-->

domingo, 6 de maio de 2018

Quadrilha que invadiu casa de empresário em Parnaíba é presa no Ceará


polícia

Dois integrantes do grupo moram em Fortaleza e um terceiro suspeito continua foragido

   Fim de semana tenso na fronteira do Ceará com o Piauí. Uma quadrilha responsável por invadir e roubar a casa de um empresário de Parnaíba (PI), na noite da última sexta-feira (4), fugia pela CE-085 quando foi interceptada por policiais da 3ª Companhia do 3º Batalhão da Polícia Militar. A operação resultou na prisão de dois assaltantes no município de Camocim (347 km da Capital). Amadeus Uerlison dos Santos Inácio, 27, vulgo “Lourinho”, foi preso em flagrante no momento da abordagem realizada às 21h30. 

Já Francisco Magno Silva dos Santos, 31, conhecido como “Macaco”, foi capturado por volta das 8h de sábado e também confessou a participação no assalto. Um terceiro elemento ainda não identificado segue foragido. Com os autuados, a polícia encontrou armas, munição, o veículo do utilizado no crime e objetos pessoais das vítimas. Amadeus Uerlison dos Santos Inácio é natural de Itaituba (PA) e mora no Bairro São Cristóvão em Fortaleza. Já Francisco Magno Silva dos Santos reside em Acarau.

Fuga

De acordo com as informações repassadas pelo Comandante do Comando de policiamento do Interior Norte, Coronel Gilvando Oliveira, por volta de 18h30, o trio armado com revólver invadiu a residência do empresário e rendeu toda a família. Após o crime, o bando empreendeu fuga em um Fiat Siena branco em direção ao Estado do Ceará. A investigação preliminar apontou que eles já haviam passado por Chaval e Barroquinha e seguiam em direção a Camocim.

Red; DN


Ceará joga bem e empata com o Corinthians fora de casa



Alvinegro abriu o placar com um golaço de Wescley, mas cede empate ao Timão ainda no 1º tempo

Em sua melhor exibição na Série A do Brasileiro, o Ceará empatou em 1 a 1 com o Corinthians, fora de casa, na manhã neste domingo (6). O time cearense abriu o placar aos 8 minutos com Wescley, em um belo chute de fora da área, mas cedeu o empate ainda no 1º tempo após desatenção defensiva em cobrança de escanteio. Com o resultado, o Vozão soma seu segundo ponto na Série A e ganha moral para a sequência da competição nacional. O time de Marcelo Chamusca volta a jogar pela competição no 14 de maio, contra o América/MG, no Castelão, pela 5ª rodada. Mas, antes disso, o Vovô joga pela Copa do Nordeste, no dia 10, contra o CRB, em Maceió, pelo 1º jogo das quartas de finais do Regional.

Precisando reagir na competição após a má impressão deixada na derrota por 3 a 0 para o Flamengo no Castelão, o Ceará fez uma boa partida. O técnico retornou a formação no 4-2-3-1 que funcionou no acesso para a Série A e no primeiro trimestre do ano, com a conquista do Campeonato Cearense e nas campanhas da Copa do Nordeste e Copa do Brasil. Ou seja, a equipe voltou a jogar com apenas dois zagueiros e fortalece o meio campo, com novamente Richardson e Ricardinho juntos. No ataque, Élton ganhando a vaga de Arthur.

Assim, com um time bem postado e entrosado, o Alvinegro fez seu melhor primeiro tempo na Série A e saiu na frente logo aos 8 minutos: após passe de calcanhar de Élton, Wescley bate de fora da área para marcar um golaço, o primeiro gol do Vozão na Série A de 2018.

O gol marcado deu ainda mais confiança para o Vovô, que continuou bem postado na defesa e bem posicionado no meio e ataque, dificultando as ações do Corinthians, que jogava com uma equipe mista - foram 5 titulares - devido á maratona de jogos que atravessa.

Mesmo sentindo a falta de entrosamento, o Corinthians passou a atacar mais e pressionar o Vovô, principalmente na bola aérea. De tanto insistir, o Corinthians chegou ao empate. Após cobrança de escanteio de Jadson, o zagueiro Henrique marcou de cabeça: 1 a 1. No gol do Timão a zaga alvinegra cochilou. Mesmo com a marcação próxima ao zagueiro do Timão, ninguém evitou a finalização dele.

Nos minutos finais do 1º tempo, o Timão quase virou a partida, mas Èverson evitou o gol de Maycon.

