-->

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Pescadores capturam tubarão-martelo em Aracati

Um tubarão-martelo foi encontrado porpescadores de Canoa Quebrada, em Aracati, Litoral Leste. O animal, de cerca de 70kg e 2,5 metros, foi pescado, acidentalmente, pela rede dos pescadores, por volta das 8h dessa quarta-feira, 28.

Conforme a vice-presidente da Colônia de Pescadores de Aracati, Maria Márcia, o tubarão-martelo estava morto quando foi recolhido pela rede de espera, posta um dia antes pelos pescadores à busca de peixes como o robalo. Márcia conta que a rede estava a cerca de 3km da costa. Após a captura, os pescadores venderam a carne do animal.

De acordo com Márcia, há mais de um ano um tubarão não havia sido capturado por pescadores. O último, segundo elas, encalhou na praia a cerca de um ano.

O POVO Online

Em 4º ano de seca, Ceará tem 12 açudes com capacidade zerada e 36 com menos de 1%

No 4º ano consecutivo de seca no Ceará, dos 153 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), 124 estão com volume inferior a 30% da capacidade. Desses, 36 estão abaixo de 1%, e 12 com a capacidade zerada.

Caridade é um dos municípios que mais sofrem com a estiagem, estando com o açude São Domingos em nível zero de água. O volume preocupa cada vez mais a população. “A gente tem que pegar água no poço, ou a pé ou de carro. Eu vou andando, passo 30 minutos caminhando para conseguir pegar água”, conta a atendente Márcia Ponciano, moradora do Centro de Caridade.

Os açudes monitorados, cuja capacidade total é de 18,81 bilhões m³, apresentam volume de 2,74 bilhões m³, com apenas 14,6% do total. Atualmente, o volume de água das bacias está distribuído: Litoral (31,40%), Alto Jaguaribe (30,40%), Coreaú (26,32%), Metropolitana (25,61%), Serra da Ibiapaba (18,76%), Salgado (16,65%), Médio Jaguaribe (12,71%), Acaraú (10,48%), Banabuiú (3,73%), Curu (3,31%), Sertões de Crateús (1,63%) e Baixo Jaguaribe (0,88%).

As consequências vão além da falta de água para o consumo humano. Também prejudicam a agricultura e a pecuária do estado, cuja economia depende dessas áreas. Segundo o secretário de Políticas Agrícolas da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), José Francisco de Almeida, a situação segue complicada nos municípios. “As tecnologias sustentáveis, as cisternas-calçadão, estão secando também. As águas dos açudes não temos mais. A água que tínhamos para lavoura também está se exaurindo. Está ficando caótico”, lamentou.

“A água que tínhamos para lavoura está se exaurindo. Está ficando caótico”. (José Francisco de Almeida)

As cisternas, que captam água da chuva e têm como finalidade armazenar água para produção de alimentos e criação de animais e quintais produtivos, não conseguem minimizar o problema da estiagem.

Para o secretário, é necessário aumentar o número de tecnologias sociais no campo, os açudes e as adutoras de engate rápido. Além disso, é preciso celeridade na Transposição do Rio São Francisco. “As pessoas também têm que aprender a economizar o pouco que se tem de água. Se isso não for feito, o Ceará vai entrar em colapso, e teremos perdas significativas”, revela.

Segundo disse, caso 2016 seja mais um ano de estiagem, a previsão é de que haja redução de 50% da área já plantada eperda de 40% da produtividade. “Só na produção de ovinos e caprinos, por exemplo, já perdemos 30% do rebanho. Vai ser uma calamidade”, prevê.

Sem chuvas

No próximo ano, a perspectiva é de que a situação se prolongue com uma tendência de diminuição dos volumes dos açudes. A probabilidade de ocorrer grande volume de chuva no próximo ano permanece pequena, de acordo com previsão parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que tem como base o fenômeno El Niño [fenômeno causado pelo aquecimento das águas do Pacífico além do normal e pela redução dos ventos alísios na região equatorial]. Os dados, entretanto, só poderão ser analisados com precisão no próximo ano.

