-->

sexta-feira, 11 de março de 2016

PM captura jovens que assaltavam turistas em inglês na Capital


Quatro homens foram presos e um adolescente apreendido na madrugada desta sexta feira (11) sob suspeitas de praticar assaltos nas Praias de Tabuba e Cumbuco, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

De acordo com informações da Polícia Militar, após a prisão, foi apreendido um revólver e menos de 1Kg de maconha, além de itens como uma TV, material de Kitesurf, malas e pertences de várias outras casas do local.

Ainda segundo o 12º Batalhão da Polícia Militar, os homens já vinham sendo observados e já teriam praticado diversos assaltos, inclusive anunciados em inglês, pelas redondezas das praias. Até o momento, não existem mais informações sobre o caso, mas sabe-se que os presos estão sendo encaminhados para o 31º Distrito Policial, no Cumbuco.

Diário do Nordeste

Prazo para cadastro biométrico encerra este mês; saiba onde a biometria será obrigatória


Termina na próxima sexta-feira (18) o prazo para que os eleitores realizem o cadastramento biométrico para votar em municípios onde a eleição será por meio do novo sistema. Para atender a população, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) ampliou até as 14 horas o atendimento aos sábados (5 e 12 de março) em 23 municípios onde a leitura digital é obrigatória.

Durante a semana, o cadastramento é feito de  8 às 17h nos cartórios eleitorais de cada cidade. A partir do próximo fim de semana, o horário de funcionamento aos sábados será de 8h às 14 em:  Amontada (89ª ZE), Barbalha (31ª ZE), Baturité (5ª ZE), Bela Cruz (96ª ZE), Brejo Santo (70ª ZE), Capistrano (105ª ZE), Cariré (65ª ZE), Crato (27ª ZE), Horizonte (78ª ZE), Itaitinga (100ª ZE), Itapagé (41ª ZE), Itapipoca (17ª ZE), Itarema (98ª ZE), Jardim (42ª ZE), Jati (102ª ZE), Jucás (43ª ZE), Maracanaú (104ª e 122ª ZE), Missão Velha (16ª ZE), Nova Olinda (53ª ZE), Paraipaba (103ª ZE), Tianguá (81ª ZE), Várzea Alegre (62ª ZE) e Viçosa do Ceará (35ª ZE).

Nas eleições de 2016, 46 municípios cearenses terão biometria obrigatória. Quem não comparecer no prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral, terá o título cancelado e não votará nas eleições de 2016. Confira os municípios:

Altaneira, Amontada, Aratuba, Banabuiú, Barbalha, Baturité, Bela Cruz, Brejo Santo, Capistrano, Caridade, Cariré, Caririaçu, Cariús, Crato, Farias Brito, Frecheirinha, Granjeiro, Groaíras, Horizonte, Irauçuba, Itaitinga, Itapagé, Itapipoca, Itapiúna, Itarema, Jardim, Jati, Jucás, Maracanaú, Marco, Meruoca, Miraíma, Missão Velha, Mulungu, Nova Olinda, Ocara, Paraipaba, Paramoti, Penaforte, Porteiras, Quixeré, Santana do Cariri, Tejuçuoca, Tianguá, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará.

Fortaleza e Caucaia também passam pelo processo de biometria, mas os eleitores ainda não serão obrigados a se recadastrar para as eleições de 2016. A previsão é que o recadastramento biométrico seja exigido apenas a partir das eleições de 2018.

Russas News

Mãe mantém filho usuário de drogas acorrentado em casa


Uma mãe de Fortaleza mantém o filho de 16 anos acorrentado em casa para evitar que ele faça uso de drogas. “Tive que acorrentá-lo para não vê-lo morto, pois muitas vezes foi espancado na rua. Ele já levou tudo o que tem dentro de casa, maltrata meu pai, que é doente e tem idade avançada. Já procurei todo o tipo de ajuda, sem sucesso. É sempre a mesma resposta: não podemos fazem nada”, desabafa a mãe, que prefere não ter a identidade revelada.

Depois de passar por todas as instituições da cidade que tratam usuários de drogas, a mãe recorreu à Defensoria Pública para tentar a internação compulsória do filho. Mas, apesar do juiz ter determinado a internação imediata do adolescente, ela relata que nada foi resolvido. “A Justiça determinou que ele fosse internado e mandou para a Secretaria de Saúde. Isso já está com dois meses e nada foi feito”, diz.

O adolescente também sofre com crises de abstinência e com  transtornos mentais agravados pelo uso constante de diversos tipos de drogas, segundo a mãe.