Para o 2º tempo, buscando não sofrer tanto com a jogada aérea, o técnico Marcelo Chamusca pos o volante Naldo, tirando Arnaldo, que já tinha cartão amarelo. E logo no início, o Vovô quase fez o segundo com Élton finalizando no canto para a defesa difícil de Cássio. Foi a última chance do Vovô no jogo, que precisou segurar uma enorme pressão do adversário. Mas ao contrário dos primeiros jogos desta Série A, o Alvinegro se fechou bem, não cometeu erros defensivos e segurou o importante resultado neste início de caminhada na elite: 1 a 1.

Red; DN


Ferroviário vence o Interporto; Guarani tropeça em casa


Ferroviário

Com os resultados, o Ferrão conquistou a liderança da chave. Já o time de Juazeiro continua na lanterna

   Mesmo na terceira rodada da Série D, restando ainda mais três jogos pela frente, os representantes cearenses na 4ª Divisão, Guarani e Ferroviário, tinham compromissos fundamentais em suas chaves. Ambos estavam fora da zona de classificação para próxima fase e sem nenhuma vitória, precisando reagir.

O Ferroviário, em partida cheia de emoções, conquistou o primeiro triunfo na competição, batendo o Interporto/TO, fora de casa, por 3 a 2, neste domingo (6). De quebra, ainda conquistou a liderança da chave, chegando aos 5 pontos, 1 a mais que o segundo colocado, o Cordino/MA. Os gols da vitória coral foram marcados por Esquerdinha, Edson Cariús e Mazinho. Os donos da casa descontaram com Ítalo e Ederson.

Insistência

O jogo do Tubarão da Barra foi marcado pela perseverança. Por duas vezes, o time comandado pelo técnico Maurílio Silva ficou à frente do placar, mas o adversário chegava à igualdade. 

Mas aos 40 minutos da etapa final, Mazinho recebeu na área e mandou para as redes para alegria da torcida cearense, que esperava a chance de voltar a comemorar uma vitória pelo Brasileiro. Além disso, houve atraso de mais de 30 minutos para início da partida. Os árbitros do jogo alegaram que não havia número de médicos suficientes para que a partida pudesse iniciar.

Leão se complica

Quem tinha de vencer a qualquer custo era o Guarani de Juazeiro, lanterna do seu grupo na Série D. No entanto, mais uma vez o time decepcionou dentro de casa, no Estádio Romeirão, ficando apenas no 1 a 1 com o Imperatriz, do Maranhão.

Com o resultado, o time juazeirense continuou na lanterna da chave, com apenas dois pontos conquistados. Agora, terá de correr atrás dos pontos perdidos para beliscar uma vaga no mata-mata da competição. 

Red; DN


Chuva de meteoros será visível a olho nu na madrugada deste domingo (6)


Chuva de meteoros

Para observar o fenômeno, não será necessário utilizar aparelhos, basta olhar para onde nasce o sol

Admiradores de fenômenos naturais têm um motivo a mais para ficar acordados na madrugada deste domingo (6), entre as 2h e as 5h – horário de Brasília. De acordo com o Observatório Nacional, uma chuva de meteoros denominada Eta Aquariids poderá ser vista a olho nu em todo o Brasil. O espetáculo na atmosfera é causado por um rastro de detritos deixado pelo Cometa Halley em sua última aparição, há 32 anos.

Para observar o céu neste domingo, não será necessário utilizar aparelhos, basta olhar para onde nasce o sol. O ideal é escolher locais sem interferência de luzes artificiais. "Mesmo com a Lua atrapalhando nestes períodos, vale a pena passar a madrugada observando, pois é possível que haja uma atividade acima da usual", orienta o astrônomo Marcelo De Cicco, doutorando do Observatório Nacional (ON).

De acordo com o ON, nesta chuva, o hemisfério sul é o mais favorecido, recebendo uma taxa em dobro de meteoros em relação ao norte e, portanto, sendo visível em todas as regiões do Brasil. Os meteoros deixam um risco luminoso no céu, popularmente chamados de "estrelas cadentes".

Fenômeno

As chuvas de meteoros não representam riscos para a Terra e acontecem em praticamente todos os meses, algumas com mais intensidade e ampla visibilidade.

Na prática, a cada passagem do Halley perto do sol, o cometa lança um novo rastro de detritos em seu fluxo orbital, perdendo massa. Esses fragmentos são mínimos (os meteoritos) e podem ser comparados ao tamanho de grãos de areia ou de cascalho. Mas em grande quantidade provocam um espetáculo no céu como se fosse uma explosão de pequenos raios. 

