deste sábado na região, com aeronave exclusiva para atendimento no Interior Norte. Já para viabilizar as atividades do BPRaio na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12), que está inserida no Interior Norte, o batalhão recebeu 32 motos e duas viaturas novas. Todo o equipamento de proteção individual (EPI), como coletes e armamentos dos policiais, já está disponível.

O efetivo está treinado e preparado para ganhar as ruas e avenidas dos municípios da Zona Norte. Para o soldado Mardônio Soares, que compareceu à solenidade com o filho Artur vestido a caráter, a população da Zona Norte agora pode ficar tranquila. "Estamos nas ruas para garantir a segurança que a população merece, com o treinamento intensivo e com a certeza de que eles podem contar com BPRAIO para atender a qualquer chamado", afirmou.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Delci Teixeira, destacou que a segurança pública do Ceará tem dado resultado positivos, com a interiorização das ações, resultando na queda dos homicídios em relação aos anos anteriores. "Desde o primeiro dia de mandato, somos cobrados e acompanhados pelo governador Camilo Santana, que está fazendo todos os investimentos que são possíveis de serem feitos. Já trouxemos o Raio e o Ciopaer para cá e para Juazeiro do Norte. Em janeiro, levaremos o Batalhão para Russas, Quixadá e para as respectivas regiões", ressaltou, frisando a ação do Batalhão de Divisas também em Limoeiro do Norte.

A vice-governadora Izolda Cela destacou que o principal objetivo do Programa Em Defesa da Vida é salvar vidas no Ceará. "Só a segurança não vai fazer isso, por isso que estamos empenhados em oferecer políticas de saúde, educação, cultura e oportunidades para as pessoas". Izolda destacou também que a missão do Raio e o Ciopaer será agir com firmeza, mas respeitando os direitos da população e garantindo a segurança que o Ceará precisa.

Ceará News

Ceará 2 x 1 Boa Esporte - Drama, sofrimento... mas há luz no fim do túnel!

O Ceará ainda respira na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro da Série B. Em um jogo dramático até o final, o time cearense venceu o Boa Esporte, por 2 a 1, na noite deste sábado, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. O duelo foi válido pela 32.ª rodada da competição.


Esta foi a segunda vitória seguida do Ceará, que vinha de um 1 a 0 sobre o líder Botafogo, em pleno Rio de Janeiro. O resultado ainda não foi suficiente para deixar o time em boa situação, já que está na 17.ª posição, com 32 pontos. Seis a menos que o Oeste e Macaé, primeiros fora da degola.

O Boa, por sua vez, chega a 13 rodadas sem vitórias, com dois empates e 11 derrotas. A péssima campanha deixa os mineiros virtualmente rebaixados, com 24 pontos na penúltima posição.

DEMOROU, VOZÃO!
Apesar do apoio maciço das arquibancadas, o Ceará demorou a assustar o Boa. Mesmo com o controle do jogo, o time da casa teve muitas dificuldades para furar a retranca adversária. Os primeiros 30 minutos de partida foram monótonos e com raras jogadas de ataque.

Em um dos poucos lances em que conseguiu trocar passes no ataque, o Vozão chegou ao gol. E graças a uma jogada inteligente do atacante Rafael Costa. O jogador recebeu passe para fazer o pivô e deu um toque de classe de letra. Ele desmontou a marcação e deixou o atacante Alex Amado na cara do gol, para apenas tocar na saída do goleiro Douglas.

O gol incendiou o PV e empolgou o time alvinegro. Aos 34 minutos, quase saiu o segundo gol. Rafael Costa aproveitou sobra na área e concluiu. A zaga tirou em cima da linha. Aos 40, porém, os mineiros nada puderam fazer. O volante Baraka deu ótimo passe para o meia Ricardinho. Ele recebeu na entrada da área e bateu firme, de canhota, no canto esquerdo do goleiro.


O segundo gol pareceu ter colocado a "pá de cal" sobre os visitantes. O que os torcedores cearenses não esperavam é que o Boa diminuiriam ainda no primeiro tempo. Aos 48 minutos, o meia Clébson bateu mal uma falta, mas a bola desviou na barreira e enganou o goleiro Everson. 

