-->

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

ESPOSA CAPA MARIDO APÓS SABER QUE ELE ESTUPROU A SUA FILHA DE 6 ANOS

A mulher foi presa pela polícia e pode pegar até cinco anos de cadeia. O esposo não foi preso, pois não houve flagrante. 

Uma jovem de 24 anos decepou o pênis do esposo, na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, no Espirito Santo (ES). Segundo informações, a mulher ficou furiosa quando ficou sabendo que o seu esposo tinha violentado sexualmente de sua filha. O acusado, que não teve o seu nome revelado, tem 26 anos.
Conforme relatos da polícia, o estupro aconteceu quando a menina estava com a sua avó, que é deficiente visual. Ainda, de acordo com a polícia, o suspeito aproveitou da deficiência da avó da criança para abusar sexualmente da enteada. No entanto, ao sentir muita dor, a criança teria começado a gritar, e o acusado ameaçado a mesma caso ela contasse o que tinha acontecido para a sua mãe. Com medo de ser espancada pelo padrasto, a garotinha relatou para a sua avó que o seu padrasto tinha abusado dela.

A mãe da vítima teria ouvido uma parte da conversa, e assim ficou sabendo que o seu esposo, com que convivia há cerca de 4 anos, teria abusado de sua filha. Ela então ligou para a Polícia Militar e foi aconselhada a procurar o Conselho Tutelar da cidade, que marcou uma reunião na quinta-feira (29). A criança de 6 anos é de um outro relacionamento da mulher. Já com o acusado, ela tem outra filha de 2 anos.

A jovem relatou para a polícia que por volta das 22 horas, ela estava com muita raiva e revolta e foi até a cozinha, pegou uma faca peixeira e foi até o quarto, onde ele estava deitado e decepou o órgão genital do acusado. Após o ocorrido, ela fugiu da casa levando a sua filha e sua mãe. Após alguns minutos ela ligou para a polícia relatando o que tinha acontecido.

O suspeito foi socorrido e levado para uma unidade médica. Já no hospital, o recebeu os atendimentos necessários. A menina passou por exames médicos e, caso seja confirmado que houve penetração na criança, o suspeito responderá o processo pelo #Crime de estupro de vulnerável, mas como não houve flagrante, o mesmo vai responder o caso em liberdade. A mãe da menina foi presa em flagrante pela polícia, e a mesma poderá pegar até cinco anos de cadeia. 


Granada militar, munições de fuzil e drogas apreendidas pela Polícia Militar

Uma granada de origem militar, drogas e munições de fuzil foram apreendidas por policiais militares no Morro Santiago, na Barra do Ceará, Zona Oeste de Fortaleza.  O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) foi acionado para recolher a granada com segurança.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSPDS), a ação da Polícia Militar  começou no início da noite e ainda estava em andamento até a publicação desta matéria. A SSPDS informou que outros detalhes ainda não podem ser fornecidos para não atrapalhar o andamento das buscas na região. A Pasta não disse se houve prisões onde foram encontrados os produtos ilícitos.

No início do mês passado, suspeitos em fuga arremessaram uma granada contra uma viatura da Polícia Militar. O artefato não explodiu, mas teve que ser recolhido e destruído posteriormente por uma equipe do Gate. A Secretaria da Segurança não disse se o explosivo encontrado nesta quarta-feira é do mesmo tipo do material jogado contra a composição da PM, em dezembro do ano passado. 

Fonte DN


Camilo Santana se rende às pressões do PT e dos FGs: nomeia Nelson Martins na Casa Civil

Governador recua de rompimento com Cid e Ciro e dificilmente concorrerá à reeleição em 2018.

O governador Camilo Santana (PT) não teve coragem de romper com os Ferreira Gomes. A ameaça, incluindo os dois encontros com o senador Tasso Jereissati (PSDB) - na semana passada e ontem, em solenidade no shopping Iguatemi - não passou de um blefe.

Camilo se rendeu também às ameaças do PT, nomeando o secretario Nelson Martins, atualmente no comando da Secretaria de Relações Institucionais, à Casa Civil e transferindo a indicação do ex-vice-governador Maia Júnior àSecretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag), contrariando sua vontde inicial.

