-->

domingo, 25 de fevereiro de 2018

Temer nomeia a cearense Virgínia Prado Soares desembargadora do TRF-3



O presidente Michel Temer nomeou nesta quinta-feira (22/2) a procuradora regional da República Inês Virgínia Prado Soares para o cargo de desembargadora do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Ela ocupará uma das vagas destinadas ao quinto constitucional do Ministério Público Federal na corte, na vaga da desembargadora Cecília Mello, que aposentou em agosto de 2017.

A nomeação foi rápida. O TRF-3 definiu a lista tríplice dos candidatos a ocupar a vaga, a enviou à Presidência da República, que fez a nomeação, tudo nesta quinta. A procuradora recebeu 36 votos e foi a mais votada. Além dela, também estavam na lista os procuradores da República Ricardo Nakahira e Rafael Pretto.

Inês Prado Soares é membro do MPF desde 1997 e foi promovida a procuradora regional em 2012, por merecimento. Foi coordenadora do Núcleo de Ofícios Criminais da Procuradoria da 3ª Região e atuava na 5ª Turma do TRF-3. É doutora em Direito pela PUC de São Paulo, com pós-doutorado no Núcleo de Estudos de Violência da USP (NEV-USP).

Trajetória

Inês Virgínia Prado Soares é membro do MPF desde 1997 e atua na PRR3 desde 2012, quando foi promovida por merecimento ao cargo de procuradora regional da República. No segundo grau, sempre oficiou em matéria área criminal, exercendo, atualmente, a coordenação do Núcleo Criminal da PRR3, sendo também a representante da 2ª Câmara de Coordenação de Revisão do Ministério Público Federal junto à unidade.

Como procuradora regional da República, foi membro, no biênio 2014-2016, do Núcleo de Assessoramento Operacional da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão da 3ª Região (NAOP3), responsável pela revisão dos procedimentos de cidadania do primeiro grau. Integra dois Grupos de Trabalho nacionais, o GT Povos Indígenas e Regime Militar da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão e o GT Patrimônio Cultural da 4ª Câmara de Coordenação e Revisão.

Cearense, é casada com Maurício Barreto Campos, com quem tem dois filhos, Gabriela Soares Campos, de 27 anos, e Marcelo Soares Campos, de 18 anos. Em 1986, ingressou no curso de Direito na Universidade Federal de Sergipe, onde cursou o primeiro ano de faculdade. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará, em 1990. Na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, obteve os títulos de mestre (2001) e doutora (2007) em Direito das Relações Sociais. Realizou pesquisa de pós-doutorado no Núcleo de Estudos de Violência da Universidade de São Paulo NEV-USP (2009-2010), sob supervisão do Diplomata e Prof. Dr. Paulo Sérgio Pinheiro.

Foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria Direito com o livro Direitos Humanos Atual, coordenado em conjunto com Flávia Piovesan. É autora de três livros: Proteção Jurídica do Patrimônio Arqueológico no Brasil, Habilis Editora, 2007; Direito ao (do) Patrimônio Cultural Brasileiro, Editora Fórum, 2009; e Crimes contra os Bens Culturais, selo Planeta Verde, 2017. Coordenou diversas coletâneas jurídicas.

Fonte: Folha Cearense


Açude Germinal é o 3º a sangrar no Ceará em 2018



Açude Germinal nessa sexta-feira, 23, quando sua capacidade estava em 99,44%. (Foto: Evilázio Bezerra)

O reservatório hídrico localizado no município de Palmácia atingiu o volume máximo deste sábado, 24, para este domingo, 25. O açude Germinal estava na iminência de sangrar desde a semana passada, quando estava com mais de 98% de sua capacidade preenchida. Ele é o terceiro açude a atingir a capacidade neste período de quadra chuvosa. 

Sobre o assunto
Chove em 78 municípios cearenses neste domingo; Barroquinha registra 113 mm

Germinal é abastecido pela barragem do Rio Pacoti e tem 2,11 héctometros cúbicos. Ele foi construído pelo governo do Estado com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No ano passado, o reservatório sangrou em maio, pouco antes de ser inaugurado. Devido às chuvas de sexta para sábado na cidade, que somaram 60 mm, o açude finalmente chegou aos 100% de volume ainda no primeiro mês da estação chuvosa deste ano. 

Os outros açudes do Ceará que já chegaram ao limite foram Caldeirões, em Saboeiro, e a Barragem do Cocó, na Capital. Nos próximos dias, a esperança é de que o açude Tucunduba também sangre. Ele fica localizado em Senador Sá e está com volume 98,53% preenchido. Além dele, o açude Itaúna está com capacidade acima de 90% e deve chegar a sangrar neste período de chuvas.

Redação O POVO Online


Russas CE apos prefeito proibir reunião em espaço publico comunidade se reúne em baixo de uma arvore e comemora a chegada de poço profundo


A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé, árvore, multidão e atividades ao ar livre

A comunidade de Bento Pereira zona rural do município de Russas, se reuniu nesse domingo 25 em baixo de uma arvore ( Tamarindo ) para discutir e comemorar a chegada do poço profundo para aquela comunidade, obra essa que foi uma conquista dos moradores através da associação comunitária, que junto a FUNASA, órgão federal conseguiu a liberação.
As maquinas já chegaram no local para da inicio a obra;
A reunião aconteceu em baixo da arvore pois o espaço publico que a comunidade realizava os encontros foi proibido pelo o atual gestor do município a realização de reuniões; 
A imagem pode conter: 7 pessoas, incluindo Junior Gonçalves, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre
Blog Erivando Lima

Domingo tem chuvas mais distribuídas pelo Ceará; Barroquinha registra 113 mm


pacajus

Mais de 70 municípios cearenses apresentaram índices pluviométricos nas últimas 24 horas

Até o início da manhã deste domingo (25), 72 municípios cearenses apresentaram precipitações nas últimas 24 horas. De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as chuvas estiveram distribuídas em diferentes regiões do Estado.

Na região Norte, Barroquinha é destaque, registrando 113 mm; Camocim, 100 mm; e Granja, com índice que alcançou a marca de 96 mm.

Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, teve chuva de 67 mm. Já no Sertão Central, Ibaretama registrou 60 mm.

Choveu também no Sul do Estado; cidades como Aiuaba, Cairus e Icó registram precipitações.

Confira a lista das maiores chuvas deste domingo (25):

- Barroquinha, 113 mm
- Camocim, 100 mm
- Granja, 96 mm
- Itaitinga, 67 mm
- Ibaretama, 60 mm
- São Gonçalo do Amarante, 46 mm
- Horizonte, 44 mm
- Jaguaribe, 44 mm

*Os números são parciais e devem sofrer alterações ao longo do dia.

Red; DN


Sargento da PRE morre após troca de tiros com equipe do BPRaio


identidade

A morte de um sargento da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), na noite do último sábado (24), em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), está sob investigação.

O homem teria entrado em confronto com uma equipe do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio). O sargento estava à paisana.

De acordo com informações da equipe de Relações Públicas da Polícia Militar, chegou ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) a denúncia de que havia um homem andando a pé, sozinho, armado, às margens da rodovia BR-020. 

LEIA TAMBÉM: Após confronto com a PM, suspeito é morto e armamento pesado é apreendido em Boa Viagem

Uma equipe do BPRaio foi ao local averiguar. No entanto, segundo os policiais, o suspeito efetuou disparos contra a composição, que revidou. O homem foi ferido e morreu no local. 

Os policiais militares, de posse dos documentos do homem, o identificaram como sendo o sargento da PRE Francisco Wagner Alves de Araújo, de 44 anos. 

Até a publicação desta matéria, não havia ainda a informação oficial sobre o que Araújo estaria fazendo no local armado, quando foi abordado.

Red; DN


Após confronto com a PM, suspeito é morto e armamento pesado é apreendido em Boa Viagem



Um suspeito foi morto em confronto com o efetivo da Polícia Militar do Ceará (PMCE) em Boa Viagem, município do interior cearense, no fim da tarde deste sábado (24). Com o homem, identificado como Iuri Abreu de sousa, de 21 anos, foram apreendidas duasarmas, dentre elas um fuzil AK-47 e uma pistola 380.

As informações foram confirmadas pelo chefe do Comando de Policiamento do Interior Norte (CPI), coronel Gilvandro Oliveira. De acordo com a Polícia, a composição recebeu a informação de que haveriam armas escondidas em uma residência, na localidade de Ramadinha, em Boa Viagem. Chegando ao local, por volta de 17h40, três suspeitos foram avistados. Segundo os policiais, um deles era Iuri, com quem foi visto o fuzil, em mãos. Ainda conforme o relato dos agentes de segurança, os suspeitos deram início aos tiros, que foram respondidos pela composição. 

Iuri caiu ferido e não sobreviveu. Os outros dois, conseguiram fugir pelo matagal. Um dos suspeitos estaria "provavelmente baleado", conforme o coronel. No local, os policiais ainda encontraram um veículo Fiat Uno de cor branca, que teria sido utilizado no ataque à agência dos Correios em Itatira, no último dia 17. Até a publicação desta matéria, os outros dois suspeitos seguiam foragidos.

   Blog Erivando Lima / Diário do Nordeste


BEBERIBE ACHADO DE CADAVER EM


Ontem dia  24/02/2018, por volta das 15 h 40 min, a composição da CP – 1107, foram acionados através de denuncia feita para o 190 para um achado de cadáver na Rua Jonas Bessa,  na rua da delegacia local, centro de Beberibe. Ao chegar ao local, os policiais já  mantiveram contato com a esposa da vítima, por nome: Gleiciane Silva Carvalho , que informou que chegou em casa por volta das 14 h 30 min, e encontrou Juliano Rocha de Lima,27 anos,  caído ao chão possivelmente já em óbito. Diante dos fatos, foram acionados para o local do ocorrido, a PERICIA 7020,  e perito que constatou o óbito, bem como o RABECÂO 7078, motorista  e auxiliar que removeram o cadáver.  

Blog Erivando Lima


(TABULEIRO DO NORTE/CE) PRISÃO NA LEI MARIA DA PENHA


Ontem 24/02/2018 (Sábado), por volta das 15 h, na travessa Davi Noronha, Tabuleiro do Norte-CE, foi informado pela pessoa de MARIA VIDAL, solteira, natural de Tabuleiro do Norte-CE, agricultora, residente no endereço supracitado, que estava sendo agredida por seu irmão, a pessoa de nome RAIMUNDO ELITON DA ROCHA VIDAL, 27 anos, natural de Tabuleiro do Norte-CE, e seu vizinho de residência, informo ainda que o agressor responde na justica sendo :
Lei: CODIGO PENAL (DEC. LEI 2848) Artigo: 121 Parágrafo: 2 Inciso: IV Alínea:
Lei: CODIGO PENAL (DEC. LEI 2848) Artigo: 121 Parágrafo: 2 Inciso: II Alínea:
Lei: CODIGO PENAL (DEC. LEI 2848) Artigo: 129 Parágrafo: 9 Inciso: Alínea:
Lei: LEI DAS CONTRAVENCOES PENAIS (DEC. LEI 3688) Artigo: 42 Parágrafo: Inciso: III Alínea:
Lei: LEI DE VIOLENCIA DOMESTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER Artigo: 7 Parágrafo: Inciso: I Alínea

A vítima informou que o acusado é uma pessoa violenta quando faz consumo de bebida alcoólica e que essa não era a primeira vez que fora agredida, que estava em sua casa quando seu irmão chegou e arrobou a porta e que ela pediu para que ele parasse, momento esse que o agressor a pegou pelos cabelos e arrastou a até a rua onde ela foi agredida a socos e pontapés, e que no momento da agressão ninguém que estava na rua a socorreu, e que assim que pode se sair das agressões se deslocou ate esta unidade de policia a procura de ajuda, de imediato a vtr composta pelos PM’s  atenderam a esta ocorrência, conduzindo as partes à DRPC de Plantão em Russas, para os devidos procedimentos. Vale observar que o acusado foi enquadrado na Lei Maria da Penha – Lei 11.340/06.

Blog Erivando Lima


RUSSAS-CE LESÃO CORPORAL –


Ontem dia 25/02/2018  por volta das 21 h, na Rua Jose Ricardo da Silva, Lagoa do Toco, Russas, foi encontrado ao solo a pessoa de CLENILDO RIBEIRO 40 anos, , natural de Palhano, Profissão: Operário, residente na Rua Aristóteles Nogueira, bairro: Planalto, Russas. O mesmo foi encontrado com varias lesões na cabeça. A equipe FTA , tentou colher mais informações sobre a origem das agressões, porem populares não souberam ou não quiseram informar. A equipe socorreu a vitima com autorização de familiares para a UPA  para os procedimentos cabíveis.

Blog Erivando Lima

RUSSAS-CE ROUBO A PESSOA –


Ontem dia 24/02/2018  por volta das 21 h, na localidade de Pitombeira 2, zona rural de Russas, próximo a BR 116, foi vitima de roubo o jovem menor 17 anos, natural de Russas, estudante, residente na Rua Alexandre Marreiro, BR 116, KM 162. A vitima informa que trafegava nas proximidades de sua residência quando dois indivíduos trafegando em uma moto Titan de cor vermelha, com descarga  adulterado, um deles trajando camisa vermelha, armado a revolver, anunciou o assalto e tomou seu celular Moto G 5, preto, logo após fugindo em direção ao centro da cidade. A equipe FTA estão em diligencias.

Blog Erivando Lima

RUSSAS-CE ARROMBAMENTO A COMERCIO


Sábado dia 24/02/2018  por volta das 09 h, na localidade de Pau D’arco, zona rural de Russas, foi vitima de arrombamento em seu comercio a senhora VALENA ROCHA, natural de Russas, comerciante, residente em Russas, A vitima informa que chegou a seu estabelecimento Polo de Lazer Valdete e observou que a porta estava avariada, e que sentiu falta de alguns materiais do comercio, sendo 03 botijões de gás, 30 peixes, alguns sorvetes, aproximadamente 30 reais em espécie, e um isopor com cereais. A equipe FTA está em diligencias.

Blog Erivando Lima