-->

terça-feira, 5 de abril de 2016

Conversas do WhatsApp passam a ser criptografadas


O WhatsApp adotou a criptografiapara proteger todas as mensagensenviadas entre os usuários de invasão. A novidade foi anunciada nesta terça-feira, 5.

A criptografia é uma tecnologia de proteção ao conteúdo que promete tornar as conversas "de ponta-a-ponta" - sejam áudios, textos, vídeos ou fotos - mais seguras e mais difíceis de ser invadidas, até mesmo pela equipe de engenheiros e funcionários do aplicativo. Com a codificação, apenas o destinatário das mensagens tem acesso à uma chave de segurança localizada em seu aparelho.

Os usuários do app, proprietários de celulares com Android, iPhone (iOS) e adeptos ao WhatsApp Web receberam o aviso nesta terça. Ao longo das próximas horas, a nova tecnologia deve ser liberada para grande parte dos 1 bilhão de usuários do serviço no mundo.

Estatísticas oficiais apontam que são trocadas diariamente cerca de 42 bilhões de mensagens no app

O Povo Online

Texto publicado à tarde no Facebook ameaçava explodir prédios públicos


Cerca de cinco horas antes da Polícia Militar ser acionada, uma carta foi publicada no Facebook com ameaças ao Governo do Estado caso sejaregulamentada a lei que proíbe sinal de celular em presídios cearenses. Junto com o texto, havia a foto de um carro semelhante ao encontrado ao lado da Assembleia Legislativa na noite desta segunda-feira, 4, com 13 quilos de dinamite. A publicação foi postada numafanpage da Polícia Civil do Ceará.

A carta afirma que "Se o Sr. for adiante com essa lei, fique sabendo que todas as cadeias do Estado vão quebrar ao mesmo tempo, vamos colocar um carro com explosivos em cada órgão público desse estado, esse carro com explosivos é apenas um aviso", diz o texto. Confira a seguir a íntegra:

Comentando a própria postagem, o usuário, identificado como ''Jairo Bernadino'', ainda afirma haver outros dez carros-bomba espalhados em estacionamentos de prédios do Governo.

O POVO Online entrou em contato com a administração da página, que não havia tomado conhecimento da publicação até então. Um administrador, que não quis ser identificado, afirmou ser a primeira vez que ameaça do tipo era publicado no mural da página. Para ele, o perfil éfake, criado especificamente para divulgar a "afronta" à Polícia.

"Nada está descartado"

O coronel Lauro Prado, secretário adjunto de segurança, afirma que a Polícia ainda levanta pistas que possam levar aos responsáveis pela ação. Ele afirma ser "precipitado", no momento, cravar a motivação para o ato. "Nada está descartado, a gente trabalha com todas as opções", afirma.

Também chegou a ser ventilado que o carro seria utilizado em um ataque a um carro-forte que atende a caixas eletrônicos na Assembleia Legislativa. "O que tem de concreto é que os explosivos deixados no carro não poderiam ser remotamente acionados, afirma o secretário adjunto. Ele conta que a polícia ainda levanta imagens que possam mostrar quem deixou o carro no local.

O POVO Online

GAMELEIRA Segundo açude em Itapipoca sangra; três mananciais atingem volume máximo no CE










O açude Gameleira, em Itapipoca, é o terceiro manancial sangrando no Ceará. No mesmo município, o Quandú sangra desde março. Além deles, o Caldeirões, em Saboeiro, atingiu a capacidade máxima de seu reservatório. O Maranguapinho, em Maranguape, está bem próximo de voltar a sangrar, segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

No momento, o Ceará possui mais três açudes com volume acima de 90%. O Colina, em Quiterianópolis, está com 97,44% do limite máximo. Seguem na mesma situação os seguintes mananciais: Gavião, em Pacatuba, com 91,93%; e Trici, em Tauá, com 90,74%.

Nos últimos sete dias, quando o Estado foi banhado por constantes chuvas, os açudes Castanhão, Orós, Taquara, Lima Campos e Rosário tiveram bom aporte. Apesar disso, a situação segue crítica. O Castanhão, por exemplo, responsável por levar água para o abastecimento de Fortaleza, está com volume abaixo de 10%.

Conforme a Cogerh, 121 açudes apresentam volume inferior a 30%. Os dados apontam que 37 mananciais estão em volume morto no Estado, enquanto 23 estão secos.

Em Quixeramobim, três açudes estão secos: Fogareiro, Pirabibu e Quixeramobim. O município de Tauá também está com um afluente seco, o Forquilha II.

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a previsão para esta quarta-feira, 6, é de nebulosidade variável com períodos de chuvas durante a manhã. Nesta quinta-feira, 7, o órgão prevê nebulosidade variável com possibilidade de chuva no decorrer do dia.

Chuvas abaixo da média

Há 70% de probabilidades de o Estado ter chuvas na categoria abaixo da média no trimestre (março, abril e maio), segundo a Funceme. As chances de haver precipitações na categoria em torno da média é de 25%; na categoria acima da média é de 5%.

O principal fator que influencia essa perspectiva de persistência da seca no Ceará é a atuação do El Niño, que traz impactos negativos no regime de chuvas do Estado principalmente nos meses de abril e maio. Assim como observado no prognóstico anterior, divulgado em janeiro, a intensidade elevada do El Niño diminui as chances de precipitações mais regulares no Ceará.

O POVO Online

Projeto de Indicação concede isenção de ICMS para compra de motocicletas por mototaxistas


A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou na última quinta-feira, 31 de março, o Projeto de Indicação do deputado estadual Capitão Wagner (PR), que isenta mototaxistas de pagarem Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), na aquisição de motocicletas.

De acordo com Capitão Wagner, os mototaxistas devem ter o mesmo direito que os motoristas de táxi, que também utilizam automóveis como instrumento de trabalho, e são beneficiários da isenção de tributos na aquisição do veículo. “A mesma isenção deve ser concedida, por questão de isonomia, aos mototaxistas do nosso Estado, os quais também utilizam das motocicletas para exercerem a atividade econômica que lhes garanta a sobrevivência”, disse o parlamentar.

A matéria foi apresentada em forma de Indicação porque, de acordo com a Constituição Estadual, compete privativamente ao governador do Estado a iniciativa de leis que proponham a concessão de subsídio ou isenção, redução de base de cálculo, concessão de crédito presumido, anistia ou remissão, relativos a impostos, taxas e contribuições.

No projeto, destaca-se que a isenção possibilita a aquisição de somente uma motocicleta zero quilômetro por beneficiário. No entanto, o profissional terá direito a novo benefício fiscal após três anos contados a partir da concessão do benefício anterior, salvo a hipótese de perda total do veículo adquirido, comprovado por registro policial. “A motocicleta adquirida através desta isenção só poderá ser transferida de propriedade após três anos de seu uso. Isso estimulará os profissionais, pois eles estarão sempre com motocicletas em ótimo estado para atender os clientes”, explicou Wagner. Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

falecomricardotorres.blogspot.com.br

Aeroporto de Aracati recebe parque de abastecimento de aeronaves


Entrou em operação, nesta segunda-feira (4), o Parque de Abastecimento de Aeronaves (PAA) do Aeroporto de Aracati, operado pela empresa Avigás Nordeste (BR Aviation). De acordo com o assessor de infraestrutura aeroportuária do Departamento Estadual de Rodovias – DER, Paulo Edson Ferreira, Aracati é o primeiro aeroporto regional a realizar este tipo de atividade.

A instalação do posto de abastecimento vai garantir maior flexibilidade operacional para as companhias que utilizarem esses aeroportos, permitindo paradas estratégicas para reabastecimento das aeronaves em trânsito. O equipamento foi instalado depois que o Governo do Estado fez a concessão do uso da área aeroportuária externa dos aeroportos.

Além de Aracati, o aeroporto de Jericoacoara também contará com um PAA, que começará a operar no dia 2 de maio de 2016. A área concedida para a implantação dos parques é de cerca de 2.500 metros quadrados.

Aeroporto de Aracati

O Aeroporto de Aracati também passou a contar, no mês passado, com a Base de Manutenção da TAM Aviação  Executiva. É a primeira base da empresa a funcionar fora do estado de São Paulo. O equipamento foi instalado em um hangar  construído na área interna do Aeroporto Regional de Aracati. A base dá manutenção a toda frota de aviões executivos, principalmente jatinhos, das regiões Norte e Nordeste do país. O equipamento trabalha com reparos e manutenção de aviões executivos, de pequeno e médio portes. Durante  o primeiro mês de operação foi realizada a manutenção de oito aeronaves.

Ceará Agora

Ministério da Saúde publica diretrizes com orientações sobre parto cesariana


O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (4) um protocolo com diretrizes para reduzir o número de cesarianas sem necessidade no país. O documento lista as situações nas quais o parto cesárea é indicado em detrimento do parto normal. A pasta considera que o país vive uma epidemia de cesarianas e que o Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas para Cesariana pode reduzir as taxas destas cirurgias.

Em todo o país, 55% das crianças nascem por parto cirúrgico. Quando são levados em conta apenas os números da saúde privada, o percentual de cesarianas sobe para 84%. A taxa adequada de cesáreas seria até 30% do total de partos, segundo o ministério, com base em parâmetros da Organização Mundial da Saúde.

O documento foi elaborado após meses de discussão e de consulta pública e estabelece um modelo de regulação do acesso assistencial, autorização, registro, indicação e ressarcimento dos procedimentos realizados.

O protocolo traz parâmetros a serem seguidos a partir de agora pelas secretarias de Saúde dos estados, municípios e do Distrito Federal. O objetivo é orientar os profissionais de saúde a diminuir o número de cesarianas desnecessárias. Isso porque o procedimento, quando não indicado corretamente, traz riscos como aumento da probabilidade de problemas respiratórios para o recém-nascido e de morte materna e infantil.

A nova diretriz destaca, por exemplo, que a cesariana não é recomendada como forma de prevenção da transmissão de mãe para filho dos vírus da hepatite B e C; mas sim para prevenir a transmissão de HIV. Outros pontos do documento avalizam a recomendação de cesariana para a mulher que tenha apresentado infecção primária do vírus herpes simples durante o terceiro trimestre da gestação e para as que tiveram três ou mais cesarianas anteriores.

Na lista de recomendações do protocolo também está o aconselhamento para gestantes que já fizeram cesariana, que considere as preferências e prioridades da mulher e os riscos e benefícios de uma nova cirurgia e de um parto vaginal, incluindo o risco de uma operação cesariana não planejada.

Agência brasil

Locadora mais uma fase é campeã do campeonato russano Society Fut 7

Locadora Mais Uma Fase foi a campeã do campeonato russano Society Fut 7

A equipe Locadora Mais uma fase foi campeã do campeonato russano Society Fut 7-2015, promoção da Liga Desportiva Russana(LIDER) vencendo na prorrogação a Kapa Cerâmica, que venceu no tempo normal por 2x1. Os gols da partida no tempo normal foram marcados por Erivando e Deyvison da Kapa, já Niel, diminuiu pela  Locadora.

Na prorrogação o destaque ficou por conta de Gugu de Flores, autor dos gols que garantiram a vitória por 2x0.

A arbitragem ficou a cargo de Arenildo Cavalcante e Manuel Samuray.

A equipe campeã recebeu o trofeu Radialista Francisco das Chagas Ferreira e a vice-campeã o trofeu Radialista Ricardo Torres. 

falecomricardotorres.blogspot.com.br

Chuvas aliviam açudes do Castanhão e Orós, mas situação é crítica

O aporte deste ano no Castanhão quase dobrou em uma semana. Na foto, o reservatório em fevereiro

Com as chuvas persistentes que banharam quase todo o Ceará, os açudes Orós e Castanhão registraram nos últimos sete dias os maiores aportes de água do Ceará. Os dois maiores reservatórios receberam 28,71 hm³ (hectômetro cúbico) de água e 20,58 hm³ no período, respectivamente. Para o Castanhão, que abastece Fortaleza e hoje está com apenas 9,74% da capacidade, o aporte deste ano, trazido pelas chuvas, passou de 22,34 hm³ para 42,93 hm³, ou seja, quase dobrou em uma semana.

O Orós foi o que apresentou maior aporte entre 28 de março e ontem, segundo o Portal Hidrológico da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Estado do Ceará (Cogerh). O aporte, nos últimos sete dias, representa 31% de toda a água que entrou no açude este ano, que foi 92,57 hm³. O Orós chegou a 35,33% da capacidade total. O açude, o segundo em capacidade e hoje o primeiro em volume, é tratado como reserva em caso de colapso do Castanhão.

As precipitações beneficiaram também reservatórios menores. O Itapebussu, em Maranguape, passou de 32,8% da capacidade, em 30 de março, para 54,3%. O Gavião, em Pacatuba, que tem relação com o abastecimento de Fortaleza e Região Metropolitana, passou de 83,1% para 92,3%, no período.

Cautela

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) ainda prevê chuvas no Estado para hoje e a madrugada de amanhã. Causadas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), as chuvas não mudam, no entanto, o quadro climático e ainda há maior probabilidade de precipitações abaixo da média para a quadra chuvosa.

Apesar do aporte de 98,87 hm³, as bacias hidrográficas do Ceará estão com apenas 12,77% da capacidade. O número é levemente maior que o volume apresentado no início de janeiro, quando as bacias apresentavam 11,9% da capacidade. O Castanhão teve volume total diminuído em 89,3 hm³ desde o início do ano, devido ao consumo e a evaporação.

Saiba mais 

Situação dos açudes no Ceará
Açudes monitorados: 153 
Capacidade total: 18,64 bi de m³

Volume atual: 2,38 bi de m³ — 12,77% da capacidade 
Volume total em 1º de janeiro de 2016: 11,9%

Aporte de 2016: 525,46 hm³
Aporte da última semana (de 28/03 a ontem): 98,87 hm³

Quatro açudes sangrando no Ceará: Caldeirões, Gameleira, Maranguapinho, Quandú

Já sangraram: Colina e Trici

36 açudes estão em volume morto no Ceará

24 açudes do Estado estão secos

Bacia em melhor situação: Coreaú (37,92% da capacidade total)

Bacia em pior situação: Baixo Jaguaribe (0,25% da capacidade total)

O Povo Online

Camilo quer regulamentar trabalho de policiais de folga no Ceará

Camilo Santana empossou ontem, no Centro de Eventos, 279 novos policiais militares

O governador Camilo Santana (PT) encaminhou ontem à Assembleia Legislativa projeto de lei que, caso aprovado, permitirá ao Estado contratar policiais militares, civis e bombeiros, durante as folgas, para reforçar o efetivo da Segurança Pública. Na prática, a legislação tornará oficial o chamado “bico”: atividade desenvolvida por policiais, fora do horário de serviço, que é considerada ilegal. A diferença, porém, é que o serviço será prestado ao Estado.

“Isso vai permitir aumento do efetivo, garantindo um maior número de policiais nas ruas. Um mecanismo do Estado que os municípios também poderão contratar. O prefeito que quiser, através de convênio, contrata, no período de folga, os policiais para o seu município”, afirmou o governador, que disse esperar que o projeto seja “apreciado e aprovado o mais rápido possível”.

O projeto foi formulado nos moldes da legislação vigente em São Paulo desde 2013. Apesar da estranheza que a medida possa causar, ela é permitida pela legislação. O Estatuto da Polícia Militar estabelece que os agentes devem ter dedicação exclusiva à Segurança Pública, estando proibidos de exercer atividades aleatórias. Desta forma, não há ilegalidade no serviço extra prestado ao Estado.

“A ideia é que, em vários pontos de Fortaleza, a gente possa aumentar o policiamento, principalmente nos locais mais críticos, onde há incidência de assaltos e roubos. Que nesses espaços a gente garanta mais tranquilidade ao povo cearense”, disse Camilo. A Capital também deverá ser priorizada na distribuição dos 279 policiais militares empossados ontem, ocasião em que o governador prestou as declarações.

De acordo com o secretário-adjunto da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), coronel Lauro Prado, os novos policiais reforçarão os efetivos de Fortaleza, Região Metropolitana e o Batalhão de Divisas. São 263 homens e 16 mulheres que passaram por sete meses de treinamento na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp).

Modelo paulista

Em São Paulo, a legislação que permitiu a contratação dos agentes de folga ocorreu de forma separada. A Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar (Dejem) foi criada em dezembro de 2013 e conta hoje com 3.954 vagas, destinadas ao policiamento de rua, de unidades da Fundação Casa, fóruns, escolas e ao atendimento nos Centros de Operações da PM, segundo a Secretaria da Segurança Pública Paulista.

Já a Lei Complementar que instituiu a Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Civil (Dejec) foi sancionada em janeiro deste ano. Estabeleceu que cada policial pode trabalhar até 8 horas diárias (fora da jornada normal), por até dez dias no mês, para que o serviço extraordinário não prejudique o descanso do profissional.

Saiba mais


Camilo Santana informou que o edital para a contratação de 4.200 PMs ainda não foi lançado porque o Estado teve de enviar uma mensagem à AL criando as vagas. O governador pretende empossar todo esse efetivo até o fim de 2018.

O Povo Online

13 quilos de explosivos são recolhidos de veículo estacionado ao lado da Assembleia


Treze quilos de dinamite foram recolhidos de um carro, um UP da Volkswagen, estacionado ao lado da Assembleia Legislativa, na madrugada desta terça-feira, 5. O veículo foi abandonado no cruzamento da avenida Desembargador Moreira com a rua Francisco Holanda. O automóvel, segundo informações da Polícia Militar, consta como roubado na Ciops.

Policiais do esquadrão antibomba do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Policia Militar tiveram que bloquear a avenida Desembargador Moreira, entre a Pontes Vieira e a Tomás Acioli. E na Francisco Holanda, o trecho entre Visconde de Mauá e a Leonardo Mota. 

O Gate foi acionado pela Ciops depois de uma denuncia anônima e concluiu os trabalhos no local às 2h30min de hoje. Recolhidos os 13 quilos de dinamite, o veículo foi levado para o 3º Distrito Policial. A desativação da bomba foi feita no próprio local onde o carro foi abandonado e com o uso de um robô do Grupo de Ações Táticas Especiais, segundo o coronel Solonildo Uchoa. 

Coincidência

Coincidência ou não, o carro, com os explosivos, foi deixado vizinho à Assembleia Legislativa quase um mês depois da aprovação de um projeto que desagradou as facções criminosas que dominam o sistema carcerário no Ceará. No dia 10 do mês passado, os deputados decidiram pelo uso de bloqueadores de sinais de celular nas unidades prisionais do Estado.

A Polícia Militar e fontes do governo do Ceará acham cedo para fazer qualquer relação de causa e efeito entre os dois episódios. Agora, a Coordenadoria de Inteligência da SSPDS vai aguardar a perícia do veículo e verificar o que registraram as imagens de câmeras de seguranças da área onde foi abandonado o carro.

O Povo Online

Menor apreendido por posse ilegal de drogas em Russas


Nesta segunda-feira, dia 04, por volta das 09h30min, na Rua Dr. João Maciel Pereira, após uma abordagem policial foi apreendido o menor de iniciais E.B.R.A., 16 anos de idade, o qual estava de posse de 02 (duas) trouxas de maconha. Os PM da F.T.A. efetuaram abordagem e conduziram o menor infrator a DRPC de Russas, onde o mesmo foi submetido a um B.O.C. com base no Art. 28, da Lei dos Entorpecentes (11.343).

Com Informações do 1ºBPM

Três pessoas são rendidas e assaltadas por homens armados de pistola e revólver em Russas


Nesta segunda-feira, dia 04, por volta das 20h50min, na localidade de Capim Grosso, zona rural de Russas-CE, foram vítimas de roubo um jovem de 17 anos, e duas mulheres de idades não informadas, os quais foram rendidos por 04 (quatro) indivíduos, que chegaram em duas motocicletas características não anotadas, sendo os garupeiros armados de revólver e pistola, que após renderem as vítimas subtraíram do 1º uma motocicleta Honda CG 150 TITAN, cor preta ano 2005, placa HXL-6877, e um aparelho celular LG. E da 2ª e 3ª  vitimas os indivíduos roubaram 03 (três) aparelhos celulares, sendo 01 LG e 02 Samsung  e em seguida fugiram. Os PM atenderam a ocorrência e estão em diligencias no intuito de identificar e prender os indivíduos, bem como, recuperar o que foi roubado.

Com Informações do 1ºBPM

Homem é preso ao tentar entrar na cadeia pública de Russas com maconha


Nesta segunda-feira, dia 04, por volta das 17h00min, na Cadeia Pública de Russas-CE, foi preso FRANCISCO NATANAEL DA COSTA LIMA, 22 anos, natural de Russas, o mesmo tentou colocar para dentro da Cadeia, 02 (duas) trouxas de maconha, a qual estava dentro de uma vasilha com sopa. Os agentes prisionais ao vistoriar a citada comida encontraram as duas trouxas de maconha. Os PM da F.T.A. conduziram Natanael a Delegacia de Polícia Civil onde o mesmo foi autuado no Art. 33 da Lei dos Entorpecentes (tráfico de entorpecentes).

Com Informações do 1ºBPM

Homem é preso por portando ilegalmente cartuchos de espingarda calibre 12 em Russas


Nesta segunda-feira, dia 04, por volta das 17h00min, no cruzamento da Av. Gonçalves com Travessa Aníbal, bairro de Fátima, por ocasião de uma blitz barreira, durante uma abordagem foi preso FRANCISCO JAILSON DA SILVA MATOS, 29 anos, natural de Pacatuba-CE, o qual trafegava em um veiculo GM/CELTA, cor vermelha, ano 2003, placa HWY-0616, e quando foi realizada uma busca no interior do veiculo foi encontrado no porta luvas 05 (cinco) cartuchos de espingarda calibre 12. Os PM efetuaram a prisão do infrator e conduziram a DRPC, onde o mesmo foi autuado por porte ilegal de munição. 

Com Informações do 1ºBPM

Lei que proíbe sinal de celular em presídios cearenses não foi regulamentada


A lei que determina o bloqueio do sinal de telefonia móvel nos perímetros dos presídios do Ceará, aprovada em março deste ano pela Assembleia Legislativa e já sancionada pelo Governador Camilo Santana, ainda não está em vigor. É que a lei ainda precisa ser regulamentada por meio de um decreto, após entendimentos com as operadoras e anuência do Ministério das Comunicação.

Entre as questões que precisam ser definidas, segundo o secretário de Justiça do Ceará, Hélio Leitão, é a cobrança das multas em caso de descumprimento da lei. "A ideia é de que possamos, em conjunto, a construir a minuta do decreto para ser apresentado ao governador Camilo Santana". Essa reunião com os agentes envolvidos no processos deve ocorrer até o fim de abril, segundo o secretário.

Na apresentação do projeto de lei aos deputados, Camilo Santana, argumentou que a medida é “destinada a vedação ao uso de aparelhos celulares como instrumento para que atuações criminosas sejam planejadas, ordenadas e coordenadas de dentro das unidades prisionais”.

Já que o bloqueio do sinal “permitirá uma maior segurança em nossas unidades penitenciárias, contribuindo para que sejam evitadas fugas, o ingresso de armas e drogas, além de barrar atuações criminosas comandadas do interior das penitenciárias do Estado”.

As operadoras de telefonia celular deverão criar áreas de sombra que impeçam o uso do sinal de celular e de aparelhos eletrônicos no perímetro das unidades prisionais do Estado. "Unidade prisional é área de segurança, então a ideia é que as operadoras façam isso. Com essa iniciativa nós estamos responsabilizando as operadoras, são elas que dispõem do instrumental técnico para fazer com que isso fique na área da unidade prisional”, explica o secretário da Justiça.


Conforme a lei, as empresas de telefonia móvel ficam proibidas de conceder sinal de radiofrequência em áreas destinadas às unidades prisionais do Ceará para impedir a comunicação por telefones móveis do interior delas. Em caso de descumprimento, a operadora pode ser multada em R$ 10 mil por dia por cada presídio. Caberá à Secretaria de Justiça (Sejus) a fiscalização da aplicação da lei e as multas serão revertidas ao Fundo de Defesa Social (FDES).

Do G1/CE

Meninas de 9 a 13 anos devem se vacinar contra HPV até 15 de abril


Meninas de 9 a 13 anos já estão sendo orientadas a procurar uma das 36 mil salas de vacinação no país para receber a dose contra o HPV. A campanha nacional de mobilização segue até 15 de abril. A dose, entretanto, pode ser encontrada nos postos de saúde durante todo o ano.

Em 2016, a meta é vacinar pelo menos 80% das meninas de 9 anos, público-alvo da campanha, formado por um total de 1,7 milhão de garotas. A imunização é feita em duas doses injetáveis. A primeira, de preferência, nos meses de março ou abril e a segunda, seis meses após a primeira.

A orientação é que meninas de 10 a 13 anos que ainda não receberam a dose ou que não completaram o esquema vacinal também sejam imunizadas durante a campanha de mobilização. A proteção só é conferida se todas as doses forem aplicadas.

Outros casos

Meninas e mulheres entre 9 a 26 anos, vivendo com HIV ou aids também devem ser vacinadas. Neste caso, o esquema vacinal consiste em três doses, a segunda é administrada dois meses depois e a terceira, após seis meses. Dados apontam que cerca de 59 mil mulheres de 15 a 26 anos vivem com HIV ou aids no país atualmente.

Meninas de 9 a 13 anos poderão ser vacinadas contra o HPV em escolas públicas e particulares.

Blog do Lindomar Rodrigues

Após “explanação demolidora” da defesa, Guimarães diz que oposição não tem 250 votos para impeachment


Para o líder do Governo na Câmara, José Nobre Guimarães (PT), os deputados de oposição ao Governo Dilma não possuem 250 votos na Casa dos 342 necessários para o impeachment da presidente.

“Democracia tem regras. Querem governar o Brasil, esperem 2018″, avisou Guimarães, ao apontar que os parlamentares foram convencidos da inocência de Dilma Rousseff, após a “explanação demolidora” da Advocacia-Geral da União (AGU), semana passada.

O parlamentar, que embarcou para Brasília, nesta madrugada de segunda-feira, referiu-se ao caso das “pedaladas fiscais”, que respalda o pedido de impeachment.


Mais uma festa para menores com bebidas e drogas é interrompida pela Polícia


Uma casa situada na Rua Mirtil Meyer, bairro Maraponga – Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) – foi o local escolhido por Jhonnata Lincoln Pociano de Sousa (21) e Lindenberg Cesar de Lima (23) para promoverem a “Festa Social Prime”. Tendo como público alvo menores de idade, o evento era propagado entre os partícipes como “farra para menores”, regado a diversos tipos de bebidas alcoólicas, entorpecentes e incentivos às práticas sexuais. Para participar, os meninos tiveram que pagar ingresso no valor de R$ 20,00 e as meninas entraram gratuitamente.

O flagrante ocorreu por volta de 17h30 de ontem (03). Aproximadamente 500 crianças e adolescentes com idades entre 12 e 16 anos estavam no local. Jhonnata e Lindenberg, ambos sem antecedentes, foram presos em flagrante por fornecer bebida alcoólica ou qualquer outra substância que cause dependência para menores, com base no Artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Eles são apontados como os organizadores e patrocinadores da Festa Social Prime – divulgada em redes sociais. Os dois foram encaminhados à Dececa, bem como dois adolescentes que estavam no evento – que foram ouvidos. Os suspeitos disseram que a festa seria em comemoração ao aniversário de um deles.

Outra menor, de 16 anos, foi encontrada desmaiada na festa. A Polícia suspeita que ela tenha passado mal após ingerir elevada quantidade de álcool. A adolescente foi encaminhada a uma unidade de saúde para receber atendimento. Garrafas de cerveja, whisky, champagne e vodka e quantidades de maconha e cigarro foram apreendidas pelos policiais na casa. Os pais dos menores foram contatados pelos representantes do Juizado, que deram apoio à ação policial. O imóvel usado para a atividade ilícita é destinado ao aluguel de eventos. O proprietário disse desconhecer o objetivo do evento.

O caso foi registrado na Dececa pela delegada Ivana Timbó, titular da delegacia. Para ela, “o que se percebe é uma negligencia generalizada. Os meninos dizem que os pais deram o dinheiro para pagar o ingresso”. A delegada ainda orienta que pais e responsáveis saibam quais são os ambientes frequentados pelos filhos. “Se chegar denúncia de que algum desses meninos esteja frequentando rotineiramente esses locais, os pais podem ser autuados por negligência”, completa a autoridade policial. A Polícia chegou ao local após receber denúncias. As apurações iniciaram por volta de 12 horas ainda de ontem (03).

Outro fim de festa

No dia 05 de março, os policiais da Dececa também interromperam a “Orgia Fest 1.0”, realizada em um buffet, na Rua Senador Robert Kennedy, na Barra do Ceará – AIS 1. No local, os policiais civis acabaram com a festa de aproximadamente 300 crianças e adolescentes, com idades entre 10 e 16 anos. Incitação ao sexo e acesso a drogas e a bebidas alcoólicas também foram atrativos para o evento.

Para participar da Orgia Fest 1.0, os menores tiveram que pagar ingresso no valor de R$ 10,00. Dentro do imóvel e no jardim, os policiais encontraram 11 gramas de maconha; 11 papelotes da droga; 24 latas e garrafas de bebidas alcoólicas, 20 latas de spray usadas como inaladores de substâncias ilícitas; dois recipientes contendo drogas e a quantia de R$ 128,35, além de 72 ingressos.

Cunha recusa pedido de impeachment contra Temer feito por Cid Gomes


Nove pedidos de impeachment foram proferidos pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), nesta segunda-feira, 4 – sete contra a presidente Dilma Rousseff e dois contra o vice Michel Temer. Todos foram rejeitados pelo peemedebista.

Entre eles estava o pedido de impedimento de Temer protocolado na última sexta-feira, 1º, pelo ex-ministro da Educação e ex-governador do Ceará Cid Gomes (PDT). O documento é baseado em citações incorporadas às investigações da Operação Lava Jato que envolvem suposto pagamento de propina no esquema de corrupção na Petrobras e favorecimento ao PMDB.

Nessa segunda, a Câmara enviou ao ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), uma manifestação em que defende o arquivamento do pedido de impeachment de Temer. De acordo com o documento, apenas o presidente da República pode ser impedido pelo Congresso Nacional, e ministros do Supremo não podem intervir em ato do Legislativo.

O ofício foi protocolado após o vazamento, há três dias, de um rascunho de voto do ministro para que, em caráter liminar, Cunha aceite o pedido contra Temer e instaure uma comissão para analisar a denúncia. Cunha afirmou que buscou se antecipar à decisão com informações que teria que esclarecer no futuro.

O presidente da Câmara revelou que o voto do ministro o pegou de surpresa, mas que nenhum decisão foi tomada até o momento. “Se ele proferir essa decisão, que eu não creio que ele irá proferir mas tem todo direito de fazê-lo, nós vamos agravar, recorrer e o plenário não vai mudar o entendimento sobre o tema.”

O parlamentar argumentou ainda que, caso Marco Aurélio seguisse com o voto, ele teria de abrir 47 comissões especiais contra Dilma, fazendo referência ao número de pedidos de impeachment contra a presidente rejeitados por ele até hoje.

Sobre o processo de impeachment da presidente Dilma que deverá ser votado em plenário ainda este mês, Cunha disse que irá exercer o seu direto de votar. Adversário declarado do governo, ele votará pela abertura do processo.

O presidente da Câmara usou como referência o deputado estadual Ibsen Pinheiro, líder do PMDB gaúcho, que, em 1992, comandou o processo que culminou na queda do ex-presidente Fernando Collor (PTC-AL). Como presidente da Câmara dos Deputados, Pinheiro votou ao final da sessão pela destituição do então presidente.

Estadão Conteúdo