O Governador também foi obrigado, pelos irmãos Cid e Ciro Gomes (PDT), a recuar de outra decisão: abrir mão da presença de Lúcio Gomes, irmão dos pedetistas, no seu secretariado. Camilo demitiu Lúcio da Secretaria das Cidades, mas o tornou muito mais poderoso ao indicá-lo à Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), no lugar de André Facó, obedecendo ordens dos Ferreira Gomes.

A reforma confirmada hoje por Camilo em seu secretariado põe fim às especlações quanto a um possível afastamento do governador em relação a Cid e Ciro. Não prevaleceu a vontade de seu pai e conselheiro, o ex-deputado Eudoro Santana, de o afastar de seus padrinhos políticos para assegurar, já agora, a sua candidatura à reeleição em 2018.

O anúncio dos novos nomes da equipe de Camilo através da sua página no Facebook, comprova que o governador jamais terá coragem de romper a aliança com os FGs. Também deixa claro que, com suas últimas decisões, é quase impossível que concorrerá a um novo mandato à frente do Palácio da Abolição, devendo apoiar a candidatura de seu antecessor, Cid Gomes, ou do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

Camilo sonha agora com uma vaga de senador, mas, atropelado pelos Ferreira Gomes na reforma do secretariado, teme ter que aceitar concorrer apenas a deputado federal em 2018.

Fonte Ceara News


Teori Zavascki desconsidera entendimento do STF e acena para liberação da vaquejada

Ministro manteve sentença da Justiça do Piauí e autorizou realização da prática em Teresina.

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), acompanhou o posicionamento do também ministro Gilmar Mendes e afastou o entendimento de que a vaquejada deve ser proibida em território nacional. Zavascki manteve a sentença da Justiça do Piauí e autorizou a realização de vaquejada na capital Teresina.
O Ministério Público de Pernambuco já publicou nova nota técnica readequando as orientações às em relação às vaquejadas, prevendo que os membros devem voltar a fiscalizar os eventos e tomar termos de ajustamento de conduta dos organizadores.
A vaquejada foi considera ilegal em decisão do próprio STF, com voto de decisivo da presidente da Casa, ministra Cármen Lúcia.

Com informações da coluna Radar On-line


Ceará registra 129,2 mil roubos e furtos em 2016

Entre os Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs) estão os roubos de carga e de veículos, investigados por uma Delegacia Especializada ( FOTO: CID BARBOSA )
O número de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs), isto é, todos os tipos de roubos (exceto latrocínio), no Ceará, em 2016, atingiu a maior marca desde 2013, quando a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) começou a contabilizar os casos em CVPs. Somente no ano passado, os registros de roubos chegaram a 72.661, o que representou um aumento de 19% em relação a 2015, quando foram notificados 60.964 casos. O número de furtos foi de 56.553, aumento de 3,88% em relação a 2015. Juntando CVPs e furtos, o aumento no ano passado foi de 11,9% .

A média de registros diários de roubos, em 2016, foi de 199 por dia. Conforme o balanço da SSPDS, no último mês de dezembro, o horário de 18h às 23h59 foi o preferido por assaltantes para cometer delitos, além disso, o dia com mais registros de roubos foi a sexta-feira.

Fortaleza ainda concentra o maior número de casos. No último ano, a capital teve 43.370 CVPs, o que representa 59,6% do total desse tipo de crime no Estado. Já em 2015, a cidade teve 37.417 registros.

A Área Integrada de Segurança I (AIS I), onde estão localizados bairros como, Vila Velha, Barra do Ceará, Centro e Parquelândia, foi a região com mais roubos em 2016: 11.776.

Os registros de furtos, que são ações de apropriação de objetos alheios sem violência, também cresceram em 2016. Foram registrados 56.553 casos contra 54.440 de 2015, o que representa aumento de 3,88%.

Novo secretário

No discurso de posse na última semana, o novo secretário de Segurança André Costa ressaltou que, após as reuniões de transição, já tem um panorama de como recebe a SSPDS. "Gostei de ver que a política de segurança no Ceará é uma ação de Estado, não de Governo. Podem ter certeza de que vou dar o melhor de mim e aplicar minha experiência para que a segurança do Estado siga avançando", afirmou.

O novo secretário disse ainda que a redução no número de homicídios permanece como uma das metas da Pasta, porém haverá um foco para os CVPs. Segundo Costa, são os roubos que acentuam a sensação de insegurança e fazem com que as pessoas tenham medo de sair de casa.

