-->

sábado, 2 de janeiro de 2016

7 pessoas morrem e 11 ficam feridas em acidente entre van e carro na BR-116


Um acidente entre um Fiat Siena e uma van Ducato, no km 276 da BR- 116, em Jaguaribara, deixou 7 pessoas mortas, na manhã deste sábado (2). Todos os ocupantes do carro morreram, entre eles duas crianças. A van trazia a maioria das pessoas de uma mesma família, teve duas vítimas fatais e ao menos 11 pessoas ficaram feridas, das quais quatro foram encaminhadas em estado grave para Fortaleza.

Entre elas está uma criança de apenas três anos de idade. O acidente ocorreu por volta de 5h40 deste sábado no KM 276 da BR 116. Informações preliminares da PM dão conta de que cinco pessoas de uma mesma família saiam da zona rural do Sítio Sabiá, em Jaguaribe, e entravam na BR 116 no sentido Fortaleza-Interior. No sentido contrário vinha uma topic de placas KVB-6983, de Marisopolis, na Paraíba, com familiares que iriam visitar parentes em Limoeiro do Norte.

Os corpos dos ocupantes do Fiat Siena ainda estão presos nas ferragens e o Grupamento de Bombeiros de Limoeiro do Norte está neste momento fazendo a retirada dos corpos do veículo.

Mais informações em instantes

Diário do Nordeste



Ceará reduz homicídios após 17 anos e deve atingir meta de 6% de queda

Apesar das chacinas ocorridas ao longo do ano, como a da Grande Messejana, e da crise no sistema socioeducacional, o Ceará encerrou 2015 com redução no número de homicídios, em comparação com o ano anterior. A informação foi confirmada pelo secretário-adjunto da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), coronel Lauro Prado. Levantamentos da pasta apontam que diminuição anual não ocorria há 17 anos.

O percentual de redução ainda não foi divulgado, pois a SSPDS ainda trabalha na consolidação dos números de dezembro. Segundo Prado, o próprio governador Camilo Santana (PT) irá divulgar o resultado, em entrevista coletiva, com data a definir. Expectativa, porém, é de queda superior à meta de 6%.

Isso porque, mesmo que dezembro repita as estatísticas do mês mais violento do ano — janeiro, com 433 assassinatos — a redução ainda seria de 7,5%. Mantendo-se o patamar de novembro, a queda seria de 9%.

Entretanto, embora inferior 2014 e 2013, o número de homicídios ainda passa de 10 por dia.

Política exitosa

Na avaliação de Prado, a redução alcançada se deve às políticas de segurança que começaram a ser implementadas ainda em dezembro de 2013, quando o então titular da SSPDS, delegado Servilho Paiva, lançou o programa “Em Defesa da Vida”, que trouxe novos métodos de trabalho. 

O Estado foi dividido em 18 regiões geográficas, chamadas de Área Integrada de Segurança (AIS). Foi estabelecida a meta de 6% para a redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que incluem homicídios e latrocínios (roubo seguido de morte). Mediante o alcance dos objetivos, os agentes recebem prêmios trimestrais em dinheiro, cujo valor varia conforme a patente e cargo.

“Os policiais absorveram a filosofia do programa. Adaptaram-se à estratégia do mapeamento para, através das ações integradas, conseguirmos direcionar o policiamento, seja Militar ou Civil. Entenderam que não adianta trabalhar isolado. Um complementa o trabalho do outro. E tem dado certo”, avaliou.

Mesmo com o resultado, o coronel defende mudanças no projeto para alcançar novas reduções. “Não estamos satisfeitos. Uma comissão irá avaliar a manutenção da meta e outras medidas, como redefinição das áreas integradas”.

Saiba mais

O programa também estabeleceu meta de 20% para redução dos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), que incluem todos os tipos de roubo (exceto latrocínio). Porém, a medida foi suspensa após uma atualização no sistema de informação das delegacias de Polícia Civil.

