-->

sábado, 21 de outubro de 2017

Vereador de Jardim é preso por envolvimento no assalto de duas agências em Missão Velha 3



Barbalha. A Polícia Federal da Delegacia de Salgueiro (PE) cumpriu, na noite de dessa quinta-feira (20), mandato de prisão preventiva contra o vereador do município de Jardim, Francisco Renato Pereira Júnior, conhecido como Junior Sedrim, que residia em Barbalha. Ele é policial civil no estado da Paraíba e está sendo acusado de envolvimento nos assaltos de duas agências de bancos em Missão Velha, na madrugada de 3 de fevereiro deste ano. O parlamentar, de 38 anos, foi o quarto mais votado no Município, com 1.161 votos.

Junior Sedrim, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), já responde Ação Penal por participação em duplo homicídio ocorrido no município de Santana de Mangabeira (PB). Segundo investigação, ele e o soldado da Policia Militar, José Alênio Leal Bezerra, executaram o casal de agricultores Carlos Batista, de 51 anos, e Cícera Pereira, de 49, na noite de 23 de abril de 2010.

Assalto

Por volta de 1h30, no dia 3 de fevereiro,  um grupo entre 15 e 20 integrantes invadiu a cidade de Missão Velha. O bando se dividiu em dois. Uma parte da quadrilha ficou responsável por fechar as entradas da cidade, colocando caminhões e pregos na pista. Esse mesmo grupo também cercou o destacamento policial. Paralelo a essa ação, os outros integrantes da quadrilha invadiram e explodiram as duas agências bancárias da cidade, que ficam bem próximas, no centro da cidade. Cerca de R$ 600 mil fora levados.

Na fuga, houve troca de tiros com policiais e com uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Apesar do apoio de outros destacamentos de cidades vizinhas, os assaltantes conseguiram fugir. Enquanto escapavam, eles abandonaram um carro 4X4 em uma estada carroçável. Dentro do veículo, os policiais encontraram armas de grosso calibre, bastante munição, coletes a prova de bala, e muito dinheiro. Havia também manchas de sangue nos bancos e nas armas, o que se faz supor que, durante a troca de tiros, os suspeitos ficaram feridos.

Ataques

Este ano já foram registrados 42 ataques a bancos. O último aconteceu em Ipumirim, na região Centro Sul, nesta quarta-feira (18). Um grupo armado explodiu a agência bancária do Bradesco por volta das 3h da madrugada. Segundo a Polícia, cerca de 15 homens armados com fuzis chegaram à cidade em motos e num veículo, atirando para o alto e, em seguida, explodiu a agência. Três pessoas foram feitas reféns durante a ação e foram liberadas antes da fuga da quadrilha.

Bancos Fechados

Aqui no Cariri, quatro cidades estão sem suas agências funcionar, graças aos ataques aos bancos. Os moradores de Nova Olinda, Missão Velha, Assaré sofrem com a ausência dos serviços bancários e recorrer aos municípios vizinhos.

No dia 20 de setembro, o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) anunciou, após reunião com o presidente do Banco do Brasil, Paulo Caffarelli, que dez municípios do Ceará terão suas agências bancárias reabertas. Aqui na região do Cariri, Assaré e Missão Velha terão recomposição. As outras cidades são Lavras da Mangabeira, Redenção, Ipueiras, Jaguaribara, Milhã, Cedro, Senador Pompeu e Icapuí.

Red; DN