A reportagem entrou em contato com a assessoria da Cogerh nos últimos 10 dias, mas não obteve retorno até a publicação da matéria.

Tribuna do Ceará

Servidores do Banco do Nordeste retornam as atividades nesta Quinta-Feira

Os servidores do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) no Ceará decidiram em assembleia na noite desta quarta-feira encerrar a greve; as atividades retornam nesta quinta-feira (29), segundo o Sindicato dos Bancários do Ceará. O BNB foi o último banco a encerrar as paralisações no estado e com o fim da greve todas as agências estarão em atividades a partir desta quinta-feira.

Os bancários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal haviam encerrado a greve na manhã desta quarta, e as agências desses dois bancos voltaram a funcionar no mesmo dia. Na segunda-feira (26), os trabalhadores de bancos privados já haviam encerrado as paralisações.

A última proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenabam) ofereceu reajuste salarial de 10%, aplicáveis aos salários, benefícios e participação nos lucros, além de correção de 14% no vale-refeição e no vale-alimentação.

Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), os bancos aceitaram também abonar 63% das horas dos trabalhadores de 6 horas, de um total de 84 horas, e 72% para os trabalhadores de 8 horas, de um total de 112 horas. Assim, após a volta ao trabalho, os bancários irão compensar, no máximo, uma hora por dia útil, até o dia 15 de dezembro.

Inicialmente, os bancos ofereceram um reajuste de 5,5%, enquanto os bancários reivindicavam uma correção de 16% nos salários.

"A nova proposta da Fenaban, apresentada no 19º dia da greve, significa a manutenção do modelo que vinha sendo colocado em prática nos últimos anos, de reposição integral da inflação mais aumento real e abono parcial dos dias parados", informou a Contraf, em nota. 

Em 12 meses, até setembro, a inflação acumulada chegou a 9,77%, segundo o IPCA-15, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Giro da Notícia 190

Polícia apreende 50 kg de maconha e prende dupla por tráfico em Fortaleza


Cerca de 50 quilos de maconha foram apreendidos na noite dessa terça­feira (27) durante uma abordagem de rotina no Bairro Itapery, em Fortaleza. A droga era transportada por dois homens que trafegavam em um veículo na Avenida Silas Munguba.

A dupla foi presa em flagrante e o carro apreendido. A ofensiva foi efetuada pela Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE). Ao abordarem um veículo com emplacamentos do Estado da Bahia, os policiais do Comando Tático Motorizado (Cotam) apreenderam cerca de 50 quilos de maconha distribuídos em tabletes, R$ 49,00 e um aparelho celular.

Droga no banco traseiro
A droga estava armazenada em caixas no banco traseiro do carro. Os militares desconfiaram do carro com emplacamentos de outro estado e decidiram interceptar o veículo.

Durante a abordagem foram presos um suspeito de 28 anos e outro de 20, ambos não possuíam passagem pela polícia. Ao serem questionados sobre o material ilícito, os suspeitos informaram aos agentes de segurança que haviam recebido o entorpecente de um homem não identificado, em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro São Cristóvão.

Pelo serviço de transporte, os dois receberiam a quantia de R$ 1 mil para ser divido entre eles. Delataram ainda que o endereço e o destinatário da maconha seriam informados por telefone. Diante da apreensão a dupla recebeu voz de prisão.

Os suspeitos foram conduzidos ao plantão do 11º Distrito Policial (DP), onde foram autuados em flagrante por tráfico e associação para o tráfico de drogas. Posteriormente, o procedimento, bem como os presos, foi transferido ao 5º DP, área onde ocorreu o fato. As investigações sobre o caso prosseguem, agora no sentido de identificar e prender demais envolvidos no crime.

G1/CE

Policiais civis baleados em ataque a carro-forte estão estáveis

Os três policiais civis que foram baleados em confronto com criminosos na tarde de quarta-feira, 28, e internados em Fortaleza, estão estáveis, segundos informações do Instituto Doutor José Frota (IJF). 

O delegado Salviano de Pádua saiu da unidade na manhã desta quinta-feira, 29, e foi para outros hospital, não informado pelo IJF. 

