-->

quinta-feira, 20 de julho de 2017



O RÁDIO ESPORTIVO CEARENSE E O FUTURO
Postado por Edmilsom maciel 17:07  Sem comentários

O domínio da Rádio Verdes Mares em audiência esportiva no estado do Ceará, já vem há mais de 5 décadas. Capitaneada pelo fenômeno Gomes Farias, a Verdinha tem comandado a audiência ao longo desses anos todos, com expressivo números de ouvintes. Acontece que o tempo é implacável!

Aos 80 anos de idade, Gomes Farias está perto de parar. E é aí que vai virar uma verdadeira guerra, para se saber quem herdará um patrimônio de ouvintes que rende mensalmente, até centenas de milhares de reais à emissora. Na escala sucessória, imaginamos quem poderia ser esse herdeiro de tão significativo patrimônio. Como atualmente existe um processo de migração das emissoras que operam na frequência AM, que terão que, em breve, partir para o Rádio FM, dos nomes que aparecem atualmente, e por torcer também Ceará, a exemplo do Gomes Farias, vejo o narrador Bosco Farias, com enorme potencial para a sucessão do tio narrador. Criativo, ritmo excelente, narrando em cima do lance e sem errar nomes de jogadores, Bosco Farias, que acompanhou o tio/campeão durante quase 2 décadas na Verdinha, hoje atua na Rádio Expresso FM 104,3, comandando a equipe esportiva da emissora. Até na origem, criador e criação têm semelhança, afinal, os dois são filhos de Ipu.
Por ser um narrador criativo, pode se sair vencedor nessa guerra por audiência nas nossas transmissões esportivas. Nos últimos anos, tem sido reduzido o número de novos narradores que torcem Ceará. Para exemplificar, atualmente, nas 3 emissoras FM que fazem futebol na capital (Expresso, Povo/CBN e Band News), dos 6 narradores, só o Bosco torce Ceará. Outra opção seria o Messias Alencar (Rádio Assunção), que também já não é tão jovem, e Mário Sales (Rádio Assunção). Honestamente, nenhum dos dois, com todo respeito, teriam cacife para concorrer com o Bosco Farias. O futuro da narração esportiva no nosso estado, passa por um processo de redimensionamento, que poderá representar grandes mudanças no estilo de fazer rádio no nosso estado.
E está chegando a hora da verdade!

Blog Erivando Lima / Blog Edimilson Maciel