O novo secretário revelou que o combate a esses crimes será feito com análises estatísticas e reuniões diárias com os comandantes das Corporações, para que as ações sejam direcionadas para áreas mais problemáticas. André Costa lembrou que os roubos, por exemplo, são dinâmicos e que este é um dos fatores que exigem que os acompanhamentos sejam assíduos.

Em nota, a SSPDS afirmou que "está sendo finalizado um plano de combate aos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), com novas estratégias, que será implantado neste ano de 2017". Conforme a Pasta, o secretário André Costa se reunirá com membros da Comissão de Coordenação de Metas do Programa Em Defesa da Vida para estabelecer as metas para 2017. "Nelas, será dada ênfase à redução do CVP, buscando melhorar a sensação de segurança da população, sem, no entanto, deixar de combater os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs)", salientou.

A Pasta informou, ainda, que o aumento nos números de registros de CVPs e furtos se dá também pelos esforços para que a população registre boletins de ocorrência (B.Os.) e que a subnotificação desses tipos de crimes diminua.

Diário do Nordeste

Camilo confirma mudanças no comando da Casa Civil, Seplag, Secretaria das Cidades e Seinfra

O governador do Estado, Camilo Santana, anunciou na tarde desta quarta-feira (11) algumas mudanças em seu secretariado. Em uma nota publicada em seu perfil pessoal no Facebook, o chefe do executivo estadual oficializou novos nomes na Casa Civil, Secretaria do Planejamento (Seplag), Secretaria das Cidades e Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

Na Casa Civil, assume o comando Nelson Martins, que atualmente está na Secretaria de Relações Institucionais. A Seplag, por sua vez, será liderada por Maia Júnior, que já foi secretário de Infraestrutura e vice-governador na gestão de Tasso Jereissati. Na Secretaria das Cidades, o comando passa para Jesualdo Farias, ex-reitor da UFC e que também já passou pela Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação. Já na Seinfra, assume como titular Lúcio Gomes, o primogênito dos irmãos Ferreira Gomes, e que atualmente está na Secretaria das Cidades.

De acordo com o governador do Estado, os ajustes anunciados nesta quarta-feira, assim como as mudanças já realizadas na Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e Secretaria da Justiça (Sejus), que serão lideradas por Delci Teixeira e Socorro França, respectivamente, "buscam imprimir um ritmo ainda maior nas nossas ações nesta segunda metade de governo".

Agradecimento

Em seu comunicado, Camilo também agradeceu aos secretários substituídos (Alexandre Landim, Hugo Figueirêdo e André Facó) "pela relevante contribuição dada até hoje ao Estado do Ceará". "Tenho absoluta convicção de que esse reforço na equipe de governo nos ajudará a obter resultados ainda melhores nessa missão de fazermos um Ceará cada vez melhor para cada um dos irmãos e irmãs cearenses", disse o governador.

Veja o perfil dos novos secretários de Camilo:

Nelson Martins


Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, secretário estadual da Controladoria e Ouvidoria Geral e atualmente está como secretário estadual de Relações Institucionais. Também foi vereador de Fortaleza e deputado estadual do Ceará por três vezes.

Maia Júnior


Graduado em Engenharia Civil pela UFC e Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Foi secretário de Transportes, Energia, Comunicações e Obras do Ceará, secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, secretário estadual da Infraestrutura, secretário estadual do Planejamento e Coordenação, além de vice-governador do Ceará (2003-2006).

Jesualdo Farias


Professor Titular da UFC. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Fortaleza, mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina, especialização em tratamentos térmicos de ligas metálicas no Municipal Industrial Reserach Institute - Nagoia e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Foi reitor da UFC e Secretário de Educação Superior do MEC. Foi também membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, do Conselho Nacional de Educação e do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República.

Lúcio Ferreira Gomes


Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Metotologia do Ensino Superior e MBA em Finanças. Foi secretário de Urbanismo e Obras da Prefeitura de Sobral e secretário Chefe de Gabinete do Governo do Ceará. Ocupou cargos executivos na iniciativa privada e atualmente é secretário estadual das Cidades.