Segundo a assessoria da unidade, não há previsão para a saída dos inspetores Renato Cosmo, que foi lesionado no abdômen e no ombro, e Emerson Pereira, atingido por estilhaços de munição. 

As investigações do Departamento de Inteligência (DIP) da Polícia Civil apontam para a participação de uma quadrilha de empresários, denominada Quadrilha dos Pipocas, no ataque a carro-forte nos limites entre Quixeramobim e Quixada. 

O POVO Online

TCM amplia fiscalização da transparência nas prefeituras e câmaras do Ceará


O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará – TCM-CE – vai adotar nova metodologia na avaliação da transparência de Prefeituras e Câmaras Municipais.

Além da inclusão – no monitoramento mensal de portais – de outros requisitos para o cumprimento de padrão mínimo de qualidade desses sites, o órgão vai verificar, nessa análise, o atendimento de exigências específicas da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011).

A mudança está sendo informada aos municípios e será aplicada a partir de janeiro do próximo ano. As administrações, depois de comunicadas, terão 60 dias para rever seus procedimentos e se adaptar.

Para o presidente do TCM, conselheiro Francisco Aguiar, essa alteração “tem como propósito contribuir para a melhoria da qualidade da informação divulgada, além de permitir a padronização dos dados presentes nesses portais”.

NOVOS REQUISITOS
Os novos requisitos dividem-se em orientações sobre o domínio e acesso ao site eletrônico e sobre o conteúdo deste (detalhamento das receitas das despesas, procedimentos licitatórios e outras recomendações).

Dentre as orientações sobre sites, há a obrigação de os mesmos seguirem o domínio padrão “município.ce.gov.br” e que o link para acesso ao portal da transparência do município esteja em local de fácil acesso.

As orientações referentes ao conteúdo dizem respeito à descrição e ao acompanhamento das fases das receitas (valor previsto e valor arrecadado, natureza da receita e unidade gestora responsável, etc.) e das despesas municipais (número e valor do empenho, nota fiscal, procedimento licitatório realizado, descrição do bem ou serviço adquirido, convênios realizados, etc).

Conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal, em caso de descumprimento das regras de transparência pública, o município pode ficar impedido de receber transferências voluntárias, que são, por exemplo, convênios, acordos, ajustes ou outros instrumentos similares, como os contratos de repasse. Nesses casos, o TCM instaura processo de provocação, podendo ser convertido em Tomada de Contas Especial para apurar a situação.

Monólitos Post

Prédio da sede da prefeitura de Quixadá tem energia cortada


O principal prédio da prefeitura municipal de Quixadá, localizado na rua Tabelião Enéas no centro da cidade, está sem energia elétrica desde ontem, 28.

A falta de energia aconteceu devido ao corte no fornecimento por parte da Coelce, que alega falta de pagamento por parte da prefeitura.

Alguns servidores confidenciaram que não existem condições de trabalho sem energia no prédio.

O corte de energia acontece no momento em que toda sociedade quixadaense esta mobilizada recebendo a equipe de avaliação do Ministério da Educação para a instalação da faculdade de medicina.

A prefeitura pediu que todos colaborassem para receber bem a equipe de avaliadores, porém esqueceram de pagar a Coelce.

Monólitos Post


STF analisa se mantém proibição de tatuagem para candidatos a cargo público


A polêmica sobre proibição de tatuagem para candidatos a cargo público será debatida no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. A discussão será para decidir se é constitucional ou não a proibição de certos tipos de tatuagens contida em leis e editais de concurso público.

A questão será analisada, após a queixa de um candidato ao cargo de soldado da Polícia Militar de São Paulo. Ele foi desclassificado depois que foi constatada uma tatuagem em sua perna direita que estaria em desacordo com as normas do edital.

Ele entrou na Justiça, mas o Estado recorreu alegando que o edital estabeleceu, de forma objetiva, parâmetros para admissão de tatuagens, mas que o candidato não se enquadrava nessas normas. O Tribunal de Justiça de São Paulo ainda ressaltou que quem faz tatuagem tem ciência de que estará sujeito a esse tipo de limitações, e que a disciplina militar engloba também o respeito às regras e o descumprimento da proibição a tatuagens não seria um bom início na carreira.