“Ele é muito agressivo e o principal alvo é meu pai: um senhor de idade, que tem uma perna amputada, faz hemodiálise e tem várias outras doenças. Ele agride o meu pai diariamente para tomar dinheiro dele, celular, o que ele tiver”, diz.

Apesar de todo o sofrimento, a mãe não vê alternativa a não ser manter o filho acorrentado até que a internação seja autorizada. “Só quem sabe [o que estou passando]são as mães  que passam pelo mesmo problema que estou passando. Eu peço à Secretaria de Saúde – onde está o caso dele – que me ajude a salvar o meu filho”.

A Secretaria de Saúde do Estado informou que a mãe procurou o hospital em novembro de 2015. Como ele é adolescente, foi transferido para a Sociedade de Assistência de Proteção à Infância de Fortaleza.

A Secretaria disse, ainda, que a decisão judicial determinando a internação compulsória do adolescente ainda não chegou ao Hospital. Já a Defensoria pública do Estado disse que vai entrar com uma petição para que a Justiça determine urgência na internação do adolescente.

G1 CE

Sem motoristas, ambulâncias do Samu param de atender emergências em oito municípios


Por muito pouco, o sistema de atendimento das ambulâncias do Samu não entrou em completo colapso na Grande Fortaleza.  Na manhã de ontem (10). Pelo menos, 20 veículos de atendimento  médico de urgência ficaram paradas nas garagens das bases Samu de Caucaia, Maracanaú e Eusébio. Motivo: falta de motoristas.

O fato veio à tona após o Sindicato dos Profissionais de Saúde (sindisaúde) denunciar que a maioria dos condutores de  ambulâncias estavam trabalhando há quase dois anos sem férias. Temendo uma ação trabalhista que poderia gerar pesadas multas, a direção do sistema colocou de férias, de uma só vez, 26 profissionais responsáveis pela condução dos veículos.

Resultado, quando os socorristas chegaram para trabalhar nas três bases do samu, não havia motoristas para guiar as ambulâncias. No total, 20 ambulâncias ficaram paradas, sendo 8 em Caucaia, 7 em Maracanaú e 5 no Eusébio.

Além disso, o atendimento prestado pelo Samu-Leste ficou prejudicado nas cidades de Horizonte, Pacajus, Cascavel, Pindoretama e Aracati.

Ainda ontem, em nota oficial à Imprensa, a direção do Samu informou que já estaria adotando providências para sanar o problema e  recolocar as ambulâncias em operação.

Já o Sindisaúde confirmou através de seu site que o problema atingia 26 profissionais. Estes estariam trabalhando além do horário para cobrir a ausência de outros profissionais.

Ceara News 7

Assembleia aprova bloqueio de celulares em presídios


A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou no começo da tarde desta quinta-feira (10) um projeto de lei proibindo que as operadoras de telefonia móvel forneçam sinal de celular no perímetro das unidades penitenciárias do estado.

A proposição é oriunda de mensagem do governo estadual e tramitava no Legislativo desde o início de fevereiro. Alvo de críticas e questionamentos durante a tramitação, o projeto ganhou repercussão após a série de ataques a coletivos e prédios públicos em Fortaleza e na região metropolitana da capital. As investigações da Polícia identificaram que dois detentos estariam entre os mentores dos crimes.

Fragilidade

Deputado de oposição, Capitão Wagner (PR) apontou a fragilidade do projeto ao compará-lo com lei semelhante aprovada no Paraná, mas considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ele criticou ainda a ineficácia das unidades penitenciárias em proibir a entrada de aparelhos celulares.

“Estamos votando uma lei para cumprir outra que proíbe a entrada de celulares nos presídios. Se o Estado está sendo ineficiente nessa fiscalização, que ele possa adotar medidas. Houve a instalação de scanners para fazer a vistoria de visitantes. Mesmo assim, o celular entra nas unidades.”

Justo

Elmano de Freitas (PT), da base do governo, afirmou que a medida se justifica diante do lucro das empresas de telefonia com a exploração dos serviços. “Podemos ir ao STF [se a lei for questionada] e dizer que quem deve pagar são as operadoras, que ganham milhões no Ceará e devem, no mínimo, colaborar com o Estado e bloquear o sinal nos presídios.”

E agora

Após a aprovação, o projeto segue para ser sancionado pelo governador Camilo Santana e entrará em vigor a partir da publicação no Diário Oficial do Estado. Em caso de descumprimento por parte das operadoras, a lei fixa multa diária de R$ 10 mil por unidade prisional.