DRAMÁTICO
O gol no final da primeira etapa tornou a segunda dramática. Sem mais nada a perder, os mineiros se lançaram ao ataque e deixaram espaços para os contragolpes. O problema é que Rafael Costa ficou muito isolado no ataque e não conseguiu superar a marcação cerrada dos defensores.

A situação poderia ter se tranquilizado no início, quando o Ceará criou duas grandes chances. Na primeira, aos quatro, Ricardinho cobrou falta na área e o zagueiro Charles, sozinho, cabeceou por cima do gol. Aos cinco, Rafael Costa deixou Alex Amado na cara do gol, mas o atacante chutou em cima do goleiro.

No restante da segunda etapa, faltou perna ao time cearense para conseguir aproveitar os contra-ataques. O Boa esbarrou nas próprias limitações. O time até lutou para tentar buscar o empate, mas não conseguiu levar perigo à meta do goleiro Éverson.

PRÓXIMOS JOGOS
No próximo sábado, às 17h30 (horário de Brasília), o Ceará volta a campo para enfrentar o Mogi Mirim, no Estádio Romildo Ferreira, em Mogi Mirim. Enquanto isso, o Boa Esporte joga contra o América-MG, na terça-feira, às 19 horas, no Estádio Dilzon Melo, em Varginha.

Homem escala muro de quatro metros para roubar e acaba baleado


Um homem invadiu a casa de um policial rodoviário federal na Grande Messejana, no começo da manhã deste sábado, 24, mas foi baleado pelo proprietário da residência. 

De acordo com a vítima da tentativa de roubo, que preferiu não ter o nome identificado por razões de segurança, por volta das 5h20min o alarme disparou. O policial relatou ao O POVO que o assaltante conseguiu pular o muro de quatro metros de altura e estava dentro da residência.

 "O alarme disparou, desci e não vi nada, pois é realmente comum disparar em razão dos pássaros, então subi as escadas. Lá em cima ouvi que alguém estava mexendo na parte de baixo, dentro da casa, já desci com a arma na mão, quando gritei Polícia ele fez menção de tirar algo da bermuda, então atirei", relatou. 

 A Polícia Militar, viatura do Ronda do Quarteirão RD 1089 foi acionada por vizinhos da residência que escutaram os disparos. Os militares foram ao local e constataram que o assaltante foi lesionado. 

Lutherson Queiroz de Sousa, 26, responde na Justiça a oito procedimentos por furto, uma lesão corporal e um dano. Ele foi atingido no tórax e foi socorrido para o hospital e, em seguida, encaminhado ao 2º DP (Aldeota), onde foi autuado por furto qualificado.

O Povo Online

Dengue, feminismo e transgenia; o primeiro dia do Enem

Enunciados mais objetivos e questões sobre dengue, feminismo, transgenia e conhecimentos mais específicos, como o de lâminas de faces paralelas, foram aspectos do primeiro dia de prova ressaltados pelos candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Fortaleza. Com 458.608 mil inscritos no Ceará, o primeiro dia de prova trouxe conteúdos de Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Na avaliação dos alunos ouvidos pela reportagem, o exame foi aplicado sem irregularidades e teve nível de dificuldade mediano. Para Carla Patrícia, de 21 anos, fazendo a prova pela quarta vez, a primeira bateria de questões foi mais fácil do que nos anos anteriores. A aplicação do Enem teve início às 12h30min, com fechamento dos portões às 12 horas. Os candidatos puderam deixar o local de prova a partir das 14h30min.

No domingo, 25, os alunos farão mais 90 questões, divididas entre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e os conhecimentos de Matemática e suas Tecnologias. Matemática e redação geram maior ansiedade entre os candidatos. "Amanhã (domingo, 25) será ainda mais cansativo", opina Suellen Ribeiro, de 16 anos, que faz pela primeira vez o exame, ainda no 2° ano do Ensino Médio, para testar os conhecimentos e se ambientar com o ritmo de provas.

O Povo Online