Opinião

A estudante cearense Florence Barroso se prepara para alguns concursos na área do Direito, mas que não englobam a carreira policial. Com tatuagem, ela já sabia que em alguns editais há esse tipo de restrição. Porém, não concorda que haja uma regra que generalize a desclassificação de tatuados nesse tipo de prova.

“Muito complicado ter isso no edital. Eu compreendo a questão da segurança, mas acho muito forte você discriminar quanto a isso. Eu, por exemplo, uso manga 3×4, quando não quero mostrar a tatuagem. Um policial também poderia fazer isso dependendo de onde fica a tatuagem. Não concordo com isso se for de forma generalizada. A questão de segurança é mais pessoal, é conduta própria do profissional”, ressaltou.

Sobre a questão de segurança, Florence explicou que em alguns casos os profissionais que lidam diretamente com o crime (militares, civis e federais) podem ser reconhecidos por causa de uma tatuagem. Dessa forma, caso estejam à paisana, estão sujeitos a ações de violência se forem “marcados” por bandidos.

Manifestação

Em manifestação quanto à repercussão geral, o ministro Luiz Fux observou que o STF já possui jurisprudência no sentido de que todo requisito que restrinja o acesso a cargos públicos deve estar contido em lei, e não apenas em editais de concurso público. Contudo o tema em análise é distinto, pois embora haja previsão legal no âmbito estadual dispondo sobre os requisitos para ingresso na Polícia Militar, a proibição é específica para determinados tipos de tatuagens.

Para Luiz Fux, essa circunstância atrai a competência do Supremo para decidir sobre a constitucionalidade da referida vedação, ainda que eventualmente fundada em lei. “No momento em que a restrição a determinados tipos de tatuagens obsta o direito de um candidato de concorrer a um cargo, emprego ou função pública, ressoa imprescindível a intervenção do Supremo Tribunal Federal para apurar se o discrímen encontra amparo constitucional. Essa matéria é de inequívoca estatura constitucional”, salienta.

Tribuna do Ceará

Batalhão Raio recebe primeira policial feminina em sua tropa no Interior para o combate ao crime

O Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) da Polícia Militar do Ceará passa por uma grande transformação. Depois de  se consolidar como o modelo de policiamento ostensivo/repressivo de maior  eficiência no combate ao crime em Fortaleza e sua Região metropolitana, ele agora se expande pelo Interior. Mas a principal novidade agora é o ingresso de policiais femininas em sua tropa no Interior.

Com exclusividade, apresentamos a primeira mulher a fazer parte do Raio no Interior.

Trata-se da soldado Samara, que recentemente concluiu o curso de formação do Batalhão em Juazeiro do Norte. Torna-se a primeira PMFem  a ingressar nas fileiras do grupo de elite no Interior. O BPRaio possui uma rígida doutrina, intensivo treinamento e rigorosa seleção onde poucos conseguem chegar ao final e se classificar para entrar no batalhão.

A presença de policiais femininas nas chamadas “Forças Especiais” da PM cearense vem crescendo de forma gradativa na Corporação. Já há mulheres integrantes das tropas do Comando Tático Motorizado (Cotam), pertencente ao Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque). Agora, surge a primeira policial militar feminina na tropa dos “raianos”, como são chamados os integrantes do BPRaio.

Expansão

Depois de se consolidar como campeão na apreensão de armas de fogo na Grande Fortaleza, superando os números de apreensões feitas pelas demais unidades da PM, o BPRaio agora vive um momento de expansão. Nos últimos meses, duas cidades do Interior receberam definitivamente núcleos do Batalhão.

A primeira foi a cidade de Juazeiro do Norte, onde o BPRaio já atua no combate ao crime no Cariri. Patrulhas da unidade estendem suas ações contra a violência pelos Municípios vizinhos como Crato e Barbalha.

Já na Zona Norte do Estado, a cidade de Sobral recebeu, no último sábado (24) sua base do Raio, que vai trabalhar duro no combate, especialmente, ao tráfico de drogas e os crimes de roubo (assaltos), além de promover o desarmamento em geral.