Em outubro, será possível ver novamente um espetáculo semelhante, pois a cada seis meses a Terra intercepta o caminho orbital do Cometa Halley. A próxima aparição do cometa na Terra será somente em 2061, já que ele passa no sistema solar da Terra a cada 76 anos.

Com informações da Agência Brasil

Filho de príncipe é pré-candidato a deputado federal


Luiz Philippe de Orleans e Bragança

Filiado ao partido de Bolsonaro, o PSL, herdeiro da família real brasileira Luiz Philippe de Orleans e Bragança é filiado ao PSL

O séquito bolsonarista já conta com uma figura “real”: Luiz Philippe de Orleans e Bragança, de 49 anos, é pré-candidato a deputado federal pelo PSL - partido que também irá lançar Jair Bolsonaro à Presidência da República. Além da candidatura, Philippe está cotado para presidir a Fundação do partido, que, por sugestão do próprio, deve se chamar José Bonifácio, figura histórica conhecida como o ‘Patriarca da Independência’.

Philippe é filho do príncipe D. Eudes de Orleans e Bragança e neto do chefe da Casa Imperial do Brasil, Luís Gastão de Orleans e Bragança. Cientista político e administrador de empresas, ele também foi o criador do Movimento Liberal Acorda Brasil - que esteve ao lado de MBL (Movimento Brasil Livre), Vem Pra Rua, Revoltados Online e outros grupos em manifestações pelo impeachment da então presidente Dilma Rousseff.

Há poucos meses, Philippe ainda era filiado ao partido Novo, mas se disse atraído pelo convite e discurso mais firme do PSL. “Não é um problema. Eu não pulei da direita para a esquerda. Eu passei da direita para a direita”, disse. 

Segundo o descendente da família real brasileira, o primeiro encontro com Bolsonaro aconteceu há dois anos, no gabinete do deputado em Brasília. Na ocasião, eles conversaram sobre a ideias que seriam apresentadas em seu livro "Por que o Brasil É Um País Atrasado?", lançado em 2017.

A tese central da obra de Philippe é a ideia de que o povo brasileiro não é soberano porque não possui mecanismos para limitar as ações do governo e da burocracia estatal. Entre os temas que teriam interessado Bolsonaro, e que estão no livro, está a descentralização do poder federal e a possibilidade de fortalecer os municípios.

Agora, no PSL, Philippe tem sido um interlocutor mais frequente do deputado. Anteontem, ele esteve ao lado do presidenciável em São Paulo, durante o evento em que o general Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira assumiu o Comando Militar do Sudeste, em substituição ao general João Camilo Pires de Campos - procurado pela reportagem, Bolsonaro não se manifestou sobre o a candidatura de Philippe. 

O candidato a deputado se define como um liberal na economia, conservador nos costumes e, claro, um monarquista. “Monarquia não é um modelo de governo, mas uma organização de Estado”, diz. Para ele, o modelo baseado nos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) está fadado ao fracasso. “Defendo a monarquia como um poder cívico. Não se trata de um poder absolutista”, disse. 

O herdeiro da família real ressalta que não defende a monarquia por interesses próprios. “Eu nunca seria rei ou imperador do Brasil. Meu pai abdicou desse direito antes mesmo de eu nascer”, disse. Em termos de realpolitik, Philippe defende o modelo de monarquia parlamentarista - que, segundo ele, deve ser atingida por meio de um referendo popular. “Mas o primeiro passo é o parlamentarismo”, afirmou.

Red; DN 


Russas CE - plantão policial

BEBERIBE/CE

PRISÃO POR TRÁFICO DE DROGAS

Por volta de 20 h, a equipe RAIO durante patrulhamento de rotina no bairro Morro Branco-Beberibe mais precisamente na rua Raimundo de Sousa Gomes avistou o indivíduo conhecido como FRANCISCO DIONÍSIO DE AQUINO MONTEIRO JÚNIOR 18 anos, no momento da abordagem foi encontrado com o mesmo três pedras de crack e a quantia de quinze reais e nas proximidades mais algumas pedras, logo em seguida a policia foi até a residência do mesmo e lá foi localizado a quantia de R$100.00 e sacos para embalar droga, no momento do deslocamento até a delegacia o indivíduo vomitou e em meio ao vômito foi localizado mais três pedrinhas de crack. Foi dado voz de prisão, e conduzido a delegacia municipal de Aracati sendo apresentado ao delegado plantonista para ser tomado as medidas cabíveis sendo. O indivíduo foi autuado no artigo 33 da lei de entorpecente. 