Confira a nota divulgada por Camilo na íntegra:

Diário do Nordeste

Deputados de Alagoas querem lagosta, camarão, picanha na chapa e rosquinha húngara

Assembleia Legislativa de Alagoas. Foto: Assembleia Legislativa de Alagoas
A Assembleia Legislativa de Alagoas abriu durante o recesso do Natal e Ano-Novo sessão pública para registro de preços de serviços de buffet para eventos da Casa durante um ano. Lagosta, coquetel de camarão com uvas, picanha na chapa e casquinha de siri se destacam no cardápio para almoços, jantares e coquetéis. Para o café da manhã poderá ser oferecido um sortido cesto de pães, ao todo oito tipos – francês, brioche, leite, integral, doce, italiano, sírio e pão de batata com queijo -, além de frios, petit four, pão de queijo, biscoito, rosquinha húngara, croissant, casadinho e, ainda, tortas.


Documento


A Diretoria de Comunicação da Assembleia confirmou ‘uma segunda chamada para o pregão’. O Poder Legislativo afirma que, no entanto, ‘o contrato não prosperou por falta de homologação da presidência da Casa’. A desistência não havia sido incluída no Diário Oficial até esta terça-feira, 10.
O aviso de licitação foi publicado no Diário Oficial de 14 de dezembro. Foto: Reprodução

Alagoas tem o pior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do País. Duas cidades alagoanas estão na lista das 50 com pior Índice de Desenvolvimento Humano.

A Assembleia tem 31 deputados. Segundo o edital, a contratação do buffet vai ‘atender às necessidades da Assembleia Legislativa de Alagoas’.

O pregão da Assembleia, que em seu portal na internet se autointitula ‘A voz do povo’, separou a contratação em dois lotes: uma cota principal com dois tipos de café da manhã (um para 500 pessoas e outro para mil), um coffee break (4 mil pessoas), um coquetel (1,1 mil pessoas), um brunch (1,1 mil pessoas), um lanche box (1,5 mil pessoas) e dois tipos de almoço (um para 500 e outro para mil pessoas). A cota reservada tem dois tipos de jantar – um para 500 pessoas e outro para mil pessoas).

Em um dos cardápios do café da manhã há oito tipos de pães (francês, brioche, leite, integral, doce, italiano, sírio e pão de bata com queijo), frios, petit four (pão de queijo, biscoito, rosquinha húngara, croissant, casadinho) e tortas.

Para o coquetel, os deputados escolheram patês, pães e finger food (2 tipos a escolher dentre bacalhau, pão sírio com carne de sol ao molho de queijo montanhês, camarão crocante, brie gratinado com mel de ervas e pão sueco, damasco com cream cheese, mini-risoto de queijo, sururu e tartar de atum).

Para o almoço dos eventos, a Assembleia estabeleceu saladas, arroz e pratos principais com dois tipos de carne a escolher: filé mignon à soberana (grelhado, molho com cogumelo, batatas noisetes e abacaxi caramelado), frango xadrez (filés de frango cortados em cubos, cebola, pimentão verde e vermelho, amendoim ou castanha de caju e ketchup), lombo ao molho de laranja, peixada ao molho de tomate com pirão, moqueca de peixe, fritada de sururu, picanha na chapa, salmão, lagosta ao molho de queijo, coquetel de camarão com uvas, caldeirada, pituzada, massunim.

No cardápio há, ainda, variedades de arroz, feijão (caseiro ou tropeiro), massa, acompanhamento (farofa, purê de macaxeira), sobremesas e bebidas sem álcool.

Segundo o edital, a contratação do buffet vai ‘atender às necessidades da Assembleia Legislativa de Alagoas’.

“A realização de certame licitatório para futura e eventual contratação visa a atender, quando necessário, aos participantes de eventos institucionais, promovidas pela Assembleia Legislativa de Alagoas, onde a mesma constitui-se, além de uma necessidade, em uma comodidade para atendimento de situações de última hora, em que, costumeiramente tem-se que enfrentar questões logísticas organizacionais e de suprimentos que um buffet atende com mais agilidade e correção”, diz o termo de referência da licitação.

De acordo com a tomada de preço, o buffet deverá disponibilizar ‘serviço de garçom, gerente de buffet, para o fornecimento de cafés da manhã, almoços, jantares, coffee break, brunch, coquetéis’ e, proporcional ao número de participantes do evento, ‘bandejas de inox ou prata, travessas, jarras térmicas, louças, copos de vidro ou acrílico descartável, toalha de tecido, talheres de metal e guardanapos de papel de primeira qualidade, guardanapos de tecido de material’.

“Quando solicitado o fornecimento, a empresa beneficiária deverá providenciar o buffet de acordo com os tipos de cardápio discriminados pelo órgão na ata de registro de preços”, estabelece a Assembleia.

“Quando o evento for realizado por mais de um dia consecutivo, o fornecedor beneficiário não poderá, em hipótese alguma, repetir o cardápio ou utilizar alimentos do dia anterior. Na hipótese de evento realizado em um único dia, o fornecedor beneficiário deverá variar o cardápio nos períodos da manhã e tarde.”

No documento, a Assembleia registra que a tomada de preços ‘constitui uma ferramenta capaz de conferir à Administração uma formação de banco de preços de fornecedores, não implicando em obrigação efetiva de sua aquisição/prestação de serviços’. As contratações, segundo a Casa, ‘serão feitas de acordo com as necessidades e conveniência do órgão’.

A tomada de preço estabelece que o custo da licitação deve ser estimado ‘em valor unitário (por cabeça), haja vista a falta de exatidão da quantidade de pessoas convidadas para os eventos realizados pelos órgãos participantes, conforme demonstrado em mapa de preço’.

A Casa alagoana registra que a ‘entrega dos materiais e a realização dos serviços serão efetuadas no local de realização dos eventos indicados pela Assembleia’, em até 3 horas de antecedência. No caso de almoço, jantar, coquetel, ‘deverá a equipe estar uniformizada e preparada para o evento’.

“A Assembleia poderá solicitar substituição de funcionários do buffet que estejam trabalhando em eventos sempre que este não se enquadrarem com padrão do evento ou quando não tiverem qualificação técnica necessária”, define a Assembleia.

COM A PALAVRA, A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE ALAGOAS

Houve, sim, uma segunda chamada para o pregão, mas o contrato não prosperou por falta de homologação da presidência da Casa.

Diretoria de Comunicação do Poder Legislativo de Alagoas

Estadão Conteúdo

Uma boa chuva marca o final da tarde desta terça-feira em Quixadá

É com uma enorme expectativa que a população do sertão cearense espera o inverno neste ano, afinal são cinco anos de seca que afligem essa gente humilde e batalhadora.
No próximo dia 18 de janeiro a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, Funceme, irá divulgar o prognóstico em relação a quadra chuvosa de 2017.
Na tarde desta terça-feira, 10, a cidade de Quixadá, no Sertão Central, foi banhada por uma boa chuva, isso faz com que gere um enorme sentimento de que esse ano, nessa região, possa ter um bom inverno.
As chuvas no Ceará não começam somente em fevereiro, com o início da quadra chuvosa. Há também precipitações, que podem até ser intensas, na pré-estação chuvosa, período compreendido entre os meses de dezembro e janeiro.
Neste ano, a Funceme já contabiliza registros de chuva em várias regiões do Estado, mas o órgão adverte que essas chuvas não têm relação com a quadra chuvosa.
Fonte DN


Camilo oficializa mudanças na Casa Civil, Seplag, Cidades e Seinfra

O governador do Estado, Camilo Santana, anunciou na tarde desta quarta-feira (11) algumas mudanças em seu secretariado. Em uma nota publicada em seu perfil pessoal no Facebook, o chefe do executivo estadual oficializou novos nomes na Casa Civil, Secretaria de Planejamento (Seplag), Secretaria de Cidades e Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

Na Casa Civil, assume o comando Nelson Martins, que atualmente está na Secretaria de Relações Institucionais. A Seplag, por sua vez, será liderada por Maia Júnior, que já foi secretário de Infraestrutura e vice-governador na gestão de Tasso Jereissati. Na Secretaria das Cidades, o comando passa para Jesualdo Farias, ex-reitor da UFC e que também já passou pela Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação. Já na Seinfra, assume como titular Lúcio Gomes, o primogênito dos irmãos Ferreira Gomes, e que atualmente está na Secretaria das Cidades.

Confira a nota divulgada por Camilo na íntegra:

Camilo Santana

Dando sequência aos ajustes que temos feito no nosso secretariado neste início do ano, anuncio aqui os nomes dos novos secretários da Casa Civil, Seplag, Cidades e Seinfra. 
Na Casa Civil assume como novo secretário Nelson Martins, que atualmente está no comando da Secretaria de Relações Institucionais. 
Na Secretaria do Planejamento assume como secretário titular Maia Júnior, com vasta experiência em governos anteriores. 
Na Secretaria das Cidades, o comando passa para Jesualdo Farias, ex-reitor da UFC e que também já ocupou cargos importantes em nível nacional. 
Já na Secretaria de Infraestrutura assume como titular Lúcio Gomes, atualmente na Cidades.
Esses ajustes feitos, juntamente com a mudança na SSPDS e SEJUS, buscam imprimir um ritmo ainda maior nas nossas ações nesta segunda metade de governo. Agradeço a cada secretário substituído pela relevante contribuição dada até hoje ao Estado do Ceará. Tem sido esse esforço conjunto o responsável pelos resultados obtidos pelo nosso estado até aqui, mesmo em meio a uma crise que tem atingido duramente todos os estados, municípios e o Governo Federal. Tenho absoluta convicção de que esse reforço na equipe de governo nos ajudará a obter resultados ainda melhores nessa missão de fazermos um Ceará cada vez melhor para cada um dos irmãos e irmãs cearenses. 
E vamos pra luta!
Seguem abaixo os currículos dos novos secretários:
Nelson Martins -
Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Ceará. Foi secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, secretário estadual da Controladoria e Ouvidoria Geral e atualmente está como secretário estadual de Relações Institucionais. Também foi vereador de Fortaleza e deputado estadual do Ceará por três vezes.
Maia Júnior -
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará e Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará. Foi secretário de Transportes, Energia, Comunicações e Obras do Ceará, secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, secretário estadual da Infraestrutura, secretário estadual do Planejamento e Coordenação, além de vice-governador do Ceará (2003-2006).
Jesualdo Farias - Professor Titular da UFC. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Fortaleza, mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina, especialização em tratamentos térmicos de ligas metálicas no Municipal Industrial Reserach Institute - Nagoia e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Foi reitor da Universidade Federal do Ceará e Secretário de Educação Superior do MEC. Foi também membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, do Conselho Nacional de Educação e do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República.
Lúcio Ferreira Gomes
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Metotologia do Ensino Superior e MBA em Finanças. Foi secretário de Urbanismo e Obras da Prefeitura de Sobral e secretário Chefe de Gabinete do Governo do Ceará. Ocupou cargos executivos na iniciativa privada e atualmente é secretário estadual das Cidades.

Fonte DN


Ceará vence Mogi Mirim/SP e avança para terceira fase da Copinha

O Ceará está na terceira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2017. Após se classificar como líder do Grupo 19, com sete pontos em três jogos, o Vovô voltou a vencer na tarde desta quarta-feira (11), ao bater o Mogi Mirim por 2 a 1, no estádio Vereador José Ferez, em Taboão da Serra/SP. Os gols do Alvinegro foram anotados por Filipe e Rafinha ainda na primeira etapa. Já no segundo tempo, o clube paulista diminuiu com Paim de pênalti.

Desta maneira, o Ceará agora aguarda o vencedor do confronto entre Internacional/RS e Taboão da Serra/SP, que acontece ainda nesta quarta, às 20h (de Fortaleza), para conhecer seu adversário na terceira fase do torneio nacional.

O próximo compromisso do Vovô acontece na sexta-feira (13), ainda sem local e horário definidos. 
Fonte DN


Com seis estrangeiros, Fla divulga lista com 32 nomes para a pré-temporada

Elenco se reapresenta nesta tarde no Ninho do Urubu. Além de Conca, lesionado, trabalho começa sem três jogadores na seleção sub-20: Vizeu, Paquetá e Sávio
O Flamengo se reapresentou nesta tarde de quarta-feira no CT do Ninho do Urubu - confira a lista de relacionados para a pré-temporada mais abaixo. Com Conca e Trauco como únicas contratações do elenco - dois dos seis estrangeiros do atual elenco -, o time já utiliza a nova estrutura do módulo profissional inaugurado no fim do ano passado.

Em seu site oficial, o Flamengo divulgou a lista com os jogadores que o técnico Zé Ricardo contará no elenco profissional. Entre as novidades, apenas o meia Cafu, um dos 13 jogadores revelados nas divisões de base do Fla, que estava na Índia, retorna de empréstimo e tem previsão de ser aproveitado nos profissionais.
Reapresentação Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Divulgação Flamengo)
Conca, Donatti, Trauco, Cuéllar, Mancu e Guerrero: seis estrangeiros no Fla (Foto: Gilvan de Souza/Divulgação Flamengo)
O Flamengo, que negociou rescisão em comum acordo com o meia argentino Lucas Mugni, ainda busca, pelo menos, mais duas contratações. O volante Romulo embarca nesta noite para Moscou e vai tentar a liberação definitiva do Spartak. Ele tem contrato fechado com o Flamengo para quatro temporadas. 
O outro nome em vista é de um atacante. O clube fez consultas no mercado sul-americano e tenta mais verba para investir na contratação de jogadores. Orlando Berrío, atacante do Nacional de Medellín, está na pauta do Rubro-Negro.
Diego Treino Flamengo (Foto: Fred Gomes/GloboEsporte.com)
Diego faz alongamento com Ronaldo: Fla volta ao trabalho nesta quarta-feira (Foto: Fred Gomes/GloboEsporte.com)

Confira o elenco divulgado pelo Flamengo:

Goleiros:
Alex Muralha
Paulo Victor
Thiago
Laterais:
Pará
Rodinei
Thiago Ennes
Jorge
Miguel Trauco
Zagueiros: 
Réver
Donatti
Léo Duarte
Rafael Vaz
Juan
Volantes: 
Márcio Araújo
Cuéllar
Willian Arão
Ronaldo
Diego 
Lucas Paquetá (na Seleção Brasileira sub-20)
Matheus Sávio (na Seleção Brasileira sub-20)
Conca
Mancuello
Gabriel
Ederson
Cafu
Éverton
Atacantes:
Thiago Santos
Marcelo Cirino
Adryan
Paolo Guerrero
Leandro Damião 
Felipe Vizeu (na Seleção Brasileira sub-20)


Fortaleza amanhece sob forte chuva nesta quarta-feira

A cidade de Fortaleza amanheceu sob forte chuva na manhã desta quarta-feira, 11. A Funceme registrou uma precipitação média de 10,2 mm
Desde a madrugada desta quarta-feira, 11, até a manhã foi registrada chuva forte em Fortaleza. De acordo com os dados da Funceme, os postos de coletas do bairro Pici, Monte Castelo e Maraponga registraram as maiores precipitações da cidade, com 13,0 mm; 11,9 mm; e 10,2 mm, respectivamente. Os ventos na Capital cearense atingiram 5.5 km/hora, conforme os dados da Funceme.

Oito cruzamentos em Fortaleza ficaram prejudicados por conta da chuva. Os semáforos dos curzamentos da rua Monsenhor Catão com avenida Pe Antônio Tomás, rua Coronel Jucá com avenida Pe Antônio Tomás e da avenida Godofredo Maciel com avenida Benjamim Brasil ficaram apagados.

Já nos cruzamentos das avenidas Godofredo Maciel com Presidente Costa e Silva, rua Coronel Tibúrcio com a avenida Presidente Costa e Silva, avenida Paulino Rocha com rua Parnamirim, avenida Historiador Raimundo Girão com avenida Rui Barbosa e da avenida Monsenhor Tabosa com Rui Barbosa, os semáforos ficaram piscando.    

A Funceme aponta que choveu em 51 municípios cearenses (dados atualizados às 9h41 min) entre as 7h de terça-feira e as 7h desta quarta-feira. O município de Ipueiras foi o que teve a maior precipitação, com 101 mm. Logo depois, vem as cidades de Quixeré com 28,8 mm, Morada Nova com 20,6 mm e Maranguape com 19,2 mm.

 Redação O POVO Online


Policia Civil cumpre mandado de prisão em Russas


Na manhã desta quarta feira dia 11 equipe da policia civil de Russas, cumpriu mandado de prisão em desfavor de Francisco Alealdo de Lima  ( VULGO) branco mandado de prisão por furto qualificado Ex; pelo juiz Lucas sobreira da comarca de Quixeré-CE.

Alealdo foi preso na serra do vieira, e, conduzido para a DRPC de Russas, onde posteriomente será encaminhado para a cadeia de Quixeré.

Blog Erivando Lima 


Felipe, ex-Ceará, deixa recado para torcida alvinegra antes de embarcar para o Japão


O meia Felipe foi um dos destaques da oscilante temporada alvinegra de 2016. Com dribles e gols decisivos no Campeonato Brasileiro da Série B, o meia despertou interesse do futebol japônes e acertou com o Sanfrecce Hiroshima.

Antes de partir para o Oriente, o atleta de 26 anos deixou um recado especial para a torcida do Ceará em sua rede social.

"Partiu, novo desafio! Partiu, Japão! Obrigado por tudo Ceará Sporting Club e sua torcida espetacular, disparado a melhor do estado! Valeu mesmo cada mensagem de carinho comigo.. Foi uma honra vestir essa camisa".

Felipe marcou cinco gols pela camisa do Ceará. Ele havia chegado em Porangabuçu por empréstimo do Atlético Paranaense.

Veja o recado:

Partiu, novo desafio! Partiu, Japão! Obrigado por tudo Ceará Sporting Club e sua torcida espetacular, disparado a melhor do estado! Valeu mesmo cada mensagem de carinho comigo.. Foi uma honra vestir essa camisa! 


Secretário executivo de segurança do Estado é assaltado e tem carro levado

O secretário executivo de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), do Estado, o delegado da Polícia Civil Raulfilio Santiago Vidal, foi mais uma pessoa a sofrer assalto no Ceará. A ação criminosa aconteceu na noite da última terça-feira (10) e foi confirmada pela Pasta nesta quarta (11).

Segundo nota emitida pela assessoria de comunicação da SSPDS, o secretário executivo estava na companhia de familiares, no bairro de Fátima, em Fortaleza, quando foi abordado por bandidos, que roubaram o carro e outros pertences. A SSPDS não informou qual o modelo do veículo.

> Estado registra mais de 129 mil roubos e furtos em 2016

Ainda de acordo com a nota, a Polícia realizou uma série de diligências e, ainda na noite da terça-feira (10), encontrou e recuperou o veículo roubado. O local também não foi informado.

"As investigações para a identificação e prisão dos envolvidos no delito são realizadas pela Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC) da Polícia Civil do Estado do Ceará", completou a nota.

Fonte DN


Presos são transferidos para penitenciária após causarem motim e destruição em cadeia de Juazeiro

Os detentos queimaram colchões, quebraram celas e só foram contidos com a intervenção da tropa da Polícia Militar

Cerca de 40 presos foram transferidos após a PM invadir a cadeia e controlar a situação

Quarenta presos foram transferidos, na noite de ontem (10), da nova Cadeia Pública de Juazeiro, conhecida como “Tourinho”, para a Penitenciária Industrial Regional do Cariri (PIRC), após uma rebelião que durou horas e culminou na intervenção da Polícia Militar. Ainda assim, os presidiários amotinados destruíram várias celas e queimaram colchões na unidade inaugurada há menos de um ano.

Os motivos da rebelião não foram ainda completamente esclarecidos, mas os presos reclamam da superlotação. O tumulto começou ainda pela manhã e a Polícia Militar, a princípio, tentou negociar com os rebelados, assim como os agentes penitenciários a direção da unidade. Mas, do lado de dentro da cadeia, as cenas eram de vandalismo e revolta.

Balas de borracha

Os presos começaram o levante queimando seus próprios colchões. Em seguida, passaram a arrebentar as grades das celas e dos corredores. Um vídeo que foi postado nas redes sociais mostra um dos momentos de maior tensão durante a rebelião, quando os presos reagem à ação da PM e os militares disparam balas de borracha e bombas de gás para conter a depredação do prédio público. Eles gritam palavrões, com ofensas aos militares.

Coma chegada de reforços, a tropa da PM ingressou nas dependências da cadeia e conseguiu controlar o levante. A direção da unidade prisional não informou se houve pessoas feridas (funcionários, policiais ou detentos) durante a rebelião, mas no vídeo, são ouvidos gritos de presos afirmando que há pessoas baleadas.

POR FERNANDO RIBEIRO 

TSE concede liminar e prefeito eleito de Saboeiro deve tomar posse ainda nesta semana

José Gotardo teve seu registro de candidatura cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu liminar nesta terça-feira (10) ao prefeito eleito de Saboeiro, José Gotardo (PSD), para assumir o camando do Município.

A eleição estava sob-judice após Gotardo ter seu registro de candidatura cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no mês passado, ele recorreu ao TSE e conseguiu a liminar para assumir o posto. A posse deve acontecer ainda nesta semana.

José Gotardo foi eleito com 50.19% dos votos válidos, o candidato do PMDB, Dr.Tácido, ficou em segundo lugar com 44.66% e na terceira posição ficou Germano do PT com 5.15% dos votos.

Por Layanna Vasconcelos