Até o próximo ano, o BPRaio deve chegar a outras cidades como Quixadá e Aracati. 

Blog do Fernando Ribeiro


Dia do professor é comemorado com palestra de Bráulio Bessa em Quixeré


O governo municipal de Quixeré por meio da sua secretaria da Educação promoveu na noite desta quarta-feira(28), no Serrano Clube a comemoração do dia do professor em evento que contou com a presença de Bráulio Bessa, natural da cidade de Alto Santo, no Vale do Jaguaribe.

Bráulio é um ativista da cultura nordestina e criador da fan page – Nação Nordestina, e que vem ministrando palestras pelo país, empolgando o público demonstrando o perfil do nordestino desde ao seu vocabulário irreverente como as nossas riquezas culturais, numa reverberação de valorizar os costumes da nossa terra.

O secretário Municipal da Educação, José Roberto e o Prefeito, Raimundo Bessa parabenizaram a todos os professores presentes no mesmo instante em que agradeceram todo empenho dos que fazem a rede municipal na conquista dos bons indicadores de aprendizagem que o município vem alcançando.
Vários professores levaram para suas casas uma recordação a mais do evento, já que muitos sorteios foram realizados. 

Durante a palestra Bráulio falou que a vida é feita de escolhas e que em um momento de sua vida se viu diante da necessidade de escolher um presente que sua tia lhe oferecia, entre uma moto ou um computador, e ele preferiu o computador. “Fiz a escolha certa. Em pouco tempo fiquei conhecido na minha cidade como o menino que sabia mexer em computador e vários trabalhos apareceram. Mas fazer cartões de visita, cardápios e convites ainda não era o que eu queria pra mim”, afirmou.

Bráulio Bessa ao lado secretário da educação José Roberto e sua equipe
Foi nessa época que Bráulio Bessa criou o site www.altosanto.com, que fez muito sucesso. Mais tarde, assumiu um cargo na Prefeitura Municipal de Alto Santo, sua terra natal, mas logo percebeu que estava numa zona de conforto, sem desafios e novas perspectivas.

“Eu queria mais. E o boom das redes sociais me deu um novo norte. Resolvi investir num perfil que destacasse a riqueza da cultura nordestina e do seu povo. Em pouco tempo, eu já tinha milhares de seguidores. Eram pessoas de todos os lugares do Brasil e até de outros países”, comentou ele.

E assim, como ele mesmo define, contando a historia da sua vida, que Bráulio Bessa vem percorrendo o país levando uma mensagem de esperança em dias melhores por meio da motivação que existe em cada um e que deve ser despertada todos os dias para a conquista dos desafios.

Semanalmente o Brasil pode conferir o talento do bom cearense no programa Global, Encontro, apresentado por Fátima Bernardes.

O evento teve ainda ainda terá show musical com Gil Tony.

RT News


Delegada diz: vamos até o inferno para saber quem fez isso, sobre o bando que atirou em policiais em Quixadá-CE


A Delegada Regional de Quixadá, Dra. Ana Cláudia Nery, concedeu declarações fortes à imprensa sobre o bando que atacou um carro-forte na CE-060, entre Quixadá e Quixeramobim. “Vamos até o inferno para saber quem fez isso”, disse ela.

O bando interceptou o carro forte por volta do meio dia desta quarta-feira, 28, mas acabou se confrontando com uma viatura da Polícia Civil que passava pelo local.

O Delegado de Quixeramobim, Dr. Salviano de Pádua e mais três inspetores trocaram tiros com os bandidos. Eles foram baleados e socorridos para o Hospital Ponte Neto e, depois, transferido para Fortaleza numa aeronave da PM.

Policiais dos municípios de Quixadá, Choró, Madalena, Banabuiú, Quixeramobim e Canindé estão em campo à procura dos bandidos. A última informação é que o bando está encurralado pelos policiais numa fazenda entre Quixadá e Quixeramobim.

Monólitos Post


Cachorro tem olhos arrancados em Quixadá e caso gera comoção nas redes sociais


Cãozinho tem olhos arrancados em Quixadá, CE. Comunidade pede que crueldade seja investigada.