Agência Brasil

Pedido de prisão de Lula passou de todos os limites, afirma Dilma


A presidente Dilma Rousseff fez duras críticas ao pedido de prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e afirmou que a ação do Ministério Público de São Paulo "passou de todos os limites".

"O governo repudia em gênero, número e grau esse ato praticado contra Lula", afirmou Dilma, em coletiva de imprensa convocada para rechaçar rumores de que ela poderia renunciar ao cargo por causa do agravamento da crise política. "Não existe base nenhuma para este pedido. É um ato que ultrapassa o bom senso, é um ato de injustiça", completou.

A presidente destacou que é quase consenso entre os juristas que o pedido de prisão preventiva é insustentável e disse que é "preciso de mais seriedade". "É um absurdo que um país como o nosso assista calmamente a um ato desses contra uma liderança política responsável por grandes transformações no País, respeitado internacionalmente", afirmou.

A presidente afirmou ser preciso ampliar o diálogo, que o momento do País tem que ser de "pacificação". Ela insinuou que os promotores que o fizeram estão tentando se promover e disse que o momento "chama o País a mais diálogo, mais calma, menos turbulência". "Nós acreditamos que esse é um momento de diálogo, de pacificação, é um momento de calma e de tranquilidade. Nós todos devemos isso ao País", disse.

A presidente criticou os vazamentos de delações e, sem citar nominalmente o senador Delcídio Amaral (PT-MS), afirmou achar estranho que das supostas 400 páginas da delação só foram vazadas aquelas que diziam respeito a ela. "Por que vazaram, de 400 páginas, só páginas que diziam respeito a mim? O que parece, pelo assunto vazado, não devem ser muitas, por quê?"

Lula ministro

A presidente não respondeu se fez o convite a Lula para que ele assumisse alguma pasta em seu governo, mas disse que "teria orgulho" de ter o ex-presidente em sua equipe.

"Eu não costumo discutir como é que eu formo meu ministério. Eu teria o maior orgulho de ter o presidente Lula no meu governo, porque o presidente Lula é uma pessoa com experiência, é uma pessoa com grande capacidade de formulação de políticas, e capacidade gerencial", afirmou. "Agora, não vou discutir aqui com vocês se o presidente Lula vai ser ou não vai ser, como é que vai ser ou como é que não vai ser", afirmou.

Manifestações

Dilma afirmou que não teme confrontos nas manifestações marcadas para o próximo domingo contra o seu governo e que defende a democracia e o livre direito de expressão. "Faço o apelo para que as pessoas não cometam atos de violência", afirmou. "Temos de manter vitórias da democracia, uma delas é o direito de livre manifestação", completou.

ESTADÃO conteúdo

Tiroteio em praça pública deixa três pessoas feridas em Horizonte


Um  tiroteio em plena praça pública deixou três pessoas feridas, na noite de ontem, no Município de Horizonte, na região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e mobilizou várias patrulhas da Polícia Militar. Porém, até agora ninguém foi preso.

Segundo informações iniciais colhidas pela Polícia Militar no local do incidente, a troca de tiros ocorreu opor volta de 22 horas, quando as vítimas estavam na Praça da comunidade de Nova Gameleira, no bairro Buenos Aires, periferia da cidade.

O motivo do incidente e seus autores não foram ainda revelados. Conforme informações da PM< foram baleadas as seguintes pessoas: Ayrton Senna Soares de Souza, 21 anos; Francisco Reginaldo Roberto Bastos, 42; e Alexsandro de Almeida Domingos, 21.

Os três foram levados, inicialmente, para uma unidade hospitalar de Horizonte e, em seguida, transferidas em ambulâncias do Samu para o Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro), em Fortaleza.   As ambulâncias foram escoltadas por viaturas da PM diante de ameaças dos criminosos.

Outro caso

Na cidade de Russas (a 165Km de Fortaleza), um jovem de 23 anos de idade, identificado como Webston da Silva Santos, foi morto a tiros na noite desta quinta-feira (10). O assassinato aconteceu por volta das 21 horas na Avenida Dom Lino, em pleno Centro.  Os suspeitos não foram identificados e teriam fugido do local do crime em uma motocicleta.

No momento do crime, a vítima trafegava em sua moto, quando foi alcançada pelos assassinos em outro veículo semelhante. Segundo a Polícia, contra o jovem foram disparados, pelo menos, 10 tiros de pistola. 

Blog do Fernando Ribeiro

Justiça acata ação do Ministério Público que proíbe a entrada de organizadas nos estádios


As torcidas ditas “organizadas” estão proibidas de entrar nos estádios cearenses. A determinação partiu, nesta sexta-feira (11), da Justiça Estadual.  O fato aconteceu por conta de mais um episódio de violência ocorrido na noite da última quarta-feira (9) na Arena Castelão, por ocasião de mais um jogo local válido pela Copa do Nordeste 2016.

Facções da torcida organizada do Fortaleza Esporte Clube se envolveram em uma briga durante o intervalo da partida, quando o Leão já estava ganhando do time do Sport, de Recife (PE).  Na confusão teriam se envolvidos membros das “organizadas” Jovem Garra Tricolor (JGT) e Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF).

Na briga, várias cadeiras foram arrancadas e jogadas pelos brigões. Os  atos de vandalismo e violência física só acabaram com a intervenção de policiais militares do Batalhão de Policiamento de Eventos (BPE) e de Polícia de Choque (BpChoque).

Na decisão de hoje, a  juíza de Direito, Antônia Dilce Rodrigues Feijão, titular da 36ª Vara Cível de Fortaleza, estabeleceu multa de R$ 1 mil para cada membro de torcida organizada que desobedecer a ordem. Ela informou que chegou a realizar uma audiência pública com os participantes dessas torcidas, que haviam se comprometido a não mais praticar badernas.

“Os atos de violência e vandalismo praticados pelas torcidas que entram nos estádios uniformizadas e  caracterizadas com vestimentas de seus clubes, perduram, resultando em sérios riscos à integridade física de todos quantos comparecem aos estádios”, concluiu.

Clássico

Também foi proibida a entrada de torcedores nos estádios portando instrumentos musicais.
A medida já começa a ser aplicada no próximo domingo na Arena Castelão, por ocasião do primeiro clássico do Ano entre os times do Ceará e Fortaleza, a partir das 18 horas.

Blog do Fernando Ribeiro

Roubo a pessoas em Russas


Nesta quinta-feira, dia 10, por volta das 20h20min, na Pitombeira I, foram vítimas de roubo, duas jovens, uma de 19 anos e outra de 18 anos, de quem foram levados dois aparelhos celulares. As vitimas foram surpreendidas por dois indivíduos numa moto Honda CG 150 Titan 2010, de placa NQU-1785, os quais não foram identificados e nem localizados até o momento.

Com Informações do 1ºBPM

Roubo a pessoa seguido de condução de suspeito em Russas


Nesta quinta-feira, dia 10, por volta das 12h15min, na rua Valdemar  de Sousa Pinheiro, foi vítima de roubo uma mulher de 43 anos, natural de Russas-CE, que foi surpreendida por dois indivíduos a pé, um deles armado de revólver, que lhe roubaram um Iphone, uma bolsa com documentos, cartões de credito e a quantia de R$ 700,00, e em seguida se evadiram. Pouco tempo depois, PM’s conseguiram chegar a um dos suspeitos do assalto, identificado como Francisco Daniel Bezerra Barros, 28 anos, natural de Itaiçaba-CE, o qual foi reconhecido pela vítima na DRPC, onde foi realizado o auto de prisão em flagrante.

Com Informações do 1ºBPM

Ceará é o primeiro lugar do País em transplantes de fígado

Os dados foram informados pelo Registro Brasileiro
de Transplantes (RBT), da Associação Brasileira de
Transplante de Órgãos (ABTO)
No ano passado, o Ceará teve a melhor taxa de transplantes de fígado do Brasil. O Estado foi o terceiro em transplantes de órgãos de doadores falecidos e obteve a mesma posição em doadores efetivos por milhão da população (pmp).

Os dados são do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). As informações foram divulgadas nesta quinta-feira, 10, pelo site do Governo do Estado do Ceará.

Em 2015, o Estado estabeleceu um novo recorde de transplantes de órgãos e tecidos, com a realização de 1.433 procedimentos, 34 a mais que o recorde anterior, de 1.399 transplantes em 2014. 198 pacientes receberam fígado saudável, superando os 195 transplantes feitos há dois anos. O resultado manteve o Ceará como o que mais realiza transplantes de fígado no País, com taxa de 22,1 pmp, à frente de Distrito Federal (21,7) e Santa Catarina (15,8).



“Estado com cerca de nove milhões de habitantes e mais de 17 mil leitos hospitalares, cerca de mil de terapia intensiva. Realiza todas as modalidades de transplantes, ocupando posições de liderança no cenário nacional, com média de doadores e transplantes muito superior à média da região Nordeste. É o Estado líder nacional em número de transplantes hepáticos por milhão da população e também realiza nove transplantes de medula óssea pmp”, informou o RBT sobre o desempenho do Ceará na captação de órgãos e realização de transplantes (ver publicação na íntegra).

Neste ano, conforme informações da Central de Transplantes de Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) foram realizados até o dia 3 deste mês, 38 transplantes de rim, três de coração, 24 de fígado, 14 de medula óssea, 114 de córnea e dois de esclera.

A lista de espera tem 11 pacientes na fila de transplantes de coração, 142 de fígado, 496 de rim, seis de pulmão e 546 de córnea, totalizando 1.210 pacientes ativos na lista de espera por transplantes de órgãos e tecidos.

Terceira posição em transplantes de órgãos de doadores efetivos e em doadores falecidos


O Ceará manteve o terceiro lugar em relação aos doadores efetivos, com taxa de 23,5 doadores pmp, atrás apenas de Santa Catarina (30,2) e Distrito Federal (28,4).



Em 2015, o Estado fez 538 notificações de potenciais doadores, ou 60,8 pmp. Mesmo que 330 dessas notificações não tenham efetivado doadores, o Estado ficou também em terceiro lugar do Brasil no percentual de efetivação de doadores, o que ocorreu em 39% das notificações, percentual menor que os 41% de Minas Gerais e Santa Catarina.


Nos transplantes de órgãos de doador falecido, o RBT destaca os estados com mais de 50 transplantes pmp: Rio Grande do Sul (61,1), Distrito Federal (60,0), Ceará (53,8) e São Paulo (50,8), sendo a meta para os transplantes com doador falecido de 70 pmp.


O Povo Online

Copom prevê queda de 3,5% no preço da energia elétrica


O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) prevê que os preços da energia elétrica cairão 3,5% neste ano, devido às alterações nas bandeiras tarifárias. A informação foi divulgada ontem pelo BC, na ata da 197ª reunião do Copom.

Em janeiro, o Comitê previa alta de 3,7% nas tarifas, caso a bandeira vermelha se mantivesse em vigor, o que não aconteceu. A previsão é que para o conjunto de preços administrados por contrato e monitorados, projeta-se variação de 5,9% em 2016, ante 6,3% considerados na reunião do Copom de janeiro.

Essa projeção considera reajuste médio de 9,9% nas tarifas de ônibus urbano e redução de 3,5% nos preços da energia elétrica, consideradas as alterações anunciadas relativamente a bandeiras tarifárias. Para 2017, considera-se uma variação de 5%, mesmo valor da reunião do mês passado.

O POVO Online

Novo Código de Processo Civil fecha cerco contra inadimplentes de pensão alimentícia


O Novo Código de Processo Civil (CPC) passará a vigorar em 18 de março deste ano. Dentre as novidades, o texto fecha o cerco contra os devedores de pensão alimentícia. Responsável por abarrotar o judiciário, os casos envolvendo essa questão gerou da substituição do regime fechado para o semi-aberto em caso de inadimplemento e o prazo para apresentação da justificativa após a intimação do devedor que passaria de três para dez dias.

“O texto final acertadamente manteve o regime fechado de prisão civil bem como o prazo para apresentação de justificativa. Dentre as alterações que o novo CPC traz é de que caso o executado no prazo legal não efetue o pagamento, não prove que o fez ou apresente justificativa, o juiz mandará protestar o pronunciamento judicial de ofício, sem requerimento das partes, podendo fazer antes mesmo da prisão civil”, explica a advogada especialista em Direito de Família Daniella de Almeida Silva, sócia do Amaral de Andrade Advogados Associados.

Segundo ela, também foi inserido no Código o que já consta da Súmula 309 do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e na prática já era aplicado, mas não havia no texto de lei: somente ser possível a prisão civil do alimentante com relação às ultimas três parcelas devidas e as que se vencerem no curso do processo.

Russas News

Câmara Municipal de Crateús aprova fim da taxa de iluminação pública



Em sessão realizada na Câmara Municipal de Crateús na última segunda-feira (07/03), um projeto de iniciativa popular, onde foram colhidas cerca de 3 mil assinaturas em um abaixo assinado, vereadores aprovaram o fim da taxa de iluminação pública, que há vários anos "perturba" a população, com altos valores e pouco ou nada de retorno, que, contrariando alguns vereadores de situação, nunca alguém ficou satisfeito com os "retornos" desse pagamento.

O fim da taxa foi mais uma conquista foi obtida a população, que coincide com ano de eleição.

sertoesdecrateus.com.br