Lauro Prado destacou a importância do programa Ceará Pacífico, que inclui diversos órgãos do Estado e da sociedade civil. “A cada ano ficará impossível reduzir as mortes só com ações da Polícia. Agimos nas consequências e não as causas. Daí a importância da questão social do programa”.

O Povo Online

Homem acusado de bulinar com criança de 4 anos é preso em Russas


Nesta Sexta(01), por volta das 10h0min, na localidade de Uirandé, zona rural de Russas, foi conduzido a Delegacia Regional de Polícia Civil, FRANCISCO GALHA DA SILVA, 60 anos, natural de Alto Santo, agricultor, residente na localidade acima, o qual é acusado pelo o Sr. FRANCISCO MOREIRA DA SILVA, 33 anos, agricultor, natural de Russas, residente na localidade de Lagoa Escura, zona rural de Russas, de bulinar sua filha a criança M. E. L. M. de apenas 04 anos. Os PM da F.T.A. conduziram os envolvidos a Delegacia onde foi realizado procedimento policial por portaria.

Com Informações do 1ºBPM

Fenômeno ao redor do sol chamou atenção em Russas na manhã desta Sexta-Feira(1º)


Um fenômeno físico no sol chamou a atenção no céu de Russas na manhã desta sexta-feira (1º). O fenômeno chamado de halo solar, por meio do qual um grande círculo brilhante (semelhante a um arco-íris) fica visível ao redor do sol. O fenômeno é caracterizado pela presença de cristais de gelo em nuvens altas. Quando a luz do sol atravessa esses fragmentos, é dividida nas cores encontradas no arco-íris.

RETROSPECTIVA 2015: Veja os crimes de maior repercussão no Ceará

O ano de 2015 foi marcado pela violência armada no estado do Ceará. Mais de 4 mil pessoas foram assassinadas. Mas, alguns casos tiveram maior repercussão na Imprensa local, por motivos diversos. Veja 11 dos casos de assassinatos que ocuparam maior tempo de cobertura da Imprensa local e até nacional.


1 – (DIA 21 DE FEVEREIRO) - Assassinato da professora universitária  aposentada e socialite MARIA DAS GRAÇAS MARTINS NINA RODRIGUES, morta numa trama montada pelo genro para ficar com o dinheiro da vítima. Corpo foi encontrado em um matagal em Itaitinga.

2 –  (DIA 17 DE FEVEREIRO)  – Assassinato do  jovem FÁBIO RODRIGUES DA SILVA, no bairro Parque Santa Maria, em Messejana, cujo crime foi filmado pelos assassinos e as imagens divulgadas através das redes sociais com ampla repercussão em todo o País. 


3 – (DIA 25 DE FEVEREIRO) – Assassinato do pastor DARCKSON LIRA, chefe de uma rede de igrejas no Brasil e no Exterior. Foi morto a facadas em um crime de latrocínio ocorrido no Centro de Fortaleza (Avenida Heráclito Graça). Todos os envolvidos acabaram presos.


4 – (DIA 17 DE MARÇO) – Empresário do ramo dedetização, RIVADÁLVIO TEIXEIRA MOREIRA, foi assassinado a facadas dentro do seu apartamento, no bairro Vila União. Crime esclarecido com a prisão da ex-esposa da vítima e de seu namorado. Os dois tramaram o crime para ficar com o dinheiro do empresário.


– (DIA 3 DE JULHO)  Empresário e Político do Município de Russas-CE, AURELIANO RIBEIRO DA SILVA, foi assassinado a tiros na porta de sua residência, em Russas. O crime foi registrado ao vivo pelo repórter de uma emissora de rádio que estava próximo da vítima, e teve até repercussão Nacional. Nenhum responsável foi preso até hoje.


6 – (DIA 6 DE AGOSTO)  – Assassinato do radialista GLAYDSON CARVALHO,  crime de pistolagem com motivação política nos estúdios da Rádio Liberdade, da cidade de Camocim. Oito pessoas já foram indiciadas em inquérito policial, entre pistoleiros, intermediários e outros participantes indiretos. Mandantes ainda impunes. 


7 – (DIA 11 DE AGOSTO) -  empresário do ramo de aviação civil, LUÍS TADEU FLORES SANTOS, 64 anos, é encontrado morto em sua residência, no bairro Sabiaguaba, ao lado do corpo de sua esposa, CÉLIA MARA MONTEIRO, 52. A Polícia concluiu que ele matou a mulher e, em seguida, suicidou-se. Crime de ampla repercussão, pois era um empresário bastante conhecido em Fortaleza, no aluguel de aviões e helicópteros. 


8 – (DIA 23 DE AGOSTO) – Duplo assassinato numa casa de veraneio em PARACURU, quando o empresário gaúcho MARCELO BARBERENA MORAES assassinou, a tiros, a esposa, ADRIANA MOURA DE PESSOA CARVALHO MORAES,  e a filha do casal, a pequena  JADE, de apenas oito meses de vida. Crime com repercussão nacional.  O criminoso pretendia se apossar do dinheiro da esposa para casar com uma amante.
 

9 – (DIA 3 DE NOVEMBRO) – Pastor evangélico FRANCISCO ROBERVAL NUNES PEREIRA, fundador de uma igreja em Fortaleza, assassinou, a tiros, a ex-esposa, MARCELINA SANTOS NUNES em sua residência, no Conjunto Ceará. O pastor fugiu e dias depois suicidou-se a tiro. Seu corpo foi encontrado boiando na Praia da Iparana, em Caucaia. 

10 – (DIA 24 DE NOVEMBRO) – Assassinato do vice-prefeito do Município de Choró, SIDNEY CAVALCANTE. O político acabou morto, a tiros, em seu gabinete, na sede da Prefeitura, por um homem identificado como Francisco Roberto Oliveira, que também assassinou sua esposa, MARIA ELIZÂNGELA GOMES LEMOS, três dias antes e ocultou o corpo em um freezer no apartamento do casal, em Fortaleza. O assassino desconfiava que sua esposa estivesse tendo um caso com o vice-prefeito. 


11 – (DIA  27 DE DEZEMBRO) – Crime de morte no fim de uma festa rave em um buffet em Fortaleza. O modelo e desportista JHONNY MOURA MELO, 22 anos, é morto com um tiro de pistola depois de uma briga durante o evento. A Polícia identificou e prendeu o suspeito do crime. Trata-se do agente penitenciário RENILSON GARCIA ARAÚJO JÚNIOR, que confessou o crime e está detido na DHPP.  

Policial civil do DF reage a assalto e é morto em Beberibe


Um policial civil do Distrito Federal (DF) foi assassinado na noite desta quinta, 31, em Beberibe, no Litoral Leste do Estado. Antônio Robério de Oliveira, 50 anos, estava numa casa com a esposa e o filho de três anos quando três homens encapuzados invadiram a residência e anunciaram o assalto. O policial reagiu e foi atingido com dois tiros.  Até o início da tarde desta sexta, ninguém havia sido preso. Antônio era cearense, de Iguatu, a 384 quilômetros de Fortaleza.

Segundo a Polícia, por volta da 19 horas, um carro se aproximou da residência e do veículo desceram dois homens encapuzados, que anunciaram o assalto. Antônio, que estava na parte de trás do imóvel, quando ouviu os assaltantes e foi armado, ainda de acordo com a Polícia, para render os assaltantes. O terceiro homem estava em cima do muro e atirou duas vezes contra o policial, que foi atingido no pescoço e nas costas. Durante a fuga, os bandidos levaram a arma do policial, dois celulares e um relógio.

O policial civil foi levado para o Hospital Municipal de Beberibe, mas não resistiu aos ferimentos. O bandidos conseguiram fugir.

O POVO Online