O grupo 4 Patas divulgou na noite desta terça-feira, 27, uma ação de extrema crueldade contra um cãozinho em Quixadá. O animal teve seus olhos arrancados e ficou em estado de saúde gravíssimo. A violência ocorreu no Conjunto Jean Silva, na periferia da cidade.

Animal recebe cuidados após ser resgatado pelo Grupo 4 Patas.

De acordo com a postagem do grupo no perfil do Facebook, um homem de nome Dário Alves acolheu o animal em sua casa após o resgate.

“Estamos cuidando o máximo possível para ele chegar até amanha bem e ser tomada as providências com um veterinário”, comentou Dário, e acrescentou: “Ele luta pela vida, logo se percebe, se Deus quiser ele ficará bem, mas o caso da visão dele é bastante grave, muito grave mesmo.”

“Amanhã voltaremos ao local novamente e recolheremos mais informações sobre o caso, pois hoje o nosso foco é em salvá-lo e mantê-lo o mais bem possível, se é q é possível… triste existir ser humano com toda essa crueldade… ele é apenas um inocente”, diz Dário, com evidente tristeza.

A exposição do caso chocou a comunidade de internautas. Eles pedem uma completa investigação do caso. Dezenas de pessoas falaram de sua indignação e revolta diante da imensa crueldade. Quem desejar ajudar pode entrar em contato com Dário através do número (88) 9 96258954.

Nós, do Monólitos Post, desejamos que, além da Justiça dos homens, que a Justiça de Deus atinja o indivíduo, ou os indivíduos, que fizeram tamanha barbaridade. Que paguem plenamente por esta ação covarde e diabólica. Ainda nos impressiona a capacidade do ser humano para a maldade. Pedimos aos veterinários de Quixadá que se disponham, até gratuitamente, se for o caso – em nome do nosso senso de humanidade -, a fazer o possível para ajudar o animalzinho.

Monólitos Post


SINE/IDT de Russas dispõe de 10 vagas de emprego

O SINE/IDT de Russas está ofertando 10 vagas de trabalho. Os interessados devem procurar a agência do município, localizado na Avenida Coronel Araújo Lima, nº 1458, centro, portando todos os documentos: Carteira de Trabalho, Cartão do PIS, CPF, RG, CNH (caso tenha), comprovante de endereço, comprovante de escolaridade, certificados de cursos e currículo.


Informações mais detalhadas sobre o trabalho e o valor da remuneração podem ser obtidas no SINE/IDT de 08h às 17h, ou através do telefone: (88) 3411-8563.


COPA DO BRASIL: Palmeiras e Santos se classificam e fazem inédita final entre paulistas


Na quarta-feira decisiva da Copa do Brasil, Palmeiras e Santos levaram a melhor e se garantiram em uma inédita final entre paulistas. O Peixe passou pelo São Paulo com duas vitórias por 3 a 1 e o Verdão derrotou o Fluminense, por 2 a 1 no tempo normal e por 4 a 1 na disputa de pênaltis.

As duas partidas da final serão disputadas nas quartas-feiras dias 25 de novembro e 2 de dezembro e a ordem dos mandos de campo ainda será sorteada, nesta quarta-feira, na sede da CBF. Essa será a primeira vez, em 27 anos da competição, que dois paulistas disputam a final da Copa do Brasil. Uma final entre dois times do mesmo estado aconteceu apenas duas vezes com Flamengo x Vasco em 2006 e Cruzeiro x Atlético-MG em 2014.

PASSEIO DO SANTOS NA VILA
Após conquistar uma vitória por 3 a 1 no jogo de ida no Morumbi, o Santos tinha uma larga vantagem para a partida desta quarta-feira e não demorou para decidir a classificação. Com três gols nos primeiros 25 minutos, o Peixe bateu o São Paulo novamente por 3 a 1 e confirmou a vaga na final. O artilheiro Ricardo Oliveira, duas vezes, e Marquinhos Gabriel marcaram para o Peixe e Michel Bastos diminuiu para o Tricolor.

VERDÃO SAIU NA FRENTE

O Palmeiras também abriu vantagem no início do jogo. Como perdeu por 2 a 1 para o Fluminense no jogo de ida, o Verdão precisava de uma vitória por dois gols de diferença e conquistou o 2 a 0 logo aos 17 minutos com dois gols de Lucas Barrios.

Fred diminuiu para os cariocas e levou a decisão para os pênaltis. Sem desperdiçar nenhuma cobrança, o Verdão levou a melhor e garantiu presença na grande final.


Lisca escala pelo 3º jogo seguido os mesmos quatro meio-campistas após várias mudanças no Campeonato

Com mudanças forçadas no ataque e na defesa para o jogo de sábado, diante do Mogi Mirim, às 16h30 (horário de Fortaleza), fora de casa pela Série B, o técnico do Ceará, Lisca, tem como trunfo a manutenção dos quatro homens de meio-campo que agradaram nas vitórias contra Botafogo e Boa Esporte.

Com Baraka e João Marcos no setor de contensão, além de Wescley e Ricardinho na armação, Lisca consolidou o setor, que fará a terceira partida consecutiva pelo Brasileiro diante da equipe paulista.

A repetição na escalação dos quatro homens de meio-campo do Ceará é rara nesta Série B, muito pelas lesões, suspensões, saídas de jogadores e má fase. Outros ao longo da campanha, como também as trocas de técnico e as consequentes mudanças de escalação a cada nova filosofia de trabalho implantada.

Em sua estreia como técnico do Ceará contra o Criciúma, no dia 17 de outubro, pela 31ªrodada da Série B, fora de casa, Lisca havia esboçado sua equipe com Baraka, Ricardo Conceição, Ricardinho, mas após lesão do primeiro nos treinamentos, Carlão o substituiu.

A atuação ruim e a derrota por 3 a 0 fizeram o técnico alvinegro mudar a formação para a
partida seguinte contra o líder

Botafogo, três dias depois fora de casa e o time atuou mais organizado, vencendo o jogo.

E como o padrão foi mantido na partida diante do Boa Esporte/MG, no Presidente Vargas, quando o time venceu por 2 a 1, Lisca manterá o quarteto no meio-campo, como reforçou no treino coletivo de ontem, no estádio Vovozão. O meia Wescley comemora nova chance e espera que o setor se consolide nas seis partidas que restam do Campeonato.

"O nosso técnico tem montado este meio-campo, comigo e o Ricardinho na armação, além
do João e do Baraka, e estamos procurando fazer o melhor. Espero que fique assim até o final", declarou o meia alvinegro.

Wescley não quis opinar se a atual formação seria a melhor do Ceará, mas acredita que o
entrosamento seja natural.

"Toda formação no meio-campo tentou fazer o máximo e continua assim. Como todo mundo já se conhece bastante, jogando a ano todo treinando, a gente já sabe como o companheiro joga e pode ter ajudado".

Formações
Até a formação com o atual quarteto, o Ceará utilizou 20 formações de meio-campo diferentes, algumas com quatro jogadores e outras com apenas três.

A formação mais utilizada no setor foi com Uillian Correia, Sandro Manoel, Ricardinho e Marinho, no início do Brasileiro com o então técnico Silas, em quatro oportunidades.

Diário do Nordeste

Trio é assassinado com tiros na cabeça na serra de Maranguape


Três homens foram assassinados na serra de Maranguape, nas proximidades do Clube Cascatinha, na noite desta quinta-feira, 28.

De acordo com o policial militar da região, Rainner Riedel, as vítimas estavam em um veículo Corolla, de cor branca, subindo a serra, e teriam sido interceptadas por indivíduos em uma Hilux, conforme informações de populares.

O trio foi alvejado à bala e apresenta perfurações na cabeça. A suspeita da Polícia, conforme major Francisco Hermilson, é de que tenha sido crime de execução, à queima roupa. Pela cena do crime, os policiais não observaram indícios de reação. As vítimas ainda não foram identificadas.

Ainda conforme o PM, a Perícia está no local e um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) está sobrevoando a região. Nenhum suspeito foi encontrado até agora.

O POVO Online