Blog;




LIMOEIRO DO NORTE/CE

ACHADO DE CADÁVER

Sábado 05/05/2018 por volta das 08 h 30 min, na localidade de Sítio Ingarana, zona rural de Limoeiro do Norte-CE, populares informaram que no interior de um matagal, foi encontrado uma ossada humana trajando blusa branca e short listrado branco e vermelho, sem nenhuma identificação. A composição compareceram ao local e tomaram as providências cabíveis, bem como a Perícia Forense. Populares não souberam informar da falta de nenhum popular nas proximidades.
Blog;




LIMOEIRO DO NORTE/CE

LESÃO CORPORAL A FACA

Por volta das 13 h 50 min, no bairro Antônio Holanda, zona periférica de Limoeiro do Norte-Ce, populares informaram que estava acontecendo uma bebedeira no interior de um bar, quando a pessoa conhecida apenas por SAMUEL começou a discutir com o Sr. FRANCISCO JOSIMAR DA SILVA , 27 anos, desocupado, residente em Jaguaruana-Ce, e em meio a discussão a pessoa de Samuel desferiu uma facada na região abdominal, sendo socorrido por populares ao hospital municipal de Limoeiro do Norte-Ce, que diante da gravidade das lesão o mesmo foi transferido para a cidade de Fortaleza-Ce. A composição compareceram ao local onde realizaram várias buscas no intuito de prender o acusado, mas sem êxito até o momento.

Blog;




LIMOEIRO DO NORTE/CE

T C O POR DESOBEDIÊNCIA, CONDUZIR MOTOCICLETA SEM C N H E COM DESCARGA ALTERADA

Ontem dia 05/05/2018, na CE 138, KM 162, próximo ao posto de Combustíveis da Terra, Alto Santo-Ce, por volta das 18 h 30 min, a composição  flagrou um indivíduo pilotando uma motocicleta com descarga alterada onde lhe foi dada voz de parada a qual foi desobedecida. Daí deu-se início a uma perseguição terminada em frente a Localidade de Jardim, a cerca de 2 KM, e teve como resultado a apreensão da motocicleta Honda CG 125 FAN de cor preta, ano 2007, de placa HXS-3703, de Alto Santo-CE, com restrição de retenção veicular conforme ART. 134/233/270 do CTB, com descarga em desconforme com a legislação a qual era conduzida por Antônio Matheus Silva Rodrigues, natural de Alto Santo, 21 anos, residente no Sítio Jardim, zona rural de Alto Santo. O veículo foi levado para a delegacia para serem tomadas as medidas cabíveis.

Blog;




TABULEIRO DO NORTE/CE

APREENSÃO DE VEÍCULO E DROGAS

Sábado dia 05/05/2018, por volta das 21 h, na CE que liga tabuleiro a Br-116, foi apreendida a motocicleta HONDA/BIZ 100, cor azul, ano/modelo 1999/2000, placa HXB-9231, a referida moto foi abordada e nela foi encontrada 08 papelotes de droga (maconha), na mesma estava as pessoas de RAIMUNDO LEONARDO DA SILVA, 20 anos, desocupado, residente em sitio barrinha, nesta urbe e o outro sendo a pessoa de ANDERSON FELIPE SANTIAGO ALVERNE,  o mesmo se encontrava sem os documentos, residente em sitio morros, Limoeiro do norte. No momento da abordagem foi verificado que as drogas na motocicleta não pertenciam aos dois indivíduos que estavam na moto e que  pertenciam a senhora de WALESSIA CHAVES DE LIMA, 22 anos, desocupada residente na Rua: Coronel Pio Gadelha, centro desta urbe, o policiamento se dirigiu a casa da pessoa de Walessia e, não a encontraram, a mesma ligou pra sua mãe e confirmou que a droga encontrada na moto era sua e que os indivíduos que estavam na moto na hora do fato de nada sabiam e que na segunda feira dia 07 de maio se apresentaria na delegacia. 

Blog;




LIMOEIRO DO NORTE/CE

LESÃO CORPORAL A FACA E HOMICÍDIO POR APEDREJAMENTO

Ontem dia 05/05/2018 (sábado), por volta das 23 h, populares informaram que no Bar do Amaral, na rua José Ferreira Sombra, bairro Luiz Alves de Freitas, zona periférica de Limoeiro do Norte-Ce, a pessoa de JOSÉ HÉLIO DA COSTA AZEVEDO,36 anos, natural de Limoeiro do Norte-Ce, casado, residente a rua Maria Carmelita, Luiz Alves de Freitas, Limoeiro do Norte-Ce, havia sido lesionada a faca na altura do peito pela pessoa de ANTÔNIO FRANCISCO FERREIRA DA SILVA, natural de Jaguaretama-Ce, residente no Bom Fim, zona rual de Limoeiro do Norte-Ce. Não foi informado o motivo da discussão entre as partes. Sabe-se que populares socorreram o Sr. JOSÉ HÉLIO DA COSTA AZEVEDO até o hospital municipal de Limoeiro do Norte-Ce, pela gravidade das lesões foi transferido a Fortaleza-Ce. Já por volta das 23 h 45 min fomos informado que o acusado de ter desferido a facada na vítima acima citado se encontrava nos cruzamentos da rua José Ferreira Sombra com Sabino Roberto, Limoeiro do Norte-Ce, caído com muito sangue sobre seu corpo e algumas pedras próximo ao mesmo. Os policiais foram até o local, e ao chegar constataram que o acusado já se encontrava sem vida. Foi perguntado aos populares quem teria entrado em luta corporal com o mesmo, mas ninguém informou nada. Foi acionada a perícia Forense que realizou os procedimentos cabíveis.

Blog;  


Prefeitos têm até o dia 16 de maio para enviar questionário sobre gestão municipal ao TCE


Os 184 prefeitos do Ceará devem encaminhar ao Tribunal de Contas do Estado do Ceará, até dia 16 de maio, questionário devidamente preenchido sobre as áreas de educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança de tecnologia da informação.
Os resultados serão consolidados pelo TCE Ceará e servirão para apurar o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) relativo ao ano de 2017. O levantamento pontua de zero a um cada uma das sete áreas. Nos anos de 2015 e 2016 a média cearense manteve-se em 0,54.
Os questionários foram enviados aos e-mails cadastrados pelos prefeitos no sistema SimWeb. Este ano, a validação das respostas será feita in loco ou por meio de documentação por analistas do Tribunal.
O trabalho, que está em sua terceira edição anual consecutiva, é realizado nacionalmente por meio de acordo de cooperação firmado entre o Instituto Rui Barbosa (IRB) e tribunais de contas do País. As informações servem de embasamento para ações que promovam o aprimoramento da gestão dos recursos públicos e o acompanhamento da efetiva execução de políticas públicas, tanto por parte dos gestores como também pelo Tribunal de Contas e pela sociedade.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Gerência de Avaliação de Políticas Públicas do TCE, pelo endereço iegm@tce.ce.gov.br ou telefone (85) 3218-6590.
https://www.tce.ce.gov.br/comunicacao/noticias/3098-links-para-questionarios-iegm-2018
O resultado das edições anteriores do IEGM pode ser conferido aqui:
http://iegm.irbcontas.org.br


Red; Roberto Moreira

Helicóptero que levava noiva para festa cai e deixa três feridos;


Foto

Noiva saiu ilesa, piloto, um fotógrafo e uma criança tiveram escoriações leves

Um helicóptero caiu em Vinhedo, no interior paulista, enquanto levava uma noiva para sua festa de casamento, no fim da tarde deste sábado, 5. A aeronave que levava três pessoas rodopiou no ar e caiu pouco antes de pousar na área externa de uma casa de eventos, onde os convidados a aguardavam. Segundo a Polícia Militar, só um dos ocupantes, o piloto da aeronave, teve escoriações. O resgate foi registrado às 17h36.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o helicóptero se incendiou após a queda, mas os ocupantes conseguiram escapar. A noiva, cujo nome não foi divulgado, não teve ferimentos. O piloto do helicóptero, assim como um fotógrafo e uma criança que estavam no local, tiveram ferimentos leves e foram socorridos pela ambulância da prefeitura local.

Há quase um ano e meio, no dia 4 de dezembro de 2016, quatro pessoas morreram na queda de um helicóptero que também levava uma noiva ao casamento, em São Lourenço da Serra, cidade do sudoeste da região metropolitana de São Paulo. As vítimas foram a noiva Rosemere Nascimento Silva, de 32 anos, o irmão dela, uma fotógrafa grávida e o piloto da aeronave.

Red; DN