-->

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Academia da Saúde na Caiçara nunca foi inaugurada


No dia 23 de outubro de 2013, o Diário do Nordeste trazia em seu caderno regional o não funcionamento da Academia da Saúde, deixada pronta para inauguração pelo ex-prefeito Raimundo Cordeiro e que na época passado quase 10 meses, a obra continuava sem ser inaugurada pelo prefeito Weber de Araújo.

Prestes a completar 3 anos da matéria, a Academia da Saúde, ou o que restou dela ainda não foi inaugurado e sofreu ação de vândalos que depredaram o local e a população ainda não foi beneficiada com o projeto que previa mais qualidade de vida para os moradores 

Academia da Saúde, que em sua proposta original é um espaço público construído para o desenvolvimento de atividades como orientação para a prática de atividade física; promoção de atividades de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar; práticas artísticas (teatro, música, pintura e artesanato); e organização do planejamento das ações do Programa em conjunto com a equipe de APS e usuários que passam no parque urbanizado da Lagoa Caiçara,  e encontram ali uma estrutura utilizada não da maneira que deveria, e que facilmente percebe o total descaso e abandono, nem mesmo as portas estão no local, que segundo relatos hoje em dia serve para usuários de drogas.

Embora seja um patrimônio público, o espaço não foi resguardado com tal, basta observar o atual estado do equipamento.

A Academia da Saúde foi construída com recursos do Governo Federal, oriundos do Ministério da Saúde, com contrapartida do município. 

Falecomricardotorres.blogspot.com.br

Pai é preso suspeito de estuprar filha em Quixadá


Quixadá. Mais um caso de estupro é registrado pela Polícia na região do Sertão Central. O último caso aconteceu no início da noite do último domingo (21), no assentamento Boa Esperança, zona rural deste Município. Um homem foi preso em flagrante por suspeita de ter abusado da própria filha de cinco anos.

De acordo com as informações da Polícia, a mãe da criança acionou a composição depois que a filha, de apenas cinco anos, reclamou que a vagina estaria ardendo. Perguntado o que havia acontecido, ela respondeu que seu pai teria tocado suas partes íntimas.

Uma equipe localizou e prendeu o pai da menor. O suspeito, L.A.F. (identificado pelas iniciais para preservar a criança) tem 34 anos e foi preso na rua da Palha, no mesmo assentamento. Ele foi levado para a Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC) de Quixadá onde encontra-se preso por estupro de vulnerável. O suspeito já responde pelo crime de atentado violento ao pudor.

Série de casos

Este já é o terceiro caso registrado nos últimos dois meses. Em julho, dois casos foram registrado pelo destacamento da Polícia Militar de Quixeramobim.

No dia 31 de julho último, uma jovem de 19 anos que trabalhava como cozinheira seguia de moto para casa quando foi abordada por um homem. Ele obrigou a vítima largar a moto em que ela estava e seguir com ele, em outra moto, sob ameaça de morte. A adolescente foi levada para as margens da CE-060, próximo ao Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), onde foi abusada sexualmente.


No último dia 13 de julho, uma adolescente também foi vítima de estupro após ter sido assaltada. Também sob ameaça de morte, a vítima foi abordada pelo bandido e levada para um matagal. Os dois foram elucidados pela Polícia.

Diário do Nordeste

Candidato a vice-prefeito em Cariús sofre atentado a bala

Advogado e candidato a vice-prefeito, Lourenço Sales, foi transferido para Juazeiro do Norte. FOTO DE HONÓRIO BARBOSA

O advogado e candidato a vice-prefeito pela coligação PT e PT do B, em Cariús, Lourenço Oliver Sales, 52 anos, sofreu um atentado a bala na manhã desta segunda-feira, 22. O crime ocorreu por volta das 9h30 na CE 060 (Estrada do Algodão) entre Cariús e Várzea Alegre, na localidade de Cachoeira dos Pintos, no distrito de Caipu.

Lourenço Sales viajava sozinho em uma Pálio Weekend Adventure, azul, quando foi interceptado por dois homens em uma moto Bros, branca. “Foram disparados seis tiros contra o veículo”, contou a irmã, médica, Angélica Sales. Dois disparos atingiram a vítima – um que atravessou o rosto, pela boca e alcançou o ombro e outro no braço direito.

A vítima foi socorrida para o Hospital Regional de Iguatu, onde foi medicada, e em seguida transferida em uma ambulância, às 11h30, sob escolta policial para o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte. “O quadro dele é estável, mas precisa de atendimento rápido”, disse o empresário e parente, Jonas Alencar.

O comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar em Iguatu, coronel, Paulo Tibúrcio, fez a escolta da vítima em uma viatura com mais três policiais. “Ainda é cedo para falarmos sobre a motivação do crime”, disse. “Estamos com equipes em campo, fazendo diligências e caberá à Polícia Civil investigar o caso”.

Para a família, o crime tem conotação política e foi encomendado. “Houve um atentado, tentaram matar meu irmão”, disse Angélica Sales.  “Não tenho dúvida disso, não foi assalto, foi encomendado. Ele contou que os criminosos disseram – é ele e deram a volta e atiraram”.

Lourenço Sales trabalha como advogado eleitoral em Cariús e em Várzea Alegre. 

ELEIÇÃO EM CARIÚS 

Cinco candidatos disputam a eleição municipal em Cariús: Iran (PSDB); Francisco José (PT); professora Ana Maria (PC do B); Nizo Costa (PMB) e Luiz do Cachimbo (PSOL).

Diário do Nordeste

Homem é encontrado morto próximo a rio em Russas


Foi encontrado morto por populares na manhã dessa segunda-feira (22), na localidade de Araújo, zona rural de Russas-CE, um homem identificado como 'Eronildo Vaqueiro'. O corpo estava em um local de pouco acesso, próximo ao rio do Araújo.

Eronildo de Amorim Pontes, 31 anos, natural de Russas, residente na localidade de Sitio Pedro Ribeiro, de acordo com informações obtidas pelas Polícia, estaria participando de uma bebedeira com amigos a beira do rio, quando durante a madrugada foi atingido por várias pedradas na região da cabeça, vindo a óbito no local. Uma pessoa suspeita, que teria sido vista por último com a vítima foi preso e conduzido até a Delegacia para prestar depoimento. 

A Polícia segue com as investigações para saber o real motivo que tenha ocasionado a morte desta pessoa. A Perícia Forense e o Rabecão já foram acionados para remoção do corpo.

Com Informações do 1ºBPM

BP Raio prende 5 homens e apreende menor por consumo de drogas em Russas


Uma moto patrulha do BP Raio apreendeu na tarde deste domingo (21), no centro de Russas, algumas pessoas por posse e consumo ilegal de drogas.

A apreensão ocorreu na Rua Dionísio de Sousa, por volta das 15h00. A informação repassada é de que o menor, 16 anos, foi flagrado em posse de 1,5 gramas de maconha, fazendo uso juntamente com outras cinco pessoas, todas maiores de idade, que ao perceberem a presença da Polícia, tentaram se evadir do local pulando os muros das residências, mas sendo alcançados e detidos. 

A Polícia informou que a população tentou dificultar o trabalho da equipe, sendo preciso a utilização do uso moderado da força, no caso spray de pimenta.

O menor e os cinco homens foram conduzidos para  DRPC de Russas, na qual foram realizados os procedimentos cabíveis, onde o menor foi enquadrado no artigo 28 da lei 11.343/06, por posse de drogas para consumo pessoal e os maiores foram todos liberados. 

Com Informações do 1ºBPM

F.T.A. realiza apreensão de arma de fogo no Tourão em Russas

Imagem meramente ilustrativa

A Polícia Militar do F.T.A. realizou a apreensão de arma de fogo na manhã deste domingo (21), na localidade do Tourão, município de Russas.

Fora apreendida na manhã deste domingo, por volta das 09h00, uma espingarda cal. 12, de fabricação caseira, desmuniciada, sem numeração, e com quatro cartuchos intactos. A arma encontrava-se escondida dentro de uma vala nas proximidades de um terreno baldio.

A espingarda apreendida foi conduzida a Delegacia Regional de Polícia Civil de Russas, para que fossem feitos os devidos procedimentos cabíveis.

Com Informações